quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Prefeitura de São Roque aderiu aos programas “Pró Município” e “E-Muove”


O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, lançou nesta terça-feira (06/02), na sede da Pasta, o portal www.plataformadosmunicipios.com.br , que conta com duas plataformas: a “Pró Municípios” desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a “E-Muove”. Os sistemas oferecem informações, indicadores, atendimentos e diversas tecnologias voltadas ao apoio, planejamento e gestão de políticas públicas das cidades.

O prefeito Claudio Góes esteve presente, acompanhado do Diretor de Informática, Isaias Gomes e do Diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcio Feltrin para assinatura do termo de adesão aos programas “Pró Municípios” e “E-Muove”.

O objetivo do “Pró Municipios” é transferir o conhecimento dos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aos gestores municipais, de modo descomplicado, além de capacitar equipes em diversos temas, apoiar iniciativas de planejamento, gestão e execução de políticas públicas, nas decisões ligadas às compras e licitações.

Nesta primeira etapa, a SDECTI contratou o IPT para prestação de serviços, por meio da ”Pró Municípios”, a um grupo piloto de 100 cidades que serão beneficiadas pelos programas.

A “E-Muove” será oferecida aos 645 municípios paulistas gratuitamente, no período de um ano. A plataforma desenvolvida pela Muove Brasil é uma ferramenta de inteligência que auxilia gestores públicos e técnicos na promoção do desenvolvimento econômico sustentável de suas cidades. Com a junção entre o conhecimento de especialistas em administração pública e a alta tecnologia em análise de dados, a plataforma ajuda o gestor na maximização de arrecadação, otimização de despesas e na qualificação da implementação de políticas públicas. O sistema permite ainda que os usuários tenham acesso a diversas informações que irão auxiliá-los na identificação de ineficiências relacionadas à educação, saúde e finanças públicas, além de indicadores institucionais e demográficos.

De acordo com França, as plataformas serão grandes aliadas no processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Administrar as cidades com recursos enxutos não é uma tarefa simples. Nossa meta é oferecer ao gestor o suporte necessário para a tomada de decisões que contribuam com as políticas públicas, e dessa forma, melhorar a qualidade de vida da população. O novo portal disponibilizará, além de informações, o suporte técnico do IPT, que conta com os melhores profissionais do Brasil, e capacitações para a elaboração de ações bem-sucedidas”, ressalta.