quarta-feira, 26 de julho de 2017

11ª Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu nos dias 20 e 21 de julho


Nos dias 20 e 21 de julho de 2017, o Conselho Municipal de Assistência Social e o Departamento de Bem-Estar Social, realizaram a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”.


A Conferência Municipal tem como objetivo avaliar a Política Pública de Assistência Social no município e levantar propostas para aprimorar a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social. São espaços de participação popular, controle social e exercício da cidadania.

A Cerimônia de Abertura aconteceu na Câmara Municipal, no período da manhã do dia 20/07 e contou com a presença da Presidente do CMAS, Sra. Maria Aparecida dos Santos, da Diretora do Bem-Estar, Sra. Márcia de Jesus Costa Nunes, do Presidente da Câmara, Sr. Newton Bastos, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sra. Maria José Barros (Mazé). Foram convidados para compor a Mesa de Protagonistas os adolescentes Lucas Eduardo Barros de Almeida e Gabriele Elisabete dos Santos, do CREAS; o usuário do SUAS e Conselheiro Ricardo Meneses da Silva; ex-conselheira do CMAS/entidade e Assistente Social da APAE, Marinalda Andrade e a trabalhadora do SUAS e membro da Secretaria Executiva do CMAS, Ana Maria de Oliveira Pinheiro.

As exposições orais acerca do tema da Conferência foram conduzidas por Márcia de Jesus, Gestora da Assistência Social; Valéria Arena, Psicóloga e Chefe de Divisão da Promoção Social; Priscila de Oliveira Costa, Psicóloga e Secretária Executiva do CMAS, e Sônia Maria de Carvalho, Psicóloga e Diretora Técnica da DRADS – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, de Sorocaba.

Vale destacar também, a brilhante participação da usuária do SUAS, idosa, participante do CCI e CRAS Paisagem Colonial, Sra. Francisca Eva de Oliveira Lira, como Cerimonialista do evento.

Neste dia foi aprovada Moção de Congratulação por meio de Homenagem Póstuma, à Luciana Moreira da Silva Lima, com a presença de seus familiares.

As apresentações culturais incluíram a exposição de Painéis “Social através da Arte”, com material artístico produzido por usuários do SUAS e os jovens Lucas Eduardo, Sara Nagahara e Georges Mariussi Braz; o Grupo de Idosos do CRAS Maylasky e o Grupo de Adolescentes do Projeto FOCOLARI – Bairro do Carmo.

Participaram desta importante atividade de Gestão Democrática e Controle Social, usuários e trabalhadores do SUAS, representantes de entidades, membros do Legislativo, profissionais de outras políticas setoriais e de outros municípios, a Supervisora Técnica da DRADS, responsável pelo município, Jomara Ribeiro.

O segundo dia da Conferência aconteceu na Escola Estadual Horácio Manley Lane, onde foram realizadas Oficinas temáticas e grupos de trabalho divididos em 4 eixos, sendo eles:



A partir das discussões temáticas realizadas nas oficinas, foram construídas propostas, que, aprovadas pela Plenária, tornam-se compromissos estabelecidos e pactuados nas esferas Municipal, Estadual e junto à União.

Para a etapa Estadual, que acontecerá em outubro deste ano, foram eleitos pela Plenária Final, os seguintes Delegados como representantes do município: Sras. Francisca Eva de Oliveira Lira (Sociedade Civil/Usuário) e Ana Cristina Antonio Alda (Governamental); e respectivos suplentes, Sr. Ariovaldo Cordeiro Silva e Sra. Mábia Karizza Freitas Jorge.

Cantando a música do Toquinho, Aquarela, na voz e percussão, o Grupo de Adolescentes do Projeto FOCOLARI encerrou a Conferência, dando visibilidade ao protagonismo dos participantes do SUAS e coroando seu pertencimento no espaço democrático que lhes é de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário