quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Comunidade se mobiliza para ajudar no tratamento de jovem com câncer



Página em uma rede social mobiliza comunidade para arrecadar dinheiro para o tratamento de Vinny (Foto: Reprodução/Facebook)


. Tratamento, considerado novo no país, custa cerca de R$ 114 mil.

Uma campanha para ajudar no tratamento de um jovem, que, após ter sido diagnosticado com melanoma de coroide (tumor nos olhos), em 2013, agora luta contra metástases no fígado, mobiliza milhares de pessoas nas redes sociais. Vinicius Cerioni, de 28 anos, morador da cidade de São Roque (SP), precisa de um tratamento considerado novo no Brasil e que somente é realizado em um hospital da capital paulista, com custo aproximado de R$ 114 mil. Valor este que nem o jovem e sua família possuem para arcar com as despesas.
Estou contando com a colaboração e ajuda dos meus amigos"
Vinícius Cerioni

A vida de Vinicius, que é professor de educação física e lutador de jiu-jtsu, mudou completamente a partir de julho deste ano, quando teve o globo ocular do olho direito retirado por conta da melanoma de coroide, diagnosticada no ano passado. "Desde a descoberta da doença, nós [ele e parentes] sabíamos da possibilidade de haver metástases no fígado, o que realmente foi comprovado nos últimos exames de imagem realizados na semana passada. Para isso, estou contando com a colaboração e ajuda dos meus amigos", explica o jovem que está confiante em sua recuperação.

Como a doença foi considerada grave pelos médicos, Vinícius iniciou o tratamento no hospital de São Paulo logo após o diagnóstico da metástase no fígado, há poucas semanas. Ele foi submetido a cinco sessões de quimioterapia na unidade. A família afirma que não tem condições financeiras de arcar com o custo total do tratamento.
Fernanda é uma das pessoas que está cuidando
da campanha no Facebook (Foto: Arquivo Pessoal)

Por conta disso, a necessidade do jovem acabou mobilizando não só os seus amigos, como toda a comunidade de São Roque, por meio das redes sociais, que criaram uma página com o intuito de arrecadar fundos para ajudar no tratamento de Vinny, como ele é conhecido pela cidade. A namorada dele, Fernanda Marcolino, que está encabeçando a campanha, conta que, inicialmente, a família entrou na Justiça para que o plano de saúde de Vinícius arcasse com os custos do tratamento, mas o pedido foi recusado. "Eles não se sensibilizaram com a situação. Então, como trata-se da saúde dele, não podemos perder tempo e tudo está sendo feito de forma particular. Por isso, precisamos da ajuda, já que a família está endividada e sem condições de bancar as despesas".

O tratamento de Vinny consiste, além de sessões de quimioterapia, o uso de um medicamento, considerado novo em casos com o do jovem. "Ele fez mais uma sessão de quimioterapia na segunda-feira (13 de outubro) e logo que as plaquetas dele melhorarem ele já vai fazer o uso do remédio novo. Assim ele já iniciaria a imunoterapia e, somente depois, o médico irá agendar a cirurgia no fígado, que também é considerado um procedimento inédito no país e que somente é feita pelo cirurgião do hospital de São Paulo", explica Fernanda.

Alunos de uma academia se reuniram com o intuito de arrecadar dinheiro em prol do tratamento de Vinny (Foto: Arquivo Pessoal)

Por meio da página, toda a comunidade de São Roque, que se sensibilizou com o caso de Vinny, passou a se organizar para arrecadar o dinheiro necessário para o tratamento do jovem. A designer de interiores Ana Gabriela Garcia, que é amiga de Vinny, explica que estão sendo usadas várias formas de arrecadação. "Estamos fazendo rifas, bingos, organizando, por exemplo, o 'Dia do Lava Rápido' ou o 'Dia na Academia', quando empresários da cidade revertem todo o lucro do dia para ajudar o Vinny. Mas também estamos promovendo vários eventos beneficentes, até com o apoio músicos regionais", frisa.

A campanha, intitulada "Força Vi" nas redes sociais, já recebeu mais de 4,5 mil curtidas, número que tem aumentado gradativamente por conta do trabalho dos voluntários em ajudar o jovem a conseguir bancar os custos do seu tratamento. "Quem quiser ajudar, de alguma forma, é só entrar na página e falar com a gente. Na página também estamos deixando as pessoas a par do estado de saúde do Vinny, para que todos possam acompanhar o andamento do tratamento", conta a namorada do jovem.

"Ele é muito querido por todos, super ativo, e é muito estranho vê-lo assim. Mas o bom é que ele não perde o excelente humor e até saiu do hospital, depois das primeiras sessões de quimioterapia, fazendo piadas", finaliza Fernanda que espera que através do apoio dos amigos Vinny consiga arcar com as despesas do tratamento e, principalmente voltar, em breve, a ter uma vida mais saudável.

Vinícius, que é lutador de jiu jitsu, está confiante em sua recuperação (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário