quinta-feira, 20 de abril de 2017
Governo municipal presta conta dos 100 primeiros dias de mandato
A prefeitura de São Roque completou no último dia 11 de abril 100 dias do mandato do prefeito Cláudio Góes. Em encontro com representantes de veículos de comunicação da cidade, o prefeito aproveitou para fazer um balanço sobre os 100 primeiros dias de sua gestão e apresentar novos projetos para cidade.
Entre os temas, foram destacadas as ações de limpeza na cidade, operação tapa buracos, recuperação de estradas, ações na Saúde, renegociação de contratos e diminuição de despesas, além do trabalho visando a rápida reconstrução da Marginal, entre outros.
Na infraestrutura urbana, entre as principais ações de trabalho neste período está a recuperação de estradas rurais. Foram feitas ações de recuperação em cerca de 150 km de estradas do município.
Outras ações importantes e que foram colocadas como prioridade neste início de gestão foi a retomada do serviço de tapa-buracos, onde foram gastos 700 toneladas de massa asfáltica para fechar buracos em mais de 24 bairros da cidade, totalizando mais de 500 ruas.
Ainda na manutenção do município foram feitos serviços de limpeza e capinação em vias públicas, praças e escolas. Foram limpos mais de 230 mil metros quadrados de vegetação, o que equivale a 23 campos de futebol com medidas oficiais; rios foram submetidos a serviços de limpeza e desassoreamento em diversos pontos da cidade.
Na área da Saúde, a atual gestão municipal conseguiu colocar em funcionamento, logo nas primeiras semanas, uma unidade de saúde na vila Amaral; fez a reposição de medicamentos nas Unidades de Saúde da Rede; novos médicos foram colocados à disposição; mais de 12.260 transportes médicos foram realizados; 20.000 pessoas imunizadas contra a febre amarela.
Outra ação significativa da atual gestão na área da saúde está relacionada a Santa Casa de São Roque. O atual governo revogou a intervenção na primeira semana de janeiro e, dia após dia, são apresentados resultados que mostram a evolução nos atendimentos e dão conta de um aumento significativo nos números, sendo que 94% deles é feito por meio do SUS; os repasses da ordem de R$ 6.288.487,39, feitos pelo governo municipal colaborou para a melhora significativa no atendimento à população.
Dados do comitê gestor da entidade demonstram que, entre os meses de dezembro do ano passado a março de 2017, foi registrado um aumento de 82% de atendimentos no serviço de Pronto Atendimento, 47% nas internações e o número é ainda maior na quantidade de partos, que obteve um aumento de 121%, grande parte vindos de cidades da região, o que significa que São Roque voltou a ser referência em maternidade.
A nova gestão também se dedicou a rever contratos em andamento, com o objetivo de garantir a redução de gastos. Nos custos com a cesta básica houve redução de R$ 75 mil reais por mês; no monitoramento das escolas diminuição de 40% nos gastos; na locação de veículos a maioria já foi devolvida, e ficaram somente aqueles que fazem parte do contrato em vigor e que são essenciais, em razão do sucateamento da frota encontrada.
Ainda na redução de gastos a Prefeitura obteve renegociação contratual junto ao serviço de coleta de lixo que trará economia de R$ 350 mil mensais; no serviço de manutenção do sistema de iluminação pública, dos R$180 mil mensais que eram pagos no contrato que se encerrou, a Prefeitura pagará agora R$ 97 mil/mês, já com material incluso.
Na Educação, a prefeitura garantiu a melhora da merenda escolar e deu início a um processo de reorganização do Departamento de Educação, visando a melhora na qualidade de ensino na cidade; iniciou trabalhos de manutenção e conservação das unidades escolares e já colocou em andamento projetos importantes que vão garantir o pleno desenvolvimento e progresso da educação municipal.
Por fim, a gestão deu início a obra de recuperação da Av. Antonino Dias Bastos em pouco mais de três meses, dando início a resolução de um problema herdado da antiga gestão e que influencia a vida da população a mais de 1 ano. As obras, iniciadas nesta semana deverão ser concluídas em no máximo 180 dias, e custarão R$2,78 milhões, valor abaixo da verba destinada para a reconstrução do trecho, que é de R$3,4 milhões.
Nos primeiros dias também se destacam a suspenção do contrato com a empresa que operava os parquímetros na cidade, pois a falta de emissão de recibos e o não fraccionamento da hora, eram reclamações constantes da população. Um novo modelo está sendo estudado e será implantado em breve.
No projeto Sócio Ambiental “Nascer Verde”, parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Divisão do Meio Ambiente, já foram plantadas cerca de 500 árvores nativas. Recuperando e enriquecendo áreas verde e de preservação permanente.
Portanto nestes primeiros cem dias de governo, nossas ações foram no sentido de colocar a casa em ordem e ao mesmo tempo dentro do possível atender as expectativas do são-roquense.
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