sábado, 19 de setembro de 2015

Departamento de Saúde inicia a segunda dose da vacinação contra HPV

 
A Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Saúde, informa que partir deste mês, meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra HPV, devem retornar a um posto de vacinação do município para receber a segunda dose. A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. A vacina contra HPV é indicada para adolescentes de 9 a 11 anos com três doses. Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Além do documento de identificação, o Ministério da Saúde recomenda que seja apresentado o cartão de vacinação.

Todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. Afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses.
Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu no grupo alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. Neste caso é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação da justificativa da vacinação.

É extremamente importante que as meninas já vacinadas retornem aos postos pois a imunidade só é garantida com a continuidade do esquema iniciado. Todos os postos da rede de saúde de São Roque estão abastecidos com a vacina e estão aptos para a vacinação, de segunda a sexta-feira das 7h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário