segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Zona Azul está voltando em São Roque


A prefeitura de São Roque implantará nos próximos dias, com o slogan “Estacione Bem”, o serviço de Zona Azul, que regulamenta o tempo para o estacionamento de veículos em algumas ruas e avenidas centrais. Os locais sinalizados com placas, das 10h às 16h, funcionarão no sistema rotativo, para estacionamento de automóveis de segunda a sexta-feira. De acordo com o proposto, o tempo mínimo para permanecer estacionado em algumas ruas centrais é de 10 minutos (tolerância). Para quem comprar o cartão, o tempo é de 1 hora.

O objetivo desta proposta é a necessidade de disciplinar o trânsito nas vias comerciais do município, organizando as vagas, controlando o tempo de parada dos veículos no centro, beneficiando todos que acessam a região. A medida é motivada pela reivindicação de comerciantes e motoristas que informam a importância da rotatividade, em especial nesta época de fim de ano, evitando que alguns deixem o carro estacionado o dia inteiro, atrapalhando quem precisa parar para fazer serviços e utilizar o comércio.

As dificuldades enfrentadas pelos motoristas em São Roque são bastante parecidas com as vividas por moradores das cidades que cresceram muito nos últimos anos. Além de uma área central com ruas estreitas, o município possui uma frota de mais de 40 mil veículos, para uma população de pouco mais de 85 mil habitantes. A volta da Zona Azul é uma parceria entre a Prefeitura, Guarda Mirim e Associação Comercial - ACIA. A fiscalização da Zona Azul será feita pela Polícia Militar e por agentes do departamento de Trânsito da Prefeitura. O monitoramento e orientação serão em aproximadamente 600 vagas espalhadas pela região central.

Os cartões e os valores: Os cartões da Zona Azul em São Roque poderão ser adquiridos na maior parte dos estabelecimentos, na sede da Associação Comercial e no departamento de Trânsito da Prefeitura. Os valores serão divulgados na próxima semana.

A utilização da área de estacionamento regulamentada será deferida ao usuário que obedecer às seguintes disposições: Anotar a tinta o mês, dia, hora e minuto e a placa do veículo no cartão de estacionamento; Colocar o cartão atrás do espelho retrovisor interno, com sua frente voltada para o vidro do pára-brisas; retirar o veículo do local ao término de uma hora. O estacionamento será livre aos sábados, domingos e feriados. Os serviços de carga e descarga de mercadoria e afins poderão ser efetuados nas áreas especiais de estacionamento nos dias úteis até às 9h e a partir das 19h.

Os veículos que prestam serviços públicos, entre os quais os das empresas concessionárias de serviços de eletricidade, transportes, comunicações e telecomunicações, água e esgoto, saúde, imprensa e limpeza pública, gozam de livre estacionamento quando em serviço. Gozam das mesmas prerrogativas previstas neste artigo, os veículos com chapa oficial de qualquer serviço público.

Novidades em breve:

Em breve a prefeitura vai lançar um novo modelo de “Zona Azul”. O processo já está em licitação e após a concorrência pública, uma empresa instalará o serviço, podendo ele, ser eletrônico. A prefeitura visa maior comodidade e precisão aos motoristas, além de uma rotatividade adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário