segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Depto de Saúde intensifica ações na Prevenção e Combate a AIDS nesta semana


O município de São Roque é considerado um dos municípios pioneiros no desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e controle de HIV.

Ao longo do ano, diversas ações movimentaram a rede básica de saúde, como: a oferta de exames de HIV, Sífilis, Hepatites B e C em todos os postos da cidade, além de palestras e demonstrações sob demanda de escolas e empresas, bem como, o atendimento integral para os usuários que convivem com HIV ou DST. Houve ainda vacinação, e, distribuição de insumos como preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

A Prefeitura de São Roque em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, nos dois últimos anos conseguiu implantar uma tecnologia da testagem rápida para as doenças mencionadas acima, o que possibilita a realização de testes com custos otimizados, além da divulgação dos resultados em cerca de 20 minutos.

Mais ações:

Visando ampliar o diagnóstico das DST / AIDS, o departamento de Saúde disponibiliza testagem rápida para HIV/Sifilis/Hepatites B e C em todos os postos de saúde desde de dezembro de 2014, e, entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro haverá intensificação destas ações com testagem de grupos de maior exposição, além da distribuição de insumos e orientações acerca da prevenção de DST / AIDS e práticas sexuais seguras ao longo do ano. Estas ações, marcam também, a celebração do Dia Municipal de Prevenção e Combate à AIDS, conforme lei nº 3744, de autoria do vereador Rafael Marreiro. Quanto mais cedo essas doenças forem detectadas, maiores serão as possibilidades de tratamento e qualidade de vida as pessoas que convivem com HIV / AIDS.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, destaca a importância desta ação realizada na rede municipal de saúde. “Com certeza a Prefeitura vem fazendo o seu papel, orientando, explicando e mostrando para as pessoas a importância da prevenção a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis. Todos os postos estarão realizando testes rápidos, além de oferecer total suporte aos cidadãos. Desde já, parabenizo toda a equipe envolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário