terça-feira, 24 de março de 2020

Ministério da Saúde disponibiliza aplicativo sobre o coronavírus para sistema Android e IOS

Dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e notícias oficiais sobre o coronavírus em um só lugar. Para conscientizar e informar a população, o Ministério da Saúde disponibilizou o aplicativo Coronavírus-SUS. O app é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android e IOS.
O aplicativo permite que o usuário busque unidades de saúde próximas, utilizando o serviço de geolocalização do celular. Basta tocar em um dos ícones para conferir informações sobre os postos de saúde, como o endereço completo e telefone para contato.

Com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, foi disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer usuário pode confirmar a veracidade de notícias e imagens recebidos pelo WhatsApp (61) 99289-4640, por meio do site ou pelo Disque Saúde 136.

Prevenção - Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

Para a limpeza doméstica, o ministério recomenda a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Ministério da Saúde

sábado, 21 de março de 2020

Vacinação contra a gripe começa no dia 23, para idosos e profissionais da saúde

Foto Noticia Principal GrandeAcompanhando o calendário nacional, a campanha de vacinação contra a gripe tem início na próxima segunda-feira (23), em São Roque. Na primeira fase serão vacinados idosos (com mais de 60 anos) e trabalhadores de saúde, que estão na linha de frente de atendimento à população.

A aplicação será feita em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. No Centro vai ser concentrada no prédio da Vigilância em Saúde, em frente à Praça da República.

É necessário levar a carteira de vacinação e, no caso de profissionais, documentação que comprove essa condição.

Outros públicos
De acordo com o Ministério da Saúde a partir do dia 16/04 o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas; a partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, e mulheres que deram à luz, recentemente.

No dia 9 de maio é acontece o Dia D de imunização em todo o país.

terça-feira, 17 de março de 2020

As 18 dúvidas mais frequentes sobre o coronavírus publicadas em vários meios de comunicação no Brasil e no mundo


O que é o novo coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.
Quais são os sintomas?
Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. O Ministério da Saúde estima que os pacientes mais jovens são os mais passíveis de não apresentar qualquer sinal da doença.
Qual o período de incubação do vírus?
De acordo com a OMS, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. O mais comum é a manifestação por volta de cinco dias. Mas há pessoas que não apresentam sintomas.
Quais são os maiores problemas e os públicos mais vulneráveis?
A OMS calcula que 1 em cada 6 pacientes pode ter um agravamento do quadro, com dificuldades respiratórias sérias. No início de março, a taxa de letalidade era de 3,5%. Mas o Ministério da Saúde suspeita que pode ser menor, em razão de haver subnotificação dos casos em alguns países. Os públicos mais vulneráveis são idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares).
Como ocorre a transmissão?
O contágio ocorre a partir de pessoas infectadas. A doença pode se espalhar desde que alguém esteja a menos de 2 metros de distância de uma pessoa com a doença. A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser repassados por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas pelo infectado.
O novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar?
O novo coronavírus não é transmitido pelo ar a menos que um indivíduo chegue próximo a um paciente infectado a ponto de as formas de contaminação serem possíveis.
É possível pegar o Covid-19 de alguém sem sintomas?
De acordo com a OMS, as chances são pequenas, pois o vírus é transmitido por saliva, espirro, tosse ou catarro, elementos mais presentes quando uma pessoa está com gripe.
Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?
Não. Não há evidência de que animais de estimação como gatos e cachorros tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa a Covid-19.
Quanto tempo o vírus pode durar em uma superfície?
A OMS informa que não há um tempo determinado, podendo ser de algumas horas a alguns dias. Pode haver diferença também em razão de condições como a temperatura. Por isso, caso alguém suspeite da contaminação de uma superfície ou objeto, a orientação é aplicar desinfetante.
Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?
O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:
  • lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
  • evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • ficar em casa quando estiver doente;
  • usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
  • não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
O uso de álcool gel para prevenção ao coronavírus é eficaz?
Sim. De acordo com o Conselho Federal de Química, o álcool gel é “eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico para a pele”. O grau alcóolico recomendado para o efeito é de pelo menos 70%.
Preciso usar máscara para me proteger?
A máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus. Ela deve ser utilizada por quem apresenta sintomas da doença, pois previne que alguém infectado espalhe o vírus e venha a contaminar outras pessoas. O uso também é recomendado para pessoas que tenham contato com indivíduos com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Máscaras também devem ser usadas por profissionais de saúde que atuem em locais com pacientes com suspeitas ou sintomas. Após o uso, a orientação é descartar a máscara em local adequado e lavar as mãos.
Estou com tosse, febre e dores. Preciso fazer exames para detectar se estou com Covid-19?
Pessoas que apresentem sintomas da doença devem procurar orientação médica, em especial, os postos de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 42 mil postos de saúde espalhados pelo país são capazes de atender 90% dos casos de coronavírus. Estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam ser atendidos nesse nível de atenção. A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza. A partir do relato do paciente é que o médico decidirá sobre a necessidade de se fazer o teste para Covid-19. Atualmente, a recomendação das autoridades sanitárias é que sejam testados apenas os pacientes com sintomas respiratórios e que tenham tido contato com alguém infectado ou que tenham viajado para uma região onde há transmissão da doença. O exame só pode ser feito com solicitação médica. Ele é feito por hospitais públicos e privados e confirmado por laboratórios de referência espalhados pelo Brasil. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que os planos de saúde deverão cobrir os testes realizados na rede privada.
Que instituições podem realizar os testes para Covid-19?
O teste é realizado após avaliação clínica do médico e a pedido dele. A pessoa deve procurar os postos de saúde mais próximos. Até a próxima semana, todos os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) do país estarão aptos a realizar a testagem para o coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. A capacitação dos laboratórios estaduais está sendo realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e integra o esforço nacional de vigilância e monitoramento dos casos de coronavírus. Atualmente, além dos laboratórios de referência nacional para testagem do coronavírus, a Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, os laboratórios centrais de São Paulo, Pará, Goiás e o Rio Grande do Sul já foram capacitados e estão testando para a doença.
Existe tratamento para a doença?
Segundo a OMS, 80% das pessoas se recuperam sem precisar de tratamento especial. Não há uma medicação que elimine o vírus. Mas há tratamento para mitigar o avanço da doença e diminuir o desconforto.
Antibióticos ou vitamina D previnem ou curam o novo coronavírus?
Não. Antibióticos não atuam contra o vírus. Da mesma forma, não há evidências científicas que atestem qualquer impacto sobre o vírus de doses de vitamina D.
Voltei de uma viagem internacional e visitei um país com casos de coronavírus. O que preciso fazer?
Caso apresente sintomas, procure uma unidade de saúde e informe a situação para receber orientação médica. A recomendação do Ministério da Saúde é esperar pelo menos 14 dias para avaliar a evolução do quadro de saúde.
O álcool gel é mais eficiente do que lavar as mãos?
Segundo o Ministério da Saúde, o álcool gel tem a vantagem de não apenas higienizar as mãos, mas também objetos com o qual a pessoa teve contato. Isso é especialmente importante para objetos e superfícies compartilhadas por várias pessoas, como em locais de trabalho. Contudo, na higienização das mãos, o ato de lavá-las corretamente (por bastante tempo e de forma detalhada, entre os dedos e debaixo das unhas) é suficiente. A orientação do ministério é que esse procedimento ocorra diversas vezes ao dia. Quem desejar aplicar também o álcool gel ganha um reforço a mais na proteção, mas esta não é uma condição para a higienização das mãos. 

Equipe do Grêmio União Sanroquense sagrou-se campeã da III Copa São Roque Beach Soccer

A final ocorreu na noite da última sexta-feira, dia 13, na Avenida Bandeirantes.
O GUS ganhou do time Real Capoava nos pênaltis. No tempo normal de jogo, o placar ficou em 3 a 3 e na prorrogação em 1 a 1.
A decisão foi para os pênaltis e o atleta Airton converteu em gol sua cobrança e o goleiro André fez uma grande defesa na cobrança do adversário. Marcaram para o GUS Willian (2) e Igor (2).
O time gremista é comandado pelo jogador e técnico Luizinho e com esse título, o GUS conquista o bicampeonato, pois em 2018 também levantou a taça de campeã do torneio.
Parabéns aos atletas pelo desempenho.

Novas determinações do Governo Municipal para enfrentamento ao Coronavírus em São Roque - SP

O prefeito Claudio Góes coordenou reunião para tratar das novas medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus, em São Roque. Ficou determinado que:
  1. - A partir de hoje (17), os funcionários públicos municipais com mais de 60 anos, com exceção dos que atuam nas áreas de segurança pública e saúde, deverão trabalhar em sistema home office (em casa);
  2. - Todos os eventos e atividades coordenadas pelo Departamento de Cultura, a exemplo do Projeto Guri, estão suspensos pelo prazo inicial de 15 dias. A Brinquedoteca e a Biblioteca serão fechadas neste período;
    - Eventos esportivos, a exemplo da Corrida de Aleluia, Campeonatos Municipais e outros estão adiados. Assim que definidas novas datas, serão comunicadas;
    - Todas as atividades da Divisão de Esporte (escolinhas, oficinas, projetos...) estão suspensas pelo prazo inicial de 15 dias;
    - Por meio de Decreto, a Administração Municipal orienta, neste momento, a atenção do setor privado, associações, igrejas, casas noturnas, clubes e afins, que suspendam as atividades que aglomerem pessoas.
  3. - Eventos esportivos, a exemplo da Corrida de Aleluia, Campeonatos Municipais e outros estão adiados. Assim que definidas novas datas, serão comunicadas;
  4. - Todas as atividades da Divisão de Esporte (escolinhas, oficinas, projetos...) estão suspensas pelo prazo inicial de 15 dias;
  5. - Por meio de Decreto, a Administração Municipal orienta, neste momento, a atenção do setor privado, associações, igrejas, casas noturnas, clubes e afins, que suspendam as atividades que aglomerem pessoas.

No último sábado (14), foi divulgada as primeiras medidas municipais de restrições visando o combate ao Covid-19, entre elas paralização gradativa das aulas na EMEIs, EMEFs e Creches, com suspensão a partir do dia 23/03; suspensão das atividades do CCI a partir de hoje; cancelamento dos cursos e balcão de roupas do Fundo Social e reagendamento dos eventos que estavam previstos para o período de 16/03 a 30/03.

Os demais serviços ofertados pela Prefeitura continuam, normalmente. O Departamento de Saúde está adotando medidas adicionais de prevenção e orientação, em todos os seus serviços.
As reuniões e tomadas de decisões sobre o assunto são diárias, observando o quadro de circulação do vírus e às determinações do Governo do Estado, por isso, fique atento aos nossos canais oficiais de comunicação para novas informações.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Cidades da região anunciam medidas de prevenção ao coronavírus

Todos os eventos programados pela prefeitura de São Roque entre segunda-feira (16) e o dia 30 deste mês serão suspensos ou reagendados. Em Araçariguama, velórios serão feitos na parte externa para evitar aglomerações.
Algumas medidas preventivas serão tomadas em São Roque (SP) devido à pandemia de coronavírus. Como uma das medidas, a partir do dia 23, as aulas nas escolas municipais serão suspensas. (Confira as escolas da região com aulas suspensas)

Além disso, todos os eventos programados pela prefeitura entre segunda-feira (16) e o dia 30 deste mês serão suspensos ou reagendados. As atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) também serão suspensas a partir de segunda-feira.

No Fundo Social da cidade, serão paralisados os cursos e balcão de roupas. Outros atendimentos funcionarão em horário reduzido e, por isso, a prefeitura orienta que os moradores entrem em contato pelo telefone (11) 4784-8526.

Os serviços da prefeitura, postos de saúde, hospitais funcionarão normalmente.

Araçariguama
Em Araçariguama (SP), ações também serão tomadas para prevenir que apareçam casos da doença na cidade.

Um decreto foi anunciado na sexta-feira (13) com as medidas adotadas pela prefeitura como, por exemplo, a proibição de eventos com aglomeração de pessoas.

Um dos itens do decreto estabelece inclusive, que os velórios serão feitos em uma parte externa para evitar aglomerações em espaço fechado.

Segundo o artigo do decreto, "área interna do velório municipal permanecerá fechada, ficando a realização do funeral na sua área externa, a fim de evitar a aglomeração de pessoas e possível transmissão do novo coronavírus (COVID-19)", estabelece o documento.

Além disso, as atividades escolares também estão suspensas na cidade.

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte:

quinta-feira, 12 de março de 2020

Prefeitura de São Roque lança Projeto de Atletismo gratuito para crianças, neste sábado

A Divisão de Esportes (DE) da Prefeitura Municipal de São Roque lança, na manhã deste sábado (14), a partir das 9:30 horas, o Projeto “Atletismo e Cidadania”, com aulas gratuitas para público de 6 a 12 anos.
O Projeto, que tem parceria com a Empresa Gerdau e Instituto Três Colinas de Esporte, Educação e Cultura, oferece material para iniciação desportiva, uniformes para os alunos, além de 1 professor e 1 estagiário.

"Com certeza é uma iniciativa que beneficiará muito nossas crianças e adolescentes, impactando na saúde, bem-estar, além de ser um potencial revelador de talentos em São Roque”, comenta a chefe da (DE), Rosane Cavasini Fernandes, a Nane.

O prefeito Claudio Góes destaca o trabalho realizado na área esportiva onde já foram retomadas diversas escolinhas, atendendo mais de 500 pessoas. “Entre eles o Voleibol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Futebol de Campo, Futebol Society, Zumba, Caminhando com Saúde e outros”, enfatiza.

Aulas e Inscrições

As aulas acontecem no Quintinão, todas as terças e quintas-feiras, de manhã, das 8 às 11 horas e à tarde, das 14 às 17horas. As turmas são enquadradas nos seguintes intervalos: das 8 às 09:30 – crianças de 6 a 8 anos; das 09:30 às 11 horas - de 9 a 12 anos; das 14 às 15:30 – de 9 a12 anos e das 14:30 às 17 horas - de 06 a 8 anos.

Inscrições diretamente no Quintinão, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Mais informações pelo fone 4712-3741.

Grêmio União Sanroquense sedia festival de Natação organizado pela APAN (Associação de Pais e Amigos da Natação de São Roque)

Neste sábado, 14 de março, o Grêmio União Sanroquense sedia, na piscina semi-olímpica, mais um Festival de Natação.

O evento é organizado pela APAN (Associação de Pais e Amigos da Natação de São Roque), e as provas começam às 10h, sendo que a partir das 09h ocorrem os aquecimentos.

De acordo com a organização, as provas serão de 25m a 100m e o torneio está previsto para encerrar às 13h.

Inscrições Abertas para os Cursos do Fundo Social até dia 13 de Março

O Fundo Social de São Roque informa que estão abertas as inscrições para os cursos de: Artesanato, Assistente de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Padaria Artesanal e Costureiro de Máquina Reta e Overloque.
 Inscrições: Até 13/03, das 10h às 12h e 13h às 16h,  no
Fundo Social  - Rua São Paulo nº 966.

Interessados apresentar: RG, e comprovante de endereço (no nome do interessado ou dos pais). 
Para o curso de costureiro de máquina reta e overloque apresentar também comprovante de escolaridade de
conclusão da 4ª série/Ensino Fundamental.

domingo, 8 de março de 2020

Confira um pouco da história das Festas de Agosto de São Roque, estado de São Paulo

As Festas de Agosto sempre foram tempo de relembrar nosso santo padroeiro e se encantar com as tradições que já fazem parte da programação festiva e religiosa deste evento que se transformou em tradição em nossa cidade, unindo são roquenses e turistas que visitam nossa cidade para prestigiar a festa e se divertir.
A Festa de São Roque
Não podemos dispor de material suficiente para chegarmos às origens das Festas de São Roque, a não ser alguns fragmentos do testamento de Pedro Vaz de Barros, o fundador, no qual ele pede que fossem celebradas missas em homenagem ao padroeiro todo o mês de agosto. Estava lançada aí a semente da fé e das tradições que suportam até hoje em nossa cidade. 

Nessa época, como a população era ainda pequena, a localidade não contava com a assistência de um padre, assim, os sacerdotes vinham de outras cidades para as celebrações religiosas.

Em 15 de agosto de 1768, a povoação foi elevada à Freguesia e passou a contar com a assistência efetiva do padre Francisco Bicudo de Siqueira, primeiro vigário a ter residência fixa no local. 


Daí em diante, os festejos dedicados a São Roque começaram a acontecer sistematicamente nos dias 15 e 16 de agosto, comemorando respectivamente a elevação do burgo à Freguesia e a festa do padroeiro.

Em 16 de junho de 1832, a Freguesia foi elevada à categoria de Vila. Nesse ano, os festejos do padroeiro revestiram-se de grandiosidade e passaram a ocorrer durante toda a semana e não apenas nos dias 15 e 16 de agosto.

Uma grande aspiração dos são-roquenses de então, tornou-se realidade:
em 1864 a Vila é elevada à categoria de Cidade. Nesse ano, além das festas do padroeiro, foi organizada uma programação especial, para marcar a conquista.

Com a necessidade da reforma da velha matriz, no início da década de 1880, o padre João Carlos Cunha, que era pároco desde 1880 resolve criar um projeto para arrecadar fundos e convoca os agricultores da época a doarem lotes de lenha para serem leiloados e doados à Paróquia. O sucesso foi tão grande, que além da reforma da igreja, conseguiu-se a aquisição da nova imagem de São Roque, trazida da França, que até hoje ocupa o nicho principal da Matriz. 

Assim, a partir de 1881, o padre Cunha, com o apoio do cidadão Quirino de Aguiar, istituiu essa manifestação que dura até hoje, com grande participação da população. 


Desde essa época, as festas tomaram um cunho eminentemente popular e a cada ano o número de visitantes se superava, tornando o 16 de agosto dia de verdadeira peregrinação dos devotos do santo à cidade de São Roque, tradição que se mantém até nossos dias.

Com o passar do tempo, as festas tomaram um rumo um pouco diferente.

A modernização mudou os costumes, mas as tradições continuam as mesmas, com as Novenas, a Entrada dos Carros de lenha, o leilão, as procissões, a missa campal, o bando precatório, a queima de fogos e as tradicionais barraquinhas que se instalam ao longo das avenidas centrais da cidade, além de muitos eventos artísticos e culturais que já fazem parte do evento.











quinta-feira, 5 de março de 2020

São Roque poderá contar com Drive Thru da rede Mc Donald´s ainda este ano

O restaurante será uma das 3 unidades mais modernas do Brasil e deve ser construída entre as Avenidas 3 de Maio e Tiradentes.
A expectativa é que, de imediato, sejam gerados mais de 60 empregos diretos, cujas vagas e critérios de preenchimento serão previamente divulgados.

Integrante do plano do Governo para atração de investimentos, geração de emprego e renda, as tratativas para a instalação tiveram início há alguns meses.

Há 15 dias uma reunião entre o prefeito, os gerentes de expansão Francisco Moraes e José Vicente Teixeira, e o empresário Cláudio Costa, Franqueado McDonald’s da região de Sorocaba, deu início ao processo documental que já se encontra adiantado. “Nos últimos anos acompanhamos o desenvolvimento da Cidade e entendemos que chegou o momento de implantarmos um drive aqui”, comentou Francisco Moraes. “Estou muito otimista com São Roque”, complementou Claudio Costa.

Claudio Góes destaca que a chegada do “Méqui” é mais um fruto do trabalho sério e de valorização do potencial da Cidade. “Com muita satisfação vemos mais um grande investidor acreditando em São Roque, assim como aconteceu com o Aeroporto São Paulo Catarina e com outras empresas que estão sinalizando interesse pelo Município. Com certeza, teremos impactos muito positivos para a economia e desenvolvimento do Município”, finalizou.

São Roque conquista 1º selo “Município Verde”, ficando entre as 12 Cidades do Estado que mais cuidam do Meio Ambiente

O Governo do Estado de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (05), evento oficial para anunciar os certificados no Programa Município Verde e Azul, premiação concedida às Cidades que mais investiram e cuidaram do Meio Ambiente, em 2019.
No ranking dos 365 municípios paulistas, São Roque ficou na 12ª posição.
Nos últimos 4 anos a Cidade deu um verdadeiro salto no Programa: em 2016 estava na 588ª posição, com nota -0,79; em 2017 passou para 285ª posição, com nota 27,21; em 2018, subiu para a137ª posição com 54,63 de nota e agora, na classificação preliminar ocupa o 12º lugar, com 91,76 pontos.

O prefeito Claudio Góes explica que a classificação é fruto das inúmeras ações desenvolvidas pela Prefeitura, sob coordenação da Div. Meio Ambiente, conforme o plano de Governo. Entre elas: programas e Educação Ambiental, instalação de biodecompositores, medidas de proteção de nascentes, lâmpadas Led na iluminação pública, melhoria na arborização urbana, operação da ETE, coletando e tratando mais de 70% do esgoto, entre outros.

Município Verde e Azul
O Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, estimulando e auxiliando as prefeituras na execução de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Cinema nos Bairros acontece neste sábado (07) em Maylasky no estacionamento da Padaria 3 Irmãos

A Divisão de Cultura realiza no próximo sábado, às 19 horas, no estacionamento da Padaria 3 Irmãos ao lado da Praça, em Maylasky, o projeto “Cinema na Rua”.
Será exibido o filme “Rio 2” que conta a estória das araras Blu e Jade que vivem felizes com seus filhos no Rio de Janeiro.
Quando seus donos, Túlio e Linda, encontram pássaros de sua espécie na Amazônia, eles decidem partir para novas aventuras na Região Norte do país. Só que nem tudo é perfeito. Nigel, o velho inimigo de Blu e Jade, está de volta para se vingar.

O evento que é aberto a toda a população, visa proporcionar o contato, principalmente das crianças com a sétima arte.

Serviço
Projeto Cinema na Rua
Data: 07/03
Horário: 19 horas
Local: Estacionamento da Padaria 3 Irmãos ao lado da Praça Central em Maylasky
Filme: Rio 2
Gratuito

quarta-feira, 4 de março de 2020

Paulistano x Grêmio e Real Capoava x La Plata: semifinais da 3ª Copa São Roque de Beach Soccer será nesta quinta (05)

Na noite da última terça-feira (03), no Centro de Lazer Bandeirantes, foram realizadas as quartas de final da 3ª Copa São Roque de Beach Soccer.
Com ótimo público presente e bons jogos foram conhecidos os semifinalistas da competição. A primeira equipe a garantir a vaga foi a do Grêmio, após vencer por 3 X 2 o Sky Park.

O Grêmio vai enfrentar o Paulistano, que garantiu a vaga goleando o Desportivo por 10X 4. A outra semifinal será entre Real Capoava, que garantiu a vaga nos pênaltis após empate em 7 X7 diante do Trem Bala. A equipe enfrenta o La Plat,a que venceu por 5 X2 o GUS/Farmais.

As semifinais serão realizadas nesta quinta-feira (05), no Centro de Lazer Bandeirantes com os seguintes jogos: às 20h, Paulistano x Grêmio e às 21h Real Capoava x La Plata.

A grande final está marcada para a próxima quarta-feira (11), às 20h.

Prestigie o esporte da nossa cidade!

segunda-feira, 2 de março de 2020

Peça teatral “Quarto de Despejo” será apresentada nesta sexta 6 de fevereiro na Brasital

A peça teatral “Quarto de Despejo” será apresentada nesta sexta-feira, 06 de fevereiro, às 20 horas, no Auditório de Música, no CECT Brasital.
O texto é baseado na obra de Carolina Maria de Jesus.

Escritora de grande importância para a literatura brasileira, porém desconhecida, Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, Minas Gerais. Mas foi numa favela em São Paulo que ela se tornou escritora e produziu a obra pela qual é conhecida até hoje: O espetáculo tem a direção de Euclides Franco e foi produzido pela Franco Produções.

Catadora de lixo e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, na segunda metade da década de 50, Carolina usava os cadernos que encontrava no lixo para escrever sobre seu cotidiano e pensamentos. Em seu diário, ela detalha o cotidiano dos moradores da favela e, sem rodeios, descreve os fatos políticos e sociais que via.

O espetáculo apresenta a vida de Carolina, uma vítima da pobreza e do desespero e o lugar imposto há quem vive na linha do limite. Em sua narrativa, Carolina descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos favelados. Seu texto é considerado um dos marcos da escrita feminina no Brasil. Hoje, seu livro está na lista dos mais vendidos e lidos no Brasil.

Os ingressos são limitados a 120 lugares e poderão ser retirados na secretária da Divisão de Cultura a partir de terça-feira, 03 de fevereiro, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Maiores informações e reservas pelo e-mail cultura@saoroque.sp.gov.br, ou pelo telefone 4784-3076. Se a lotação não estiver completa os ingressos restantes poderão ser retirados até o início do espetáculo

Serviço
Quarto de Despejo
Elenco: - Euclides Franco
Direção: - Euclides Franco
Texto baseado na obra de Carolina Maria de Jesus
Sexta-feira: - 20 horas
Indicação: 12 anos
Local: Auditório de Música – CECT Brasital
Gratuito

domingo, 1 de março de 2020

São Roque investe para se tornar Cidade Digital - O município sediará o I Fórum de Cidades Digitais no dia 19 de março


São Roque vem investindo em tecnologia para garantir maior eficiência da máquina pública. O município, que sedia no dia 19 de março o Fórum de Cidades Digitais visando fomentar a modernização das Prefeituras na região de Sorocaba, conta com diversos projetos em andamento. Segundo o diretor de Informática de São Roque, Isaías Gomes dos Santos, a meta era tirar do papel os serviços prestados, começando com a aquisição de sistemas de gestão nas secretarias. “Era muito burocrático. Começamos a tramitar no digital algumas situações que eram no papel”, lembra o diretor sobre o trabalho iniciado em 2017. “O controle de estoque da farmácia era manual. Agora tudo é informatizado”, exemplifica.

Em 2020, São Roque deve entrar para o grupo de cidades digitais no país. Uma licitação está prevista para ser lançada em março para contratação do serviço de fibra óptica, que interligará todas as unidades públicas do município. Com o projeto, destaca o diretor de Informática, a Prefeitura ganhará em agilidade, possibilitando a implantação de outras propostas como a telefonia digital e o fornecimento de internet gratuita em pontos da cidade.

Outro projeto em andamento no município foca na segurança pública. Na semana passada, São Roque entregou à Guarda Municipal uma central de videomonitoramento, integrada ao sistema DETECTA da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que permite a leitura de placas de veículos em situação irregular. Somado a isso, a iniciativa prevê a integração das câmeras privadas do município. “Com isso vamos ter uma inteligência efetiva”, frisa.

Fórum em São Roque - O diretor de Informática ressalta que o Fórum de Cidades Digitais, marcado para o dia 19 de março, em São Roque, será importante para mostrar aos gestores públicos o que é possível inovar nas administrações municipais de forma acessível. “Os eventos que participei trouxeram ideias possíveis de se implantar em Prefeituras pequenas. Será importante para mostrar o que temos e conhecer ferramentas”, analisa.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba será realizado no Hotel Cordialle, por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura de São Roque. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/saoroque. O diretor da RCD, José Marinho, explica que que o encontro favorece a troca de experiências, colocando as Tecnologias da Informação e Comunicação como imprescindíveis para o desenvolvimento socioeconômico das cidades. “Facilita o planejamento das cidades, mostrando exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para resolver os problemas e melhorar a vida das pessoas”.
O I Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba tem o patrocínio ouro da 1Doc e Sonner; prata da Instar e Sigma Telecom; e apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest) e Hotel Cordialle.

Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Sorocaba
19 de março, em São Roque
Credenciamento: 8h
Abertura: 9h
Local: Hotel Cordialle (Rua Sotero de Souza, 500 – Centro)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades
http://forum.redecidadedigital.com.br/saoroque
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812


Fonte:

São Paulo criou o centro de contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus.

Clique na imagem abaixo
para fazer o dowload do
Informativo Corona Vírus em P.D.F.