segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Departamento de Saúde realiza a 10ª Campanha Estadual Fique Sabendo

A população de São Roque poderá realizar testes para detecção de aids, sífilis e hepatites b e c por meio da 10ª Campanha Estadual Fique Sabendo, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento de Saúde da Prefeitura que neste ano ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro, em todos os postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O fim da ação no município ocorre justamente no Dia Mundial de Luta contra a Aids, data que reforça a conscientização das pessoas em relação à doença. 

A campanha terá sua intensificação no próximo sábado (25), quando equipes de todas as unidades básicas de saúde estarão visitando as clinicas de recuperação de dependentes químicos para realização dos referidos testes.

O objetivo da Fique Sabendo é detectar precocemente os casos de HIV e sífilis, enfrentar a epidemia e reduzir o diagnóstico tardio, além de estimular a população a realizar os testes, principalmente as pessoas que têm vida sexual ativa ou que pertencem aos grupos mais atingidos pela doença.

De acordo com a Chefe da Divisão de Saúde, Daniela Groke, o público-alvo é formado por jovens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo. Os testes são gratuitos, sigilosos, não requerem jejum e podem ser feitos em todos os postos de Saúde e UBSs do município.

A prevenção contra as duas doenças é feita com o uso de preservativos que existem em grandes quantidades, tanto feminino quanto masculino, em todas as unidades e postos de Saúde de São Roque e o não compartilhamento de agulhas e seringas. A aids não tem cura e seu controle é feito com medicamentos antirretrovirais prescritos somente pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário