quinta-feira, 15 de março de 2018

Departamento de Saúde implantará Ambulatório de Saúde Mental Infantil em São Roque


O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com o Departamento de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, através do serviço de Saúde Mental, realizou na terça-feira (06), a primeira reunião articulada com membros do Departamento de Educação.

O evento que aconteceu no CECT Brasital, contou com a participação de diretores das unidades escolares e também gestores do Departamento de Educação.

O médico psiquiatra, Dr. Rodrigo Vidovix Rocha Duran, especialista em psiquiatria da infância e adolescência, proferiu uma palestra sobre a “História e Evolução da Psiquiatria na Infância e Adolescência.

Essa primeira reunião foi a realização de um projeto antigo que tem como foco principal a criação do Ambulatório de Saúde Mental Infantil no município. Como enfoque primordial o Serviço foca nas ações preventivas dos cuidados da criança e do adolescente, por esta razão a necessidade da integração de Saúde Mental e Educação. Além disso, outro fator que comprova a necessidade do serviço é o aumento exponencial da demanda infantil nesta área.

Hoje a equipe de Saúde Mental Infantil conta com uma equipe de 1 psiquiatra, 1 assistente social e 1 psicóloga para criança. Porém, há intenção de adequar a equipe contratando mais um psicólogo da infância e um Terapeuta Ocupacional.

Os atendimentos para essa demanda serão realizados no Ambulatório de Saúde Mental, sito à Ladeira Alfredo Salvetti, 91 – Centro – São Roque – Tel.: 4712-2864. Porém, há necessidade de encaminhamentos médicos das Unidades Básicas de Saúde de referência dos usuários.

Com essa integração entre Departamento da Saúde e Educação, a expectativa é que reuniões com esse escopo, possam planejar ações conjuntas no sentido de prestar assistência integral aos cidadãos que necessitam desse tipo de cuidado, bem como, amenizar e resolver problemas psicossociais nas escolas da rede municipal de ensino e com isso favorecer o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário