quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Pré Natal Odontológico” é realizado pela Prefeitura de São Roque


O início da gravidez é o momento propício para procurar um profissional de odontologia e tirar todas as dúvidas possíveis. Esta ação é chamada de “Pré-Natal Odontológico”, em que o dentista observa o estado de saúde bucal da gestante, e a instrui sobre como agir, prevenindo problemas e doenças na boca.

A Prefeitura de São Roque, por meio do Serviço Integrado de Saúde Oral – SISO intensificou, a pedido do prefeito Daniel de Oliveira Costa, as ações neste sentido, onde a saúde do bebê, começa pela boca da mãe. As equipes instaladas em diversos pontos da cidade vêm realizando reuniões, palestras e orientações individuais, zelando pelo bem estar da “futura mamãe”.

Na última semana, o prefeito, ao lado do chefe do SISO, Luciano Furbino e do diretor de Saúde, Sandro Rizzi, estiveram no Bairro do Carmo, onde ouviram das frequentadoras, elogios pela forma com que as profissionais abordam o assunto, com respeito e carinho junto as mulheres. Essa mesma receptividade ocorreu nas demais localidades. A visita contou com a participação do líder comunitário Aureliano Lima.

A importância de se orientar:

Nesse período, segundo técnicos, a mulher se torna mais suscetível a doenças bucais, como a cárie. Um dos motivos é o conjunto de alterações hormonais típico desta fase, que modifica a saliva e o pH da boca. Ao mesmo tempo, o estômago é comprimido pelo útero que está aumentado, e tem sua capacidade diminuída. Assim, a gestante adapta sua rotina alimentar, e pode passar a ingerir pequenas quantidades de alimentos diversas vezes ao dia. Ocorre que nem sempre o número de escovação acompanha esse aumento de refeições.

O problema é que o conjunto de mudança na salivação, dos hábitos alimentares e de higiene, formam o cenário perfeito para a cárie. Essa doença também é considerada um fator de risco ao desenvolvimento da criança. Isso porque a cárie pode trazer consigo a dor, que aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse, como a adrenalina e o cortisol, e podem ser prejudiciais ao feto. “Nossa intenção, é que as mulheres tenham sua gestação com tranquilidade, e quanto mais ferramentas existirem para tornar isso possível, nós colocaremos em prática. Parabenizo o Luciano Furbino, responsável pelo SISO, pela forma com que atua a frente do setor, onde estamos sempre aumentando as ações de humanização, beneficiando milhares de pessoas”, destacou o prefeito Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário