quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Câmara de São Roque aprova lei que proíbe uso de canudos plásticos


Os canudos de plástico poderão ser banidos em São Roque (SP). Os vereadores da cidade aprovaram na primeira sessão de 2019, realizada na segunda-feira (4), o projeto de lei que proíbe a utilização do item em restaurantes, bares e outros locais autorizados pela prefeitura.

Com a aprovação no Legislativo, o projeto do vereador Rafael Marreiro de Godoy (PSB) segue agora para o Executivo, onde o prefeito Cláudio Góes (PSDB) irá analisar e decidir se sanciona ou veta o texto. Caso aprovada, a lei deve começar a valer após 120 dias da publicação.

O texto orienta que os locais forneçam canudos individuais de papel biodegradável ou reciclável, embalados com material semelhante, caso os clientes solicitem.

"O objetivo da lei é reduzir a quantidade de lixo plástico no meio ambiente, evitando a poluição de rios, mares e oceanos, onde milhões de animais aquáticos morrem por causa disso todos os anos, e acredito que é nosso dever contribuir para que isso não aconteça, ainda que por força de lei", explica Marreiro.

Caso descumprida, a lei prevê advertência formal e intimação para regularização do estabelecimento, até multa no valor de cinco unidades fiscais, cujo valor será dobrado em caso de reincidência.

"O objetivo da lei não é prejudicar nenhum empreendedor ou estabelecimento, até porque eles não terão mais o custo do canudo plástico, mas, sim, conscientizar. Afinal, estamos todos dentro do planeta e não existe jogar o lixo 'fora'", comenta o vereador.

Fonte:


https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/02/06/camara-de-sao-roque-aprova-lei-que-proibe-uso-de-canudos-plasticos.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário