quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Departamento de Saúde divulga cronograma de vacinação contra a febre amarela para 2018


O Departamento de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, terá um novo cronograma de vacinação contra a febre amarela, a partir do dia 02 de janeiro de 2018 em todos os postos de saúde.

A partir de 02/01/2018, e o Centro de Saúde II, irá aplicar a vacina diariamente das, 7.00 às 14.00 horas, já as demais unidades de saúde seguirão o seguinte cronograma: São João Novo, Carmo e Saboó, às quartas-feiras, das 7.00 às 14.00 horas; Vila Nova, Maylasky e Unidade Central, às quintas-feiras, das 7.00 às 14.00 horas; Goianã e Canguera, às sextas-feiras, das 7.00 às 14.00 horas.

A vacina que agora é dose única, é recomendada para pessoas de 09 meses e não existe mais limite de idade, segundo nova orientação da Secretaria de Estado da Saúde.

A imunização não está indicada para gestantes, crianças com até 6 meses de idade, imunodepressão de qualquer natureza, HIV positivo com imunodepressão grave, tratamento com drogas imunodepressoras como corticoides, quimioterapia, radioterapia e imunobiológicos, transplantados, portadores de câncer, imunodeficiência primária, alergia prévia associada a componentes da vacina, doenças do tino e gestantes. Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação para as anotações que poderão ser utilizadas posteriormente para a emissão da carteira internacional de vacina, porém quem não tem a carteira poderá receber a dose da vacina normalmente.

Este ano em São Roque foram vacinadas 61.868 pessoas o que representa imunização de 71% da população.

Segundo a Chefe de Divisão de Saúde, Daniela Groke, “embora São Roque tenha imunizado mais de 68% da população neste ano, é muito importante que todos tomem a vacina, pois a cidade de Jundiaí que tinha vacinado 92% de seus habitantes, registrou o primeiro caso de febre amarela em humano, justamente em um morador que tinha se recusado em tomar a vacina. Então, a imunização se torna fundamental para a prevenção da doença, principalmente em pessoas que moram em áreas próximas a mata, ou onde macacos foram encontrados mortos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário