quinta-feira, 22 de maio de 2014

Campanha Municipal para castração gatuita de cães e gatos


Prefeitura de São Roque inicia campanha de castração gratuita de cães e gatos

Estão abertas as inscrições no Serviço de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São Roque para a campanha de castração gratuita de cães e gatos. Para fazer a inscrição, basta comparecer ao local com documentos de identificação, comprovantes de renda e residência. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4784-8551. O CCZ fica no interior do Paço Municipal, na Rua São Paulo, 966 – Taboão.




Castrar ou não castrar o bichinho?
A castração é um procedimento de retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas e não se limita apenas na conseqüência do controle populacional. A cirurgia evita também que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território. “Nas cadelas não castradas, a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio, a incidência cai para 0,5%. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama. Não há limite de idade para que um animal possa ser castrado. Os donos que temem pela vida de seus animais dentro de um centro cirúrgico, podem ficar tranqüilos, o procedimento nas fêmeas é feito com apenas um pequeno corte no abdômen e nos machos é mais superficial, pois não invade a cavidade abdominal. No primeiro dia, eles podem ficar mais abatidos, mas depois já mostram a mesma disposição. A recuperação é boa e, em sete dias, os pontos podem ser retirados”, destaca a Chefe do Controle de Zoonoses, Fernanda Beda.
Momento certo: Para que a prevenção ao câncer seja maior, o ideal é que a castração seja feita antes da maturação sexual dos pets:
Cães: Machos – antes dos oito meses de vida (raças de pequeno porte); antes de 12 ou 14 meses (raças de grande porte); Fêmeas – antes dos seis meses de vida.
Gatos: Machos – antes dos oito meses de vida; Fêmeas – antes dos seis meses de vida.
Observação: Uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada seis meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.
Castrar é um ato de amor, pois além de evitar que os filhotes sejam abandonados e sofram maus tratos, evita também o aparecimento de diversas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário