segunda-feira, 1 de junho de 2015

Projeto “Horta Orgânica na Escola” é realizado em escolas de São Roque

O projeto “Horta Orgânica na Escola” vem fazendo sucesso entre os alunos e comunidade da escola EMEIF(R) Professora Rutte Rodrigues de Carvalho, no bairro Mirim, em São Roque.

Coordenado de forma voluntária pelo chefe da Guarda Municipal da Prefeitura de São Roque, Lourival Rosa, o projeto é desenvolvido por cinco alunos, que cuidam da horta sob sua supervisão, e repassam o aprendizado, como multiplicadores de conhecimento, para seus amigos em sala de aula.

Os alunos aprendem noções de plantio orgânico, como cultivar e cuidar da horta, além de estudarem o oxigênio, fotossíntese, ecologia, redução de consumo, sustentabilidade, e outros temas ligados ao meio ambiente.

Iniciado em setembro de 2014 na escola EMEF Maria José Schoenacker, do bairro Guaçu, o projeto que segue agora em atividade na escola do bairro Mirim, já chegou a produzir mais de cem pés de alface, e vários outros tipos de legumes e hortaliças como jiló, berinjela, quiabo, cebolinha, couve, entre outros. Tudo que é produzido é consumido pelos próprios alunos, complementando na merenda escolar ou distribuído na comunidade.

Lourival Rosa comenta que os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver temas sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde, além de proporcionar um momento de sair da sala e fazer uma aula prática. “O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, os professores tem um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas com os alunos, além de incentivar a sustentabilidade e a preservação da natureza.”- diz.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa apoia o projeto e ressalta a importância de iniciativas como estas nas escolas: “A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável e também pela conscientização a preservação do meio ambiente, este projeto é de grande importância para a educação de nossos alunos e serve como ótimo exemplo para as demais escolas do nosso município.” – afirma.

Ao final de cada colheita, onde se encerra o ciclo, os alunos passam o conhecimento para seus colegas, que irão reiniciar e dar continuidade ao projeto na escola e o coordenador Lorival Rosa, inicia o projeto em uma nova escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário