quarta-feira, 19 de abril de 2017

Condephaat realiza oficina sobre patrimônio cultural em São Roque



São Roque receberá, no dia 25 de abril, às 19h, no Centro Cultural Brasital, oficina de patrimônio para abordar o tombamento da Fábrica de Tecidos Brasital e de sua Vila Operária.
A atividade será promovida pela Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), uma das coordenadorias da Secretaria da Cultura do Estado e braço técnico e executivo do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Segundo os organizadores, o objetivo da oficina é estimular o debate, esclarecer os termos do tombamento e suas implicações para a população de São Roque e coletar sugestões dos presentes. Não há a necessidade de se inscrever e o evento é gratuito.

A Fábrica de Tecidos Brasital - Fundada em 1892 pelo empresário italiano Enrico Dell'Acqua e transformada em Brasital S.A. em 1919, a Fábrica de Tecidos Brasital funcionou até a década de 1970 em São Roque, consolidando-se como a maior indústria do município e uma das mais importantes do estado de São Paulo.

O local conta também com um conjunto de 42 casas destinadas a funcionários da empresa, que ainda guardam características da época de sua construção na década de 1940. O conjunto já foi reconhecido como patrimônio cultural pelo Condephaat em 2015 e incluído em um amplo estudo sobre sete tecelagens do Estado de São Paulo, presentes em vários municípios.

Serviço

Oficina de Patrimônio UPPH/Condephaat em São Roque

Gratuito
Data: 25 de abril

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Brasital, na Av. Aracaí, 250 - São Roque – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário