sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Semana da Pátria terá como destaque os 125 Anos da Brasital, que é celebrado em setembro





A Prefeitura de São Roque começou nesta semana, a organizar, os preparativos para a realização do “Desfile Cívico” de 07 de setembro. O evento neste ano terá como grande destaque, os 125 anos da Brasital, patrimônio histórico e cultural da cidade, que celebra esta importante marca, justamente no mês de setembro. Além deste acontecimento, ao longo da “Semana da Pátria”, diversas atividades ocorrerão em vários pontos da cidade. A agenda completa será divulgada nas próximas semanas.

A BRASITAL:

Construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, para abrigar uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, o local é um dos prédios históricos mais importantes do país. Em 1919, a fábrica que até então levava o nome do seu fundador, passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália. No conjunto arquitetônico de 9.600 m2 composto por galpões, eram produzidos tecidos de algodão que além de serem comercializados no Brasil, também eram exportados. A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade, ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel.

Com o passar do tempo, as atividades da indústria foram diminuindo até que em 1970, a Brasital foi fechada definitivamente. No fim dos anos 80, com a ajuda do Governo Estadual, a infra-estrutura da Brasital S/A, passou a integrar o patrimônio público de São Roque. Em 1989, o local recebeu um novo nome, e passou a se chamar, “Centro Educacional e Cultural Brasital”.

Durante anos, a Brasital foi sede do departamento de Educação, porém atualmente, o prédio principal da administração, abriga os departamentos de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico. Ainda no espaço pertencente a antiga tecelagem, são oferecidos importantes serviços, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador, Banco do Povo, Sala do Empreendedor do SEBRAE, entre outros.

Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música e salões de eventos. Uma parceria com o SENAI em 2013, fez com um investimento superior a um milhão de reais em equipamentos, fosse realizado, ampliando os cursos oferecidos. Na parte cultural, a atual administração municipal, ampliou ações e projetos, que somados, atendem mais de 1500 jovens. Em 2015, o Prefeito Daniel, conquista, junto ao Governo do Estado, a doação de todo terreno ao redor, tornando oficialmente, a Brasital, um bem “são-roquense”.

O DESFILE:

O evento que ocorrerá ao longo da Avenida Bandeirantes, na manhã do dia 07 de Setembro, contará com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, frequentadores do Centro de Convivência do Idoso, atletas medalhistas e vencedores de importantes competições, entidades e organizações sociais, alunos das escolinhas do departamento de Esportes, jovens dos cursos de dança e música da Brasital, Núcleo de Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, além de total apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Patrulha Cívica Mirim, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Pelotão do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Projeto Karatekinha do Brasil.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa ressalta a importância do resgate a este evento, bem como aproveitar a ocasião, para celebrar os 125 anos da Brasital. “A participação popular, bem como das nossas crianças e adolescentes em atos cívicos é fundamental para a formação do cidadão e do patriotismo, no qual a Prefeitura não mede esforços, para realizar a cada ano, um desfile melhor. Retornamos com essa celebração em 2013, e o resultado foi muito positivo. Neste ano, nada melhor, do que ver as escolas, abordando durante sua passagem, diversas situações, ligadas aos 125 anos da Brasital, dando o merecido valor para este patrimônio histórico e cultural, que é tão amado pelo são-roquense”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário