quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
Atribuição de aulas da Rede Municipal de Educação ocorre de forma ordenada e transparente
Setecentos e oitenta e cinco professores da rede municipal de ensino de São Roque participaram do processo de atribuição de aulas, no qual foi definida a composição de carga horária de trabalho dos docentes. Do quadro geral de 51 unidades escolares, neste ano, estes professores que compõem as diversas unidades de Educação Infantil (235 professores), de Ensino Fundamental I – 1º. ao 5º. ano (267 professores) e de Ensino Fundamental II – 6º. ao 9º. ano (283 professores) participaram das escolhas de atribuição de classes e/ou aulas durante nove dias decorridos de 12 a 20 de dezembro.
O processo de atribuição de aulas é um procedimento adotado em todas as cidades e nos estados, pois os professores concursados e efetivos da rede municipal e estadual tem diversos tipos de jornadas de trabalho semanais (em São Roque quatro tipos), diferente dos demais funcionários públicos que têm de cumprir quarenta horas semanais.
Para efetivar esse trabalho, o Departamento de Educação planejou a demanda escolar relativa ao número de alunos, as classes e aulas, assim como a organização desses elementos para serem apresentados de maneira mais eficiente. De acordo com o Diretor do Departamento de Educação Professor José Weber Freire Macedo este quadro exigiu, neste ano, uma avaliação rigorosa por parte da equipe do departamento, numa perspectiva de aprimoramento do processo de atribuição e solução de problemas anteriormente observados.
Algumas medidas foram adotadas visando uma melhoria dos procedimentos. Primeiro, a portaria que orienta o processo de atribuição estabeleceu determinações mais adequadas quanto as constituições de jornada, carga suplementares, e demais disposições. Segundo, um software foi criado pelo setor de informática do departamento. Este programa permitiu uma adequada transparência dos dados com informações de todas as aulas e disciplinas, nas diversas unidades escolares, possibilitando o acompanhamento on-line das sequências de saldos conforme o processo se desenvolvia. Terceiro, uma adequada logística foi estabelecida com locais de atendimento, horários com divisões de categorias e disciplinas, e principalmente um corpo de secretárias, diretores, coordenadores e supervisores no suporte a todo o trabalho.
De acordo com a manifestação de alguns diretores o processo de atribuição transcorreu de forma “clara e tranquila” sendo que o “sistema de atribuição informatizada veio para os gestores, pois responde a um pedido antigo dos professores quanto a transparência”, conforme depoimento da diretora Silvia Schumacker da CMEI Ruth Zavarize e da EMEI Rosa Bassi Dias. A diretora Laís Maria da Silva Brandão da EMEF Maria José Schoenacher elogiou a organização e a agilidade do sistema utilizado. Vários professores elogiaram o modo de atribuição de aulas reconhecendo que os procedimentos adotados neste ano melhoraram a forma quanto aos aspectos de atendimento e transparência das informações.
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