terça-feira, 2 de abril de 2019

Vigilância Sanitária de São Roque determina interdição temporária da Unidade de Hemodiálise, por suspeita de infecção


A Vigilância Sanitária (VISA) do Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque determinou a interdição cautelar temporária da Unidade de Hemodiálise do Município, por suspeita de contaminação. O auto de interdição foi emitido na tarde desta terça-feira (02), ao Centro Médico e Nefrológico (CENEME), OSCIP que gerencia a Unidade. 

Com isso, os 52 pacientes renais crônicos, moradores de São Roque, que se tratam na Unidade serão conduzidos aos centros de atendimentos da região, até a desinterdição. A Prefeitura vai garantir o transporte. Outros municípios que utilizam os serviços da Unidade também já foram notificados para adoção das providências.

De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Francisco Cruz, a situação foi levada aos grupos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica (GVS/GVE – Sorocaba) para a realização de uma inspeção local, a fim de chegar à identificação dos riscos. A Prefeitura de São Roque, por meio da VISA, também conduzirá uma investigação interna para apurar responsabilidades e providências a serem adotadas.

“A Vigilância Sanitária só vai autorizar o retorno dos serviços quando tivermos 100% de segurança que todos os procedimentos foram adotados e descartarmos qualquer risco aos pacientes”, afirma o chefe da VISA. 

Gestão da Hemodiálise em São Roque 

A Hemodiálise é oferecida pelo SUS e administrado pela OSCIP CEMENE (Centro Médico e Nefrológico). Cabe à Prefeitura, por meio dos mecanismos de saúde, acompanhar e fiscalizar os serviços. “Portanto essa medida de interditar o local tem o fim de garantir que todos os protocolos de prevenção e controle de infecções e de segurança do paciente sejam rigorosamente cumpridos”, afirma Daniela Groke, diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário