domingo, 31 de agosto de 2014

Dengue ainda preocupa em São Roque e Prefeitura pede a colaboração da população


A Prefeitura de São Roque, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, solicita a todos os moradores que, durante o dia não se encontrem em casa, que agendem uma visita dos agentes controladores de vetores, pois estudos apontam que, mesmo com todo apelo junto à mídia, ainda é muito grande o número de residências fechadas. Este problema pode acarretar uma baixa eficiência no controle das doenças dengue e shikungunya. “Novamente pedimos a urgente colaboração de todos. Só assim teremos um controle mais produtivo. Parabenizo toda a equipe que vem atuando na rua, buscando conscientizar as pessoas a protegerem nossa cidade. O trabalho é contínuo e imprescindível para a comunidade”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.

A visita dos agentes, além de ser um controle da multiplicação dos insetos, é também uma oportunidade de os moradores terem informações sobre os cuidados a serem sempre seguidos. O shikungunya é um novo vírus transmitido pelo Aedes albopictus e entrou em nosso meio por meio dos militares que foram para o Haiti e pela imigração dos haitianos e que, por ser da mesma espécie do Aedes aegypty, tem o mesmos hábitos reprodutivos.

A doença causada pelo vírus shikungunya no princípio é semelhante ao da dengue: febre, fadiga, dor de cabeça e náusea, com as dores musculares e articulares se situando com mais freqüência nas mãos e nos pés. Os contatos com o Serviço de Controle de Zoonoses são: zoonoses@saoroque.sp.gov.br / (11) 4784-8551.

Nenhum comentário:

Postar um comentário