domingo, 11 de dezembro de 2016

Vinícolas são uma ótima opção de passeio no final do ano


Se engana quem pensa que precisa viajar para a Europa para provar vinhos saborosos. 


A 60 km da capital paulista, São Roque possui o roteiro do vinho, formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Os passeios pelo roteiro são gratuitos e cercados de pousadas.


A maior parte da indústria vitivinícola brasileira é instalada em pequenas propriedades de famílias que se dedicam à produção de vinhos de mesa ou artesanais. Muitas delas os turistas podem circular pelos vinhedos e provar uvas direto do pé.

 Na gastronomia, uma opção é a Vila Don Patto, um restaurante de culinária portuguesa com vista para as montanhas da Estrada do Vinho. Para uma pernoite, as pousadas Recanto do Vaqueiro e Villa Artemis, na Estrada dos Venâncios, estão entre as preferidas pelos turistas.

Atualmente, a produção de vinhos finos no Brasil chega a 10 mil hectares de uvas, distribuídos principalmente entre seis regiões. De acordo com o site Wines of Brasil, projeto de orientação para exportação de vinhos brasileiros, o País chegou a exportar mais de 2,6 milhões de litros de vinho em 2014. O Brasil se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul.

Uma das regiões mais conhecidas em enoturismo é o Sul do País. A Serra Gaúcha tem mais de 200 vinícolas e vinhedos com degustações gratuitas, jantares temáticos, colheita de uvas e visitas guiadas por enólogos, além, é claro, da venda de produtos. As cidades mais procuradas por visitantes são Garibaldi, Caxias do Sul e Gramado. Além da vocação econômica, são referências no turismo em razão das belezas naturais.

Outro endereço é Bento Gonçalves, localizada a 124 km de Porto Alegre, que abriga o Memorial do Vinho e o Vale dos Vinhedos. As opções de hospedagem são muitas e estão ligadas à produção do vinho, como o hotel Villa Michelon, que possui um acervo histórico sobre a colheita das uvas e fica localizado em um ponto estratégico para quem vai fazer enoturismo. Outra sugestão em Bento Gonçalves é o Hotel & Spa do Vinho, que oferece vista dos quartos para uma grande plantação de uvas.

A 60 km da capital paulista, São Roque possui o roteiro do vinho, formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Os passeios pelo roteiro são gratuitos e cercados de pousadas. Na gastronomia, uma opção é a Vila Don Patto, um restaurante de culinária portuguesa com vista para as montanhas da Estrada do Vinho. Para uma pernoite, as pousadas Recanto do Vaqueiro e Villa Artemis, na Estrada dos Venâncios, estão entre as preferidas pelos turistas.

Vale do São Francisco


No lado oposto do mapa brasileiro, no Nordeste, o Vale do Rio São Francisco, entre os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) tem se destacado. A região conta com seis fazendas produtoras de vinho e outras bebidas feitas com a uva moscatel, variedade adocicada usada tanto na fabricação de espumantes como de vinhos brancos. É capaz de produzir cinco safras a cada dois anos com vinhos jovens, leves, aromáticos, frutados, de acidez acentuada e com o frescor que nosso clima tropical exige.

Em Casa Nova, na Bahia, há a Fazenda Ouro Verde, dona da marca Miolo. Em Pernambuco é possível conhecer a vinícola Santa Maria e a Fazenda Milano. Assim, o turista pode aproveitar as praias e dunas, e ainda conhecer onde nascem clássicos vinhos brasileiros.

Três vinhos brasileiros estão listados entre os 100 melhores do mundo, avaliados pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos. O Aurora Espumante Moscatel, Aurora Reserva Merlot 2011 e Garibaldi Espumante Moscatel. (Colaborou Raíssa Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário