terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Saiba mais sobre a EMPLASA



APRESENTAÇÃO

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano – Emplasa, e em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, está realizando projeto dedicado à elaboração de diagnósticos e à identificação dos principais fatores que têm influência sobre o processo de desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, levando em conta suas dinâmicas sociais, econômicas e ambientais.

Vale lembrar que a institucionalização da Região Metropolitana de Sorocaba deu-se recentemente, através da Lei Complementar no 1.241, de 08 de maio de 2014. A partir desse momento, esse território passou a contar com importante instrumento para planejamento e articulação, que contribuirá de maneira decisiva para o desenvolvimento regional e urbano, através de ações compartilhadas e da promoção das funções de interesse comum.

Nesse contexto, os esforços empreendidos tem por objetivo a identificação de elementos de referência regional quanto ao desenvolvimento econômico, social e cultural, visando favorecer escolhas quanto a uma visão de futuro compartilhada pelos diversos atores e sujeitos sociais. De forma ampla, entende-se que o resultado do desenvolvimento é influenciado pelo comportamento dos atores e sujeitos que, a partir de suas relações históricas, sociais e culturais conformam a realidade regional.

Com o objetivo de abranger a diversidade de entendimentos e de características existentes nos diversos municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, está sendo conduzido o presente processo de consulta pública para que os diversos atores sociais possam opinar a respeito das potencialidades, impulsionadores, barreiras e oportunidades identificados

Nenhum comentário:

Postar um comentário