quinta-feira, 4 de julho de 2019

Música na Educação Infantil: Evento conclui mais uma formação destinada aos professores da Rede

Pensando em contribuir para o trabalho que realizam os professores especialistas na etapa da Educação Infantil, esta formação foi preparada para auxiliar não só educadores e educadoras que já possuem formação musical, mas também, e principalmente, àqueles que sem terem tido a oportunidade de estudar música, estão cientes de sua importância e necessidade no contexto educativo das escolas.

Este estudo teve como principal objetivo auxiliar o educador a encontrar novas possibilidades de trabalhar com o fazer musical: as fontes sonoras, os jogos de improvisação, a sonorização de histórias, a elaboração de arranjos, o registro e a notação musical, a construção de instrumentos com o aproveitamento de sucatas, o trabalho vocal e corporal, a escuta e o treinamento auditivo, além de um rico repertório de brincos, canções e parlendas, seguidos de sugestões de como e por que apresentá-los às crianças.

Oferecido pelo Departamento de Educação e Cultura, a formação foi realizada durante todo o primeiro semestre do ano letivo de 2019, culminando com o Encontro dos Professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino em uma Mostra de Atividades e Registros sobre o tema “Música na Educação Infantil” no dia 28/06/19 no Departamento de Educação e Cultura – Brasital contando com a participação da Professora Eliane Guedes Ferreira Carvalhal com a “Oficina de práticas e vivências musicais na abordagem de Teca Alencar”.

Ao final desta formação, o Departamento de Educação e Cultura espera ter aproximado educadores, música e crianças, compartilhando experiências e informações, estimulando a reflexão e o questionamento, apontando caminhos para o desenvolvimento de um trabalho com música, sem pretensão de determinar cursos ou delimitar territórios, pois, acima de tudo, considera-se que o percurso que cada educador deve percorrer, junto com às crianças, tem de ser único, significativo, verdadeiro e possível.

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