quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Esclarecimento / Departamento de Saúde

Temos recebido várias ligações ao longo dos últimos três dias questionando sobre a ocorrência de 2 casos de meningite em nossa cidade. A informação sobre os casos foi veiculada pelo Jornal O Democrata através de seu perfil no Facebook, e atribuía à Diretoria de Saúde a confirmação das informações. Tal veiculação tem gerado pânico na população, que assustada com os dados apresentados tem procurado aos serviços de saúde com a perspectiva da ocorrência de um surto de meningite na cidade.

Em primeiro lugar, cabe-se informar que não houve caso de meningite confirmado em nossa cidade nos últimos dias. O que houve, de fato, foi a notificação de dois casos SUSPEITOS, mas que brevemente foram descartados através de exames clínicos e laboratoriais. Outro fato importante a se esclarecer é que a informação veiculada em momento algum foi cedida pela Diretoria de Saúde ou pela Vigilância Epidemiológica (órgão competente para análise da ocorrência de doenças em nosso município), sendo portanto, informação inadequadamente veiculada por não considerar fonte fiel de dados.

Se tivermos a ocorrência de casos de quaisquer doenças que comprometam o bem-estar coletivo, é de interesse imediato desta Diretoria que a informação seja veiculada, de modo a permitir a tomada de medidas de controle e prevenção, e para tanto, disponibilizamo-nos para esclarecimentos sobre quaisquer situações que os meios de comunicação desejem veicular.  Pedimos cautela e responsabilidade na veiculação equivocada de uma informação de tamanha importância devido ao potencial de pânico e os transtornos que tal ato pode gerar à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário