O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), participou do evento e, inclusive, inaugurou a pista ao chegar ao aeroporto de helicóptero. O voo inaugural foi realizado às 13h.
A obra foi anunciada pela empresa JHSF em 2013 com a expectativa de ser utilizada durante a Copa do Mundo de 2014. A autorização para exploração da área foi dada em agosto do mesmo ano.
Após embargos por riscos ambientais, a empresa, por meio de liminares, concluiu a obra com investimento de R$ 600 milhões. A principal pista tem quase 2,5 quilômetros, maior que a de Congonhas, por exemplo.
A infraestrutura tem capacidade para receber 200 mil pousos e decolagens por ano, uma média de 22 por hora. A ideia é receber aeronaves de voos nacionais e internacionais para desafogar os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e o Campo de Marte, em São Paulo.
O aeroporto executivo foi planejado como parte do complexo comercial Catarina, composto também pelo outlet, que pretende impulsionar a economia local e gerar centenas de empregos diretos e indiretos. Segundo Doria, pelo menos mil empregos serão ofertados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário