sábado, 19 de setembro de 2015

Prefeitura inicia instalação da Zona Azul Digital no centro da cidade


A Prefeitura de São Roque iniciou nesta semana, os processos de instalação da “Zona Azul Digital”, no centro de São Roque. Após aprovação de projeto de Lei e realização de processo licitatório, a empresa responsável pela implantação, efetua no momento a pintura e divisão das vagas de estacionamento.



A “Zona Azul Digital” ou “Parquímetro Eletrônico” como também é conhecido o projeto, tem o objetivo, de delimitar automaticamente, o tempo de estacionamento de veículos em vias públicas sinalizadas. As operações serão realizadas, em base inviolável com tecnologia de ponta. Os aparelhos estarão à disposição dos motoristas, e funcionarão em duas formas, com a utilização de moedas ou com um dispositivo, semelhante a um bottom (que será vendido em diversos estabelecimentos da cidade), que poderá ser recarregado com créditos.

Ao estacionar, o motorista irá até o parquímetro, onde na sequência, digitará o número da vaga que estiver estacionado (o número estará pintado no chão), inserirá as moedas ou o bottom, e o tempo começará a ser cobrado. O tempo máximo é 120 minutos. Na próxima semana, a Prefeitura divulgará o nome das ruas que já estão sendo demarcadas. Os aparelhos serão instalados nas calçadas, ao lado dos estacionamentos. Como serão parafusados, não haverá quebra de calçadas. Funcionam com bateria e recarregam com a luz solar.

Funcionários da empresa contratada estarão disponíveis próximos aos estacionamentos para orientar o motorista. Se algum carro estiver na vaga da “Zona Zul”, sem o tempo determinado, ou que já tenha se esgotado o período, os agentes de transito serão acionados.
O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, já esteve na sede da Associação Comercial - ACIA, onde apresentou o novo sistema para os comerciantes, que por sua vez, aprovaram a iniciativa.

O objetivo, segundo a Prefeitura, não é lucratividade, e sim, a rotatividade das vagas, melhorando e disciplinando os motoristas em relação às vagas. Quem quiser conhecer melhor o aparelho, o departamento de Trânsito está com duas unidades à disposição na sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário