sábado, 26 de outubro de 2019

Prefeitura de São Roque instala desfibriladores automáticos em todas as Unidades Básicas de Saúde

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal está equipando todas as Unidades Básicas do Município com Desfibriladores Externos Automáticos (DÉA), aparelhos que são utilizados nos primeiros socorros, em situações de parada cardiorrespiratória.
O DÉA é responsável por identificar o ritmo cardíaco e indicar procedimentos para a retomada dos movimentos do coração, como massagem e até choques elétricos. Por ser auto didático, pode ser manuseado por qualquer pessoa. Mesmo assim, profissionais das UBSs foram treinado, pelo enfermeiro do 192, Léo Rodrigues, para utilizarem o equipamento.

Os aparelhos estão sendo instalados na UBSs Villágio Emília, São João Novo, Maylasky, Vila Nova, Saboó, Canguera, Goianã e Bairro do Carmo, Unidade Central (Av. Marginal) e Centro de Saúde II (prox. Rodoviária).

Os 12 DÉAs foram comprados por meio de emendas parlamentares destinadas por deputados, por intermédio de vereadores da base do prefeito Claudio Góes.

A diretora Daniela Groke comenta que muitas vezes, é nos postos de saúde que os moradores procuram os primeiros atendimentos até a chegada do serviço especializado. “Por isso, equipar as UBSs com o aparelho é fundamental, dada sua agilidade, segurança e eficiência no atendimento à pessoa em parada”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário