terça-feira, 27 de agosto de 2019

História: Como surgiu a Escola Estadual Horácio Manley Lane em São Roque-SP



Em 17 de Janeiro de 1947, o Interventor Federal do Estado de São Paulo, José Carlos de Macedo Soares, pelo Decreto-Lei nº 16.741, autorizava a criação de um Ginásio Estadual na cidade de São Roque, sendo esta a data oficial de sua instalação. O referido Ginásio funcionou, até a inauguração do prédio atual, nas dependências da Escola Estadual “Dr. Bernardino de Campos”.  Na ocasião, a escola recebeu a denominação de COLÉGIO ESTADUAL DE SÃO ROQUE.

Em 9 de Novembro de 1953, pelo Decreto nº 22.853, a escola recebia a denominação de COLÉGIO ESTADUAL “EPAMINONDAS DE OLIVEIRA”.

O Ex-Prefeito Horácio Manley Lane (neto do Patrono) – Doador dos terrenos para a construção do Colégio

Nascido em 1904, o Senhor Horácio Manley Lane – neto do homônimo fundador do Colégio Mackenzie (veja biografia) – fixou residência definitivamente em São Roque no ano de 1941. 
 Com o tempo, o Senhor Lane passou a militar na política são-roquense, sendo eleito Vice-Prefeito no ano de 1951. Em Fevereiro de 1955, o então Prefeito Danton Castilho Cabral renuncia ao cargo e assume a Municipalidade, em definitivo, o Senhor Horácio Manley Lane, posto que ocupou até o dia 31 de Dezembro de 1956. 
Nesse período, Lane fez a doação de terrenos para a edificação do Colégio Estadual. 

Na época, o governador Jânio da Silva Quadros, justificou sua decisão pela alteração da nomenclatura do Colégio Estadual.
Em 1º de Julho de 1955 o colégio passa a denominar-se COLÉGIO ESTADUAL “HORÁCIO MANLEY LANE”, homenagem dada ao avô do doador do imóvel, e educador de reconhecida importância no cenário nacional. 
O mesmo Decreto dava a denominação de EPAMINONDAS DE OLIVEIRA ao Grupo Escolar da Estação de São João.

Conclui-se então que, em júbilo e agradecimento ao benemérito doador dos terrenos em que hoje encontra-se edificada a maior escola de ensino médio da Diretoria Regional de Ensino de São Roque, a população são-roquense entendeu (segundo descrito no próprio Decreto de denominação) homenagear seu avô, um dos mais respeitados e importantes educadores do início do século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário