quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Lançado o projeto "Arquivo Histórico Digital de São Roque", com apoio do Fundo Municipal de Cultura



Beneficiado pela Lei Municipal nº 4084, instituída pela atual administração municipal, o Historiador e Webdesigner, Arthur Lovisollo, lançou o projeto “Arquivo Histórico Digital de São Roque”, através do Edital 01/2014 do Fundo Municipal de Cultura.

A iniciativa propõe a difusão de documentos históricos do município, visando sua valorização e preservação, para que sirvam como base de pesquisas, consultas pedagógicas e de produção científica. O material colhido, já pode ser visitado pelo site www.arquivosaoroque.com.br

Dentre os documentos, é possível encontrar, fotografias de época, livros administrativos, documentos oficiais, material cartográfico, gravuras, jornais e revistas, teses e dissertações, gravações em áudio e vídeo, entre outros.

Os documentos estão disponíveis gratuitamente nesta plataforma virtual de acordo com a Lei de Acesso à Informação nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, com a Lei do Plano Nacional de Cultura nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, e com a Lei de Direitos Autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, destaca a importância desta iniciativa para a história da cidade. “A iniciativa é maravilhosa. Os documentos podem ser consultados por qualquer pessoa, nem pedir nenhum tipo de cadastro, de forma livre e dinâmica. Os professores ganham também, um importante reforço para elaboração de atividades pedagógicas. Parabenizo o Arthur, que soube de forma muita inteligente, utilizar a Lei de Incentivo a Cultura que instituímos ano passado”, destacou.

O cidadão que possui um documento com valor histórico, e quiser colaborar, pode enviar ao departamento de Cultura, para que este, seja incluído ao acervo, através do e-mail: cultura@saoroque.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário