sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Departamento de Bem-Estar Social realizou a primeira Acolhida em Grupo



No dia 22 de agosto, o Departamento de Bem-Estar Social da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, realizou a primeira Acolhida em Grupo na EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires, no bairro do Carmo, com o propósito de apresentar o processo de desenvolvimento do Projeto da Equipe Volante e suas atribuições, a partir desse evento no território do Carmo, Jardim Camargo, Vila Lino e Caetê. Participaram da ação quarenta pessoas, sendo moradores e profissionais da rede de atendimento local – saúde, educação e Sociedade Movimentos Focolari.
Iniciou-se a ação com a apresentação do percurso profissional dos servidores públicos presentes que compõe a Equipe Volante: Diretora do Bem Estar Social – Márcia de Jesus C. Nunes, Assistente Social – Ana Cristina Antonio Alda, Psicóloga – Michele Sombra de A. Leal, Socioeducadora – Valquíria B. L. Costa e Auxiliar de Escritório – Silvia C. de A. Alcântara. Assinalando a postura de respeito e cuidado no processo de indicação e escolha dos profissionais para o desenvolvimento desse projeto com responsabilidade e continuidade.

No evento foram apresentadas as etapas do desenvolvimento do Projeto Equipe Volante.

A Equipe Volante é um grupo adicional que integra um CRAS em funcionamento, com o objetivo de ofertar serviços de proteção social básica em territórios específicos de abrangência do Centro de Referência e Ação Social. No entanto, considerando a realidade do município de São Roque essa estratégia foi planejada de modo que essa equipe será articulada ao Órgão Gestor da Assistência Social para atender bairros referenciados a este.

Segundo essa visão, apresentou-se o resultado do levantamento de dados das sessenta e quatro localidades referenciadas pelo Órgão Gestor, realizado no período de fevereiro a julho de 2017, e que o bairro do Carmo se destacou pelos indicadores analisados quanto às famílias em significativa vulnerabilidade social, além de ser caracterizada como área rural, em local de difícil acesso e com baixa densidade demográfica/populacional.

A fim de contextualizar o surgimento da Equipe Volante no município de São Roque, além das normas e legislações que fundamentam essa estratégia, foi realizada explanação sobre o Sistema Único de Assistência Social considerando seu percurso histórico e marcos regulatórios, Proteção Social Básica e Especial, bem como sobre os equipamentos da rede socioassistencial existentes no município (Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - São João Novo, Paisagem Colonial e Maylasky, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Convivência do Idoso (CCI), Abrigo Institucional para Pessoas em Situação de Rua, e Entidades Sociassistenciais.

A ação utilizada para essa apresentação foi a Acolhida em Grupo, que se trata de uma ação essencial do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF. A Acolhida foi o processo inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pelos indivíduos e famílias presentes, bem como de oferta de informações sobre ações da Proteção Social Básica, em especial sobre a Equipe Volante. Destacando suas atribuições: Ofertar os Serviços de Proteção Social Básica; Realizar Busca Ativa, em especial de famílias em situação de Extrema pobreza; Apoiar a inclusão e atualização cadastral no CadÚnico, das famílias que moram em áreas dispersas, e também possibilitar o acesso à renda (BPC e PBF); Realizar encaminhamentos (rede socioassistencial e setorial); Prevenir as situações de risco no território de abrangência, e Fortalecer vínculos familiares e comunitários, garantindo direitos.

Com o propósito de iniciar a construção do Plano de Ação da Equipe Volante de forma participativa, com expressivo envolvimento da comunidade, foi iniciada a atividade do Mapa Falado que tem como objetivo obter uma visão geral do território, o que possibilitará o planejamento de ações coerentes com a realidade, e não com aquilo que os profissionais considerem mais importante. Além de ser uma ferramenta que possa ser utilizada pelas demais Políticas Públicas para identificar quais serviços faltam nessa região, e quais áreas devem ser priorizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário