A Divisão de Desenvolvimento Rural da Prefeitura da Estância Turística de São Roque em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e do Centro de Insumos Estratégico em Agricultura Ecológica, irá realizar, no dia 03 de abril de 2018, dás 8.00 às 12 horas, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica, Av. 3 de Maio, 900, o “V Curso de Multiplicação de Trichodermas para Agricultura Orgânica”.
As palestras sobre o assunto serão proferidas pela Dra. Cleuza Maria Montovanello Lucon do Instituto Biológico e pelo Dr. Sebastião Wilson Trivelli da UPD AE/São Roque e versarão sobre os seguintes temas: Trichoderma:o que é e para que serve, Como utilizar corretamente o Trichoderma e Multiplicação do Trichoderma para a agricultura orgânica
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) reforçam os cuidados com o meio ambiente e a preocupação com o aumento da produção de alimentos mais saudáveis. Sem conhecer exatamente o que a Agenda 2030 da ONU reserva para a agricultura, mas cientes das dificuldades encontradas no controle químico de algumas doenças de culturas importantes faz com que nossos agricultores busquem novas tecnologias ecologicamente mais apropriadas e sustentáveis.
Dentre elas, a utilização de microrganismos no controle biológico de doenças de plantas tem se destacado, pois colabora diretamente para a redução do uso de agrotóxicos nos sistemas de cultivo convencional e integrado.
Fungos do gênero Trichoderma encontram-se entre os agentes de controle biológico mais estudados e empregados na produção agrícola mundial. Isto porque, além de possuírem grande potencial para melhorar a sanidade e o desenvolvimento de plantas, não são patogênicos ao homem e ao meio ambiente.
Embora nos últimos anos a disponibilidade de produtos comerciais à base de Trichoderma tenha aumentado no Brasil, alguns entraves como a falta de produtos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a carência de informações sobre esses agentes tem dificultado o crescimento deste novo e promissor mercado.
Portanto, este curso tem por objetivo fornecer informações detalhadas sobre Trichoderma, os diversos fatores que interferem no seu desempenho e suas formas de utilização nas lavouras, visando colaborar para a ampliação dos conhecimentos de todos os interessados. Para os sistemas de produção orgânico, a legislação vigente permite que o produtor orgânico multiplique microrganismos para uso próprio. Isto posto, o curso tem por objetivo também ensinar a multiplicação do Trichoderma pelos agricultores orgânicos.
PROGRAMAÇÃO
Curso: "V Curso de Multiplicação de Trichodermas para Agricultura Orgânica”
Data: 03 de abril de 2018
Palestrantes: Dra Cleusa Maria Mantovanello Lucon – Instituto Biológico
Dr Sebastião Wilson Tivelli – UPD AE/São Roque
Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica, Av. 3 de Maio, 900
Nenhum comentário:
Postar um comentário