quinta-feira, 30 de março de 2017

Prefeitura renegocia contratos visando reduzir despesas


A Prefeitura de São Roque promove desde o mês de janeiro deste ano a renegociação de inúmeros contratos com os prestadores dos serviços.
Segundo o Diretor de Administração, Eduardo Vieira Domingues, as ações integram um conjunto de medidas que estão sendo tomadas visando a redução de gastos, sem abrir mão da qualidade nos serviços prestados.

“Entre os serviços que negociamos estão a cesta básica, que terá redução de R$75 mil reais por mês, em relação ao contrato que já estava vigente. Também reduzimos os valores no monitoramento das escolas, que teve diminuição de 40% nos gastos ”, destaca.

Os gastos com a coleta de lixo também sofreram grande redução nos valores. “Nos últimos anos chegou-se a pagar mais de R$ 1 milhão por mês no serviço de limpeza urbana. Reduzimos este valor para R$ 650 mil mensais, economia de R$ 350 mil. Serão economizados R$ 4,2 milhões por ano”, explica Vieira.

Outro item reavaliado é a locação dos veículos. Segundo a Prefeitura a maioria dos carros já foi devolvida. “Ficaram somente aqueles que fazem parte do contrato em vigor e que são essenciais, em razão do sucateamento da frota promovida pela gestão anterior. A partir de ações de melhoria na gestão dos gastos com veículos locados, passamos a economizar cerca de R$ 60 mil por mês. Apenas a título de comparação, com os valores dos alugueis firmados pela administração anterior, daria para comprar cinco veículos populares por mês”.

A manutenção do sistema de iluminação pública é outro item que terá redução significativa. “Dos R$180 mil mensais que eram pagos no contrato que se encerrou, a Prefeitura deverá pagar agora R$ 97 mil/mês, já com todo o material incluído. Teremos uma economia mensal de R$ 80 mil e, consequente, R$ 960 mil por ano”, conta Vieira.

O diretor continua. “A Prefeitura poderia renovar o contrato, porém, realizando uma pesquisa no mercado, verificou-se que o preço estava acima do praticado no mercado. Diante disso, resolvemos contratar uma nova empresa. A medida foi tomada em razão da essencialidade do serviço e para reduzir os gastos da administração pública. Em paralelo já estamos elaborando um processo licitatório para uma contratação em definitivo”.

Segundo o governo municipal, tais reduções são o resultado da política de enxugamento dos custos adotada pela atual administração, e surgem após um estudo aprofundado para estabelecer metas de economia no consumo na máquina pública.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura da Estância Turística de São Roque


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