quinta-feira, 13 de abril de 2017

Sítio Santo Antonio estará aberto para visitação durante o feriado


O Sítio Santo Antonio estará aberto para visitação durante todo o feriado de Páscoa (sexta, sábado e domingo, das 9h30 às 16h. O mesmo acontecerá nos dias 21, 22 e 23 (Tiradentes), e nos dias 29, 30 e 01 de maio (Dia do Trabalho), das 9h30 às 16h.
As visitas são monitoradas por pessoas capacitadas pelo Iphan. Mensalmente em torno de 200 pessoas tem visitado o local. O Sítio Santo Antônio fica na estrada municipal Mário de Andrade. A entrada é franca.

O Sítio Santo Antônio

Constituído em um dos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos do país, o conjunto arquitetônico do Sítio Santo Antônio, formado pela Casa Grande e Capela são considerados como a mais antiga edificação construída em taipa de pilão de todo o Estado de São Paulo.

Com 70 anos de tombamento concedido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto arquitetônico foi descoberto em 1937 em situação precária, onde quase metade do prédio da Casa Grande já havia ruído.

A riqueza arquitetônica da edificação já foi objeto de estudos e teses acadêmicas. O arquiteto Lucio Costa, responsável pelo projeto do Plano Piloto de Brasília, foi um dos primeiros profissionais renomados a identificar as manifestações de arte genuinamente brasileira que o local apresenta.

Inserido numa paisagem permeada por extenso gramado, lagos e grande porção de mata nativa, o conjunto arquitetônico já serviu de locação para a produção de filmes e documentários e faz parte de dois importantes roteiros turísticos do interior paulista: Roteiro Taypa de Pilão e o Roteiro dos Bandeirantes, devido a sua grande importância arquitetônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário