domingo, 7 de abril de 2019

Vereador Alexandre Pierroni participa de Congresso de Saúde com ênfase em ações do SUS


O vereador Alexandre Pierroni participou, de 27 a 29 de março, do 33° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Águas de Lindóia/SP, como membro da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de São Roque, para conhecer experiências de outros municípios e adquirir mais conhecimentos na área da saúde.


Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP, o Congresso, que é o maior evento do país no segmento com a participação de representantes dos 645 municípios paulistas, e como tema “Saúde e Democracia: consolidação e financiamento do SUS”, uma vez que com as mudanças recentes no Ministério da Saúde, Departamento da 

Atenção Básica e Secretaria Estadual da Saúde
“É de suma importância aos envolvidos na gestão da saúde nos municípios conhecerem a fundo as mudanças para poderem discutir com os gestores estaduais e federais quais as prioridades e as necessidades da Atenção Básica devem ser implantadas e como devem ser realizadas para que se obtenha melhores resultados”, explica o vereador.
Simultaneamente ao Congresso, aconteceu a 16ª Mostra de Experiências 

Exitosas nos Municípios onde foram apresentados trabalhos ligados ao SUS já realizados pelos municípios e com resultados positivos às populações impactadas, vencendo as barreiras impostas pela diminuição de repasses com criatividade e ações inovadoras.

“A Comissão Organizadora promoveu debates, reflexões e apresentações que permitiram troca de experiências, diálogo e comunicação entre os 645 municípios paulistas e pude ter contato e acesso às práticas mais modernas e aos temas mais relevantes na área, afinal queremos que os atendimentos de saúde à população melhorem e para isso é importante ter conhecimentos para agir e atingir este objetivo”, explica Alexandre Pierroni.

Entre tantas outras experiências de sucesso que teve conhecimento, o vereador 
destaca a vacinação de turistas em hotéis para evitar contaminação por febre amarela e outras doenças endêmicas; ações de conscientização sobre a importância de exames na prevenção de próstata ao longo de um campeonato municipal de futebol; ações de conscientização da importância da higiene bucal desde a primeira infância dentro das creches e escolas, e junto aos pais em oficinas terapêuticas, com resultado positivo na diminuição de cáries em bebês e crianças.

“Em meio a tantos exemplos que demonstram que o SUS dá certo, certamente vi que muitas delas que podem ser colocadas em prática no município. Não podemos nos acomodar com a situação difícil que o SUS enfrenta, porque ele foi criado para oferecer saúde para todos, seguindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade, ou seja, tratar todos iguais, com eficiência e eficácia. A saúde pública clama pelo apoio da população e de seus gestores nas três esferas governamentais para ser fortalecida”, finaliza o vereador Alexandre Pierroni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário