segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Biografia do Patrono da Escola Estadual Horácio Manley Lane de São Roque



HORÁCIO MANLEY LANE – O Patrono

Horácio Manley Lane, batizado Horace Manley Lane, nasceu aos 29 dias do mês de Julho do ano de 1837, na cidade de Readfield, estado de Maine, nos Estados Unidos da América.

O próprio Horácio Manley Lane define sua infância em relato feito ao amigo Rangel Moreira. Segundo o mesmo, seu pai lhe impôs duas obrigações: ler a Bíblia e a vida de Washington. O culto a Deus e a Pátria são duas vertentes norteadores da vida e do caráter do Patrono da Escola.

Sobre a Bíblia, assim definiu Lane: “A poesia que se evola das suas páginas é tão intensa, tão nova, tão penetrante, que uma vez chegando aos nossos corações nunca se desprenderá, nunca a perderemos, embora tenhamos aquêles sempre abertos ao sôpro de uma poesia mais humana”.

Mal saído da adolescência, em 1856, Manley Lane desembarcou no Brasil, quando, tão logo chegou ao Rio de Janeiro, onde iniciou-se no Magistério, no Colégio João Kopke. No entanto, logo Horácio se viu obrigado a abandonar a vocação educacional para ingressar na vida mercantil. Homem de energia inabalável, Lane envidou esforços nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, logrando êxito nas empreitadas do comércio e da lavoura. Dono de um armazém de produtos americanos, utensílios domésticos e artigos religiosos na Rua Nova do Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro.

Lane  era um humanista e um grande conhecedor do Brasil, nos seus lugares mais desconhecidos pela grande maioria de seus habitantes, podendo mesmo dizer,um brasilianista.

Manley Lane contraiu núpcias com Ellen Willians, consórcio no qual teve os seguintes filhos: Dr. Fred S. Lane, dentista; Dr. Horácio Manley Lane Júnior, médico; Dr. G.W. Lane, engenheiro; Senhora Margaret E. Lane; Fany M. Lane; Dr. Rufus King Lane (que viria a sucedê-lo na direção do Mackenzie); Dr. L. Job Lane, médico; e, Senhora Susane S. Lane.

Falecida sua esposa, no ano de 1879, regressou com seus filhos aos Estados Unidos, doutorando-se em Medicina. Após a morte se sua esposa em 1879, regressou aos Estados Unidos com seus cinco filhos, para posteriormente retornar ao Brasil no ano de 1883.

Embora envolto em atividades mercantis e agrícolas, Horácio Lane continuou dedicando parte de seu tempo à educação. Já médico renomado e educador por vocação, em 1884, atendendo à solicitação do Reverendo Chamberlain, assume a direção da Escola Americana, que depois receberia a denominação de Colégio Protestante, posteriormente Mackenzie College, e mais tarde Instituto Mackenzie, entidade da qual foi um dos fundadores. Dois anos depois tornar-se-ia presidente da instituição.

Sua experiência à frente do Mackenzie College era unanimemente reconhecida. Tanto é verdade que no ano de 1890, Bernardino de Campos, presidente do Estado de São Paulo, juntamente com Cezário Motta, secretário da Educação, e Caetano de Campos resolveram dinamizar a instrução pública estadual, organizando-a nos moldes da moderna pedagogia implantada na Escola Americana. Na ocasião, Lane foi convidado por Cezário Motta para ocupar o posto de Consultor Educacional de Ensino Público, o que aceitou prontamente. A contribuição de Lane para o ensino público do Estado de São Paulo é imensurável e reconhecida até os dias atuais. Horácio foi ainda membro do Instituto Histórico de São Paulo.

Em que pese, a gênese do Mackenzie ser presbiteriana, jamais Lane adotou uma postura sectarista, dizia-se um educador e não um pregador.

No Mackenzie College a educação era de excelência e o tratamento com os alunos não podia ser mais isonômico.. Nas palavras de Horácio Manley Lane, encontramos uma das mais precisas definições da escola na época:

“Esta é a única escola mista bem sucedida de todo o Império e assim o valor e da coeducação é mui fortemente acentuado. As moças são mais femininas e senhoras de si; os rapazes mais educados e polidos. Não se podem exagerar os valores educacionais e sociais atuando nas mudanças sociais da sociedade aqui. Em nossa escola o filho do barão assenta-se no mesmo banco ao lado do filho do cocheiro ou do jardineiro do barão. Os filhos do presidente confundem-se com os filhos de imigrantes com bolsas de estudos e aprendem com estes, no mesmo livro, que todos são igualmente filhos de nosso grande Pai e que o mesmo Senhor morreu para salvá-los a todos.”

Em 28 de Outubro de 1912, na cidade de São Paulo, o insigne educador partia para o Oriente Eterno. Inúmeras foram as manifestações de pesar em sua homenagem. Atendendo às suas últimas disposições, seu féretro foi carregado pelos empregados de sua propriedade agrícola e sepultado no Cemitério dos Protestantes de São Paulo.

O Senador Freitas Valle, no Congresso Nacional, após sua morte referiu-se ao extinto como “Grande Brasileiro”, pelas infindáveis contribuições ao sistema educacional. Diversas homenagens lhe foram concedidas. O Prédio dos Laboratórios e o Centro Acadêmico de Engenharia do Mackenzie recebem seu nome. Na mesma instituição, fora erigido um busto de bronze em sua homenagem no ano de 1950. Também no Instituto Presbiteriano Mackenzie o prédio 3 foi denominado em sua homenagem, além do Clube Aeronáutico Horace Lane, e finalmente, a Escola Estadual Horácio Manley Lane, no município de São Roque.


 BIBLIOGRAFIA


CENTRO ACADÊMICO HORÁCIO LANE, História.


SILVEIRA SANTOS, Paulo Ricardo da. 3º CENTENÁRIO DE SÃO ROQUE – DOCUMENTO ILUSTRADO,  São Roque, SP: Atlas dos Municípios Ltda., 1957


Nenhum comentário:

Postar um comentário