quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Campanha de Vacinação contra febre-amarela é intensificada em São Roque


A medida, promovida pelo Departamento de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Serviço de Zoonoses, tem por finalidade garantir a imunização da população residente e flutuante de toda cidade.

Neste ano em nossa cidade foram notificados e recolhidos 22 macacos e 13 resultaram positivos para a doença, 1 em fevereiro no bairro do Carmo, 1 em novembro no km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares e 11 em dezembro, sendo 3 no Alto da Serra, 5 em Maylasky, 1 em Canguera, 1 na Campininha e 1 no Goianã. Dos restantes 7 deram negativo e 2 aguardam resultados.

Portanto, nesta quinta e sexta-feira todos os postos de saúde de São Roque estarão vacinando a população das 7 às 16 horas. E de segunda-feira, 11/12, até sexta-feira, 15/12, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando das 7 às 19 horas visando imunizar a população do município contra a febre amarela.

A campanha será estendida a todos os postos, pois mesmo não havendo primatas não humanos com resultado positivo para febre amarela fora dos locais citados acima, essa ação contempla um raio de 5 km, o que acaba abrangendo todo o centro e demais áreas da cidade. Já o horário estendido de funcionamento das unidades de saúde, a partir de 11/12, é para que toda população possa ter a oportunidade de receber a vacina, pois das 16 às 19 horas muitos já estão fora do horário de expediente.

É importante frisar que a ação que será desenvolvida a partir de amanhã, 07/12, tem caráter preventivo já que em São Roque, não foi detectado nenhum caso de febre amarela em humanos.

Não há motivo para pânico, pois nossa cidade dispõe de 50000 doses da vacina para esta ação emergencial e levando-se em consideração as 38000 pessoas imunizadas neste ano, o volume disponível é suficiente para proteger toda população da cidade.

A vacina que agora é dose única, é recomendada para pessoas de 09 meses a 60 anos de idade. Os moradores com mais de 60 anos só poderão tomar a dose segundo prescrição médica.

É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação para as anotações que poderão ser utilizadas posteriormente para a emissão da carteira internacional de vacina, porém quem não tem a carteira poderá receber a dose da vacina normalmente.

A imunização não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Relação das Unidades Básicas de Saúde de São Roque:
CSII – 6- São João Novo
Unidade Central 7- Villágio Emília
Vila Nova 8- Maylasky
Saboó 9- Canguera
Carmo 10- Goianã

Nenhum comentário:

Postar um comentário