domingo, 17 de dezembro de 2017

Seguindo programa de prevenção de mortes no trânsito do Detran, Prefeitura está instalando radares visando diminuir número de acidentes São Roque


A partir da última segunda-feira (11), com o objetivo de reduzir o número de acidentes no trânsito, a Prefeitura da Estância Turística de São Roque, através da Divisão de Trânsito, começou a instalar seis radares fixos com o objetivo de coibir o excesso de velocidade e diminuir os índices de mortes no trânsito, que cresceram mais de 400% de 2016 para 2017, segundo estatísticas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Em 2016, foram 8 mortes decorrentes de acidentes no trânsito de São Roque. Já em 2017, até o mês de outubro, foram 25 óbitos, em acidentes de trânsito no município, sendo 11 em vias urbanas e 14 nas rodovias Castelo Branco, Livio Tagliassachi, Quintino de Lima, Raposo Tavares e Renê Benedito da Silva.

Os equipamentos estão sendo colocados nos seguintes locais:
– Avenida Bandeirantes nos dois sentidos com limite de velocidade de 50 km/h;

– Avenida Varanguera, sentido bairro centro com limite de velocidade de 50 km/h e no sentido centro bairro próximo ao portal com limite de velocidade de 40 km/h;

– Rua São Paulo, próximo a entrada para o Jardim Renê com limite velocidade de 50 km/h;

- Avenida Bernardino de Lucca, sentido Rodovia Raposo Tavares com limite de velocidade de 50 km/h.

De acordo com o Chefe da Divisão de Trânsito, Vanderlei Paschoal, as ações de fiscalização da Prefeitura são embasadas nos índices de acidentes. “Nosso objetivo é evitar acidentes, inclusive graves e fatais, pois os números cresceram em mais de 400% neste em relação ao ano de 2016”.

No ano de 2015, São Roque foi selecionada com mais 14 cidades pelo Governo do Estado de São Paulo, para o programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com o intuito de receber investimentos que visam a segurança nas vias e redução dos índices de mortes no trânsito, inclusive os parâmetros difundidos pelo Movimento seguem padrões estabelecidos pela ONU.

Em março de 2016, foi assinado o convênio 023/2016, entre o Detran/SP e a Prefeitura da Estância Turística de São Roque que destinou recursos da ordem de R$ 534.000,00, em duas parcelas para a implantação das ações e caso o programa não fosse implantado a prefeitura teria que devolver os recursos.

A primeira etapa do programa contemplou a sinalização horizontal e a implantação de lombo faixas que atenderam problemas pontuais.

A segunda etapa visa a instalação dos radares, campanhas educativas, painéis de mensagens variáveis e sinalização horizontal.

Para o prefeito Claudio Góes, “a Prefeitura está trabalhando com o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres, pensando também na educação no trânsito, e inclusive, está aderindo a ações e campanhas com esse intuito. Como exemplo, a campanha da Semana Nacional do Trânsito, que visou chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”.

Os radares que estão sendo instalados entrarão em operação, possivelmente na 2ª. quinzena de janeiro, pois a Divisão de Trânsito da Prefeitura precisa receber a homologação do Inmetro, implantar a sinalização e realizar um período de testes de funcionamento, onde os motoristas serão orientados com antecedência sobre o novo sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário