segunda-feira, 21 de maio de 2018

Vereador Alexandre Veterinário questiona e poda incorreta de árvores é interrompida



Na última quarta-feira, dia 9, o vereador Alexandre Pierroni (Alexandre Veterinário), questionou o Poder Executivo sobre a correção e legalidade da poda realizada por empresa terceirizada pela Prefeitura de São Roque, em árvores de Plátanus localizadas na Avenida John Kennedy, na região central do município.

A poda ‘drástica’, como a realizada nas referidas árvores, está especificada na Lei Federal 9605/98 que descreve como crime, em seu Artigo 49, o ato de “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia” e estabelece como pena, “detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”.

Após o questionamento do vereador sobre a legalidade do trabalho ao Departamento que fiscaliza tais serviços, os responsáveis pelo mesmo informaram que suspenderam imediatamente as podas feitas pela terceirizada e que a empresa será notificada oficialmente.

“Sei que a poda destas árvores deve ser de levantamento e condução da copa, muito diferente da que estava sendo feita, e me chamou a atenção a maneira errada, acredito que por falta de acompanhamento de um engenheiro agrônomo talvez. Além de ser um crime ambiental, esse erro também  compromete o desenvolvimento das espécies arbóreas, da qualidade do ar e a beleza da cidade, pois esta árvore é um dos símbolos do município”, encerra Alexandre Pierroni.

Foto e Texto: Lilá Araujo
Legenda: Árvore símbolo de São Roque teve poda ‘radical’ na Av. John Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário