quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Representantes do CONDEPHAAT analisam dados e informações, relacionados ao tombamento da Brasital


Recentemente, a equipe técnica do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), composta pelas Historiadoras Elisabete Mitiko Watanabe, Deborah Regina Leal Neves e a Arquiteta e Urbanista Adda Ungaretti, estiveram em São Roque, junto com o Prefeito Daniel de Oliveira Costa, o Arquiteto e Urbanista, responsável pelo Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Roque, Paulo Renato Mazzaro e o Chefe da Divisão de Cultura, Ronaldo Pio, colhendo dados e informações, relacionados aos trabalhos voltados, ao tombamento da Brasital, como disse a Historiadora Deborah “um dos Patrimônios industriais mais fascinantes que estudei ”.

A Prefeitura vem buscando esta importante ação, que valorizará e garantirá todo respaldo ao espaço, devido a sua importância histórica, cultural e educacional. Com o tombamento também, a Brasital passará a estar apta para pleitear verbas estaduais e federais necessárias para seu restauro e manutenção.

A BRASITAL:

Construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, para abrigar uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, o local é um dos prédios históricos mais importantes do país. Em 1919, a fábrica que até então levava o nome do seu fundador, passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália. No conjunto arquitetônico de 9.600 m2 composto por galpões, eram produzidos tecidos de algodão que além de serem comercializados no Brasil, também eram exportados. A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade, ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel.

Com o passar do tempo, as atividades da indústria foram diminuindo até que em 1970, a Brasital foi fechada definitivamente. No fim dos anos 80, com a ajuda do Governo Estadual, a infra-estrutura da Brasital S/A, passou a integrar o patrimônio público de São Roque. Em 1989, o local recebeu um novo nome, e passou a se chamar, “Centro Educacional e Cultural Brasital”.

Durante anos, a Brasital foi sede do departamento de Educação, porém atualmente, o prédio principal da administração, abriga os departamentos de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico. Ainda no espaço pertencente à antiga tecelagem, são oferecidos importantes serviços, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador, Banco do Povo, Sala do Empreendedor do SEBRAE, entre outros.

Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas artísticas e profissionalizantes, sala de música e salões de eventos. 

Na parte cultural, a atual administração municipal, ampliou ações e projetos, que somados, atendem mais de 1500 jovens. Em 2015, o Prefeito Daniel, obtém, junto ao Governo do Estado, a doação de todo terreno ao redor, tornando oficialmente, a Brasital, um bem “são-roquense”. Pela sua importância turística, atraindo cada vez mais visitantes de todo o país, o espaço passa a se chamar “Centro Educacional Cultural e Turístico Brasital”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário