quinta-feira, 9 de abril de 2015

Centro de Zoonoses: Esclarecimentos de dúvidas sobre a dengue


A proposta deste texto é esclarecer mais sobre a dengue baseado em dúvidas de palestras:

Após cinco a oito dias da picada do mosquito aparecem os primeiros sintomas. Na maioria dos casos alegam febre abrupta, dor no corpo (dor intensa), dor de cabeça e mal estar.

Constatados os sintomas, o cidadão deve se dirigir a um posto de saúde para atendimento e notificação sobre o caso ao Serviço de Controle de Zoonoses.

No atendimento no posto se executa a prova do laço, que consiste em observar se a pessoa está com fragilidade capilar, que consiste em formação de petéquias (pontos de sangue) na pele.

Um segundo exame, NS1, que é realizado com uma gota de sangue, indica se existe vírus circulantes no sangue. Este, quando positivo, indica contágio da dengue. Este exame é feito entre o terceiro e quinto dia do início dos sintomas, e o resultado é imediato.

Por último, temos um exame sorológico confirmatório, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz em Sorocaba - SP, que o paciente faz a partir do sétimo dia do início dos sintomas. O resultado pode demorar de torno de quatro dias a algumas semanas, dependemos da disponibilidade do laboratório.
O resultado deste é definitivo.

Ao receber a notificação, o Serviço de Controle de Zoonoses vai até a casa do cidadão com suspeita de dengue e realiza um trabalho chamado de bloqueio. Este trabalho consiste em procurar criadouros para exterminá-los, orientar o cidadão a ficar em casa para a doença não se espalhar e para que elimine todos os mosquitos que estão na residência, além do uso de repelentes em si mesmo e na família, para que o mosquito não pique o infectado e transmita a doença para as pessoas de seu convívio. Por último, a equipe do Serviço de Controle de Zoonoses, alerta para que aos primeiros sintomas de qualquer outra pessoa, esta se dirija ao posto de saúde o mais rápido possível. Todo este trabalho se faz também nas casas ao em um raio de 100mts do ponto onde está o infectado.

O infectado deve ficar recluso durante o eríodo de convalescença para que a transmissão da doença seja interrompida. Caso o infectado, enquanto estiver doente, seja picado por um mosquito que ainda não tenha o vírus, este mosquito, após oito dias, passa a transmitir dengue. O inseto poderá picar até trinta pessoas em um mesmo dia, contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento do ciclo da doença.

Mais Informações no S C Zoonoses Tel. 47848551

Nenhum comentário:

Postar um comentário