domingo, 11 de dezembro de 2016

Termina o prazo para implantação do prontuário eletrônico nos postos

Ministério poderá cortar verbas dos municípios que não cumprirem prazo. 
Porto Alegre é a primeira cidade do país 100% informatizada nas UBS's.


Os municípios brasileiros tinham até ontem, sábado (10) para implantar o prontuário médico eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com o prazo dado pelo Ministério da Saúde (MS). Os que não cumprirem a determinação poderão sofrer com o corte de verbas.

O Rio Grande do Sul é o estado com mais postos com o programa, 55% das unidades. O objetivo da ferramenta é melhorar o atendimento e guardar o histórico dos pacientes no computador.

Em Porto Alegre o sistema já está em funcionamento em todo os postos. Enquanto isso, em 
Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado, nenhuma das 41 unidades têm a nova plataforma. Os prontuários dos pacientes seguem como antes, no papel.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Dilma Tessari, faltou recursos para comprar os equipamentos necessários e instalar o sistema. " Tem que comprar esses computadores, impressoras. Já estamos vendo verbas para aquisição", disse.

O município já solicitou ao Ministério da Saúde um prazo maior, de oito meses, para se adequar ao programa.

Já em Porto Alegre, a situação é outra. O programa chamado E-Sus está em todos os 125 posto de saúde da Prefeitura. A capital é a primeira cidade com esse sistema em 100% das unidades. Foram investidos R$ 10 milhões, vindos da União e do Estado.

Dona Nilza, 77 anos, foi ao posto marcar uma consulta para mostrar os exames que fez, depois de sentir dores nos rins. Todo o atendimento foi feito pelo computador. " Tá melhor agora, melhorou agora", disse.

Segundo a coordenadora da unidade, Stefania Alencastro Pereira, o sistema funciona assim: "inserimos todas as informações, como a queixa principal, porque ele busca a unidade, que busca o serviço de saúde todo o histórico do atendimento, a conduta do profissional que atende esse paciente, assim como os exames que solicitamos ou o resultado deles".

O novo programa facilita também em casos onde o paciente precisa buscar atendimento em outro posto de saúde, diferente do que está acostumado a ir. Como as informações estão no prontuário eleltrônico, a unidade poderá acessar a partir de dados pessoas, o número do cartão SUS.

As fichas de papel ainda vão existir porque as informações não serão copiadas para o computador, mas aos poucos ficarão para trás, já que os novos dados são inseridos no programa.

Saúde da família

Não é apenas nos postos que o sistema funciona. Os agentes comunitários de saúde visitam as casas com tablets carregados com os prontuarios eletônicos das famílias.

A visita de rotina à dona de casa Mariluci Rodes foi rápida. "Já tem no prontuário, já tem tudo que a gente precisa ali. O tablet é uma ótima ferramenta de trabalho". E mesmo com o sistema informatizado, a relação com a comunidade ainda é bem humana, na amizade.

Conforme o Ministério da Saúde, foram distribuídos 1.517 computadores ás cidades gaúchas para a implantação do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário