segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Chuvas normalizam níveis de represas na região


A estiagem dos últimos meses trouxe preocupações para os moradores da região. O nível baixou em muitas represas, mas, com as chuvas dos últimos dias, o abastecimento tem se normalizado.

A falta de chuvas foi severa em Porto Feliz (SP) entre os meses de abril a julho. Durante pelo menos 100 dias não choveu na cidade, afetando o Ribeirão Avecuia, responsável por abastecer 70% da área urbana da cidade.

Por conta da estiagem, o nível do reservatório caiu 70 centímetros. Mas, com a chuva dos últimos dias, ele já opera com 80% da capacidade de armazenamento. Atualmente, são consumidos 350 mil litros de água por mês na cidade.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Porto Feliz, que acompanha o nível do ribeirão e de água captada de seis poços, diz que a situação está normal.

Mesmo assim, está sendo feita uma campanha de conscientização para que os moradores economizem água.

A previsão é começar ainda este ano uma obra de ampliação na estação de tratamento para aumentar a captação de 95 para 140 litros por segundo. Outros cinco poços devem começar a funcionar até dezembro.

Nas cidades de Araçariguama, São Roque, Alumínio, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Piedade (SP), a Sabesp diz que os mananciais apresentam vazão normal para a época do ano, mas também reforça os hábitos de consumo consciente.

Em Votorantim (SP), o abastecimento também está sob controle. O nível da represa que abastece 90% do município está normal.

Em Salto (SP), apesar do nível da Represa Conceição e do Rio Piraí ter caído cerca de 15% com a estiagem, a reserva do Rio Burú não foi afetada até o momento, o que garante abastecimento normal à população.

A empresa responsável pelo abastecimento em Araçoiaba da Serra (SP) informa que o nível do Rio Piraporão também baixou com a falta de chuva, mas a situação segue normal na cidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário