terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Mutirão imuniza mais de 7000 pessoas contra a febre amarela no fim de semana


Sete mil e sessenta e três pessoas foram vacinadas contra a febre amarela durante um mutirão que aconteceu no último final de semana em São Roque.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, é feita em parceria com a Prefeitura de São Roque, e foi realizada visando garantir a imunização da população residente e flutuante nos bairros do Carmo e Caetê, próximos do local onde um macaco morreu por conta da doença.


Durante o fim de semana, 10 postos de vacinação funcionaram em esquema de plantão de 8h às 17h. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, a prefeitura havia recebido cerca de 10 mil doses da vacina.

Ainda de acordo com o Departamento de Saúde, serão aguardadas novas orientações da Secretaria da Saúde sobre o planejamento de futuras ações de imunização.

Mais cedo, no dia 19 de fevereiro, outro macaco foi encontrado morto na região. O animal foi recolhido pelo Departamento de Saúde e encaminhado para exames, onde constatou-se que o primata morreu por complicações em ferimentos, sem nenhuma ligação do motivo da morte com a febre amarela.

O exame em macacos encontrados mortos é rotineiro, pois esses animais são sinalizadores de doenças que podem atingir o ser humano.

Balanço

Em 2017, há dois óbitos por febre amarela silvestre autóctone confirmados no Estado de São Paulo. No decorrer das últimas três semanas, não horiauve novos óbitos confirmados por transmissão da doença no estado.

Há cinco mortes confirmadas que são importadas, ou seja, as infecções ocorreram fora de São Paulo, todas em Minas Gerais (com notificações em Santana do Parnaíba, três na capital e uma em Paulínia). Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura da Estância Turística de São Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário