segunda-feira, 14 de maio de 2018

Prefeitura promove “Semana de coleta de pneus usados”, de 14 a 18 de maio


A partir desta segunda-feira, dia 14, até a sexta-feira, dia 18, a Prefeitura de São Roque, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento de Saúde, promove a “Semana de Coleta de Pneus Usados, em todo o Município.

Os pontos de coletas serão os postos de Saúde. Os pneus poderão ser entregues nas Unidades do Bairro do Carmo, Saboó, Canguera, Goianã, São João Novo, Vila Nova, Maylasky, Villagio Emília, Centro de Saúde II, Unidade Central de Saúde e Serviços de Controle de Zoonoses - na Prefeitura.

A atividade, além de contribuir com o Meio Ambiente, pretende conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, tendo em vista que o pneu é considerado um dos principais criadouros. “Sabemos que algumas pessoas ainda têm o hábito de guardar pneus usados para eventual necessidade, porém, na maioria das vezes não é reutilizado, permanecendo nas residências com grande chance de se tornar criadouro”, comenta o Chefe dos serviços de Zoonoses, Alexandre Silveira.

A Semana Municipal acompanha o Calendário do Governo do Estado de São Paulo.

Após ser entregue no Posto de Saúde, o Serviço de Controle de Zoonoses recolherá e dará destinação correta aos pneus.

Ação o ano todo
Por meio de uma parceria com a Associação Reciclanip, a Prefeitura de São Roque coordena, durante o ano todo, o recolhimento de pneus usados e inservíveis no Município.

Os pneus são recolhidos, temporariamente, num galpão coberto, na Prefeitura, onde são armazenados e, posteriormente, enviados para reciclagem final.

Depois de processados são usados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, tapetes para automóveis, entre outros.

Todas as borracharias do município são cadastradas no Programa e entregam pneus, diariamente. Além disso, os agentes de controle de vetor também recolhem os encontrados em vias públicas.

Por meio da ação, em 2017 forma entregues 5171 pneus para serem reciclados, e neste ano, até agora, 3835.

Nenhum comentário:

Postar um comentário