sábado, 29 de novembro de 2014

Festa de São Martinho deve entrar no calendário de eventos de São Roque


O município de São Roque ganhou em 2013, mais um evento de grande potencial turístico. 
O responsável pela iniciativa é Olivardo Saqui, proprietário do restaurante Quinta do Olivardo. No sábado, dia 22, o local foi palco da segunda edição da “Festa de São Martinho”. Na ocasião, além de todo folclore e tradição da cultura portuguesa, foi oferecido ao ótimo público presente, canecas especiais com o vinho produzido por meio da pisa da uva, realizada em janeiro deste ano, no mesmo espaço.

Com a consolidação deste acontecimento, a cidade atrai um número expressivo de turistas, fortalecendo ainda mais este seguimento, que acaba beneficiando setores como a rede hoteleira e de prestação de serviços, gerando renda para diversos estabelecimentos. Só no próprio restaurante, cerca de 92 empregos são gerados em dias de grande movimentação.

A exemplo da “Pisa da Uva”, que foi inserida no calendário oficial de eventos da cidade, por meio de um projeto de Lei do vereador Alacir Raysel, desenvolvido em parceria com o prefeito Daniel de Oliveira Costa, a “Festa de São Martinho”, deve seguir o mesmo caminho, uma vez que o vereador protocolou um novo projeto que visa esta ação, com total apoio do executivo são-roquense.

Presente no acontecimento, Daniel, destacou a importância de novas ações como esta para o turismo local. “Com certeza quanto mais eventos de ponta tivermos na cidade, mais pessoas atrairemos, movimentando São Roque num todo. O Olivardo está de parabéns, e que mais novidades neste sentido sejam lançadas pelos empresários, pois será melhor para a cidade. Conversei com o vereador Alacir e buscaremos inserir a Festa de São Martinho no calendário oficial do município”.

Desde 2013, a prefeitura vem realizando melhorias na Estrada do Vinho, com sinalização e redutores de velocidade, o que agradou tanto os diversos comércios, quanto o cidadão e o turista.

São Martinho:

A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo para que o mesmo ficasse aquecido. De repente o frio parou e o tempo melhorou. Este acontecimento acredita-se, tenha ocorrido como recompensa por Martinho ter sido bom com o mendigo.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber um vinho novo, produzido com a colheita do verão. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário