quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Prefeitura e Santa Casa passam a oferecer o “Teste da Linguinha” aos recém-nascidos de São Roque


Dando sequência às ações em prol da população, a Prefeitura de São Roque, em conjunto com a Comissão Interventora da Santa Casa, iniciou no dia 23 de dezembro, a realização do “Teste da Linguinha”, aos recém-nascidos da maternidade do local.

A iniciativa vem em cumprimento a Lei Federal 13.002/14, e vem sendo elogiada pelas mães internadas pelo SUS, que além de receberem um atendimento de qualidade na Santa Casa, contam agora com mais este importante instrumento em prol da saúde do filho que acaba de nascer.

O teste:

O teste, realizado pela Fonoaudióloga Alessandra Rodrigues, consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos, para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa a amamentação da criança. Caso seja detectada a "língua presa", um pequeno corte na membrana é realizado.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, esteve na Santa Casa nesta semana, onde ao lado dos interventores Sidney Muniz e Jorge Haddad, acompanhou a realização de diversos testes. “São Roque sempre sai na frente e cumpre com seu dever, assim foi com a sala de Acesso à Informação, e agora com o Teste da Linguinha. Trabalhamos sempre buscando o melhor para as pessoas. Parabenizo a Alessandra e toda equipe da Santa Casa pelo carinho com as mães e seus filhos”, destacou.

O exame deve ser realizado logo no primeiro mês de vida do bebê, pois uma eventual má formação na membrana da língua pode prejudicar seriamente a amamentação e o desenvolvimento da fala. Na amamentação, por exemplo, a língua do bebê faz um esforço intenso, de sucção e deglutição, para tirar o leite do peito da mãe. E esse processo pode ser dificultado caso o pequeno tenha “língua presa”. Problemas de sucção podem levar o bebê a ser desmamado antes do tempo certo. O “Teste da Linguinha” não dói. Assim como não dói o corte da membrana na língua. Mais informações sobre o teste na Santa Casa podem ser obtidas diariamente, junto a Comissão Interventora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário