sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Caravana de Natal da Coca-Cola desfila em São Roque no dia 04/12

A tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola, que existe há 15 anos, vai passar por São Roque no dia 04 de dezembro, percorrendo as principais ruas do Centro, a partir das 20:30 horas.
Os caminhões vermelhos e iluminados e a equipe do Papai Noel farão as paradas em locais cuidadosamente escolhidos para interações com o público. 

“A intenção da Caravana é oferecer a comunidade e aos turistas um momento mágico para ficar guardado na memória. Queremos envolver as pessoas por meio de luzes, cores e músicas, além de dar uma cara nova para as cidades”, afirma Cristiano Biagi, diretor-presidente da Sorocaba Refrescos.

A companhia realizará algumas atividades nos locais das paradas da Caravana, como o sampling Coca-Cola Café e/ou Fanta, backdrop Coca-Fanta com o boneco Cocão e pulseiras para foto com a família.

Confira o percurso:

ENDEREÇO
1  - Av. São Manoel
2  - Rua Santa Rosália à esquerda
3  - Rua São Sebastião à esquerda de
4 - Rua Santa Madalena à esquerda de 300 até 85
5 - Rua Santa Pedrina à esquerda
6 - Rua Santa Emília à direita
7  -Trevo Raposo Tavares à direita
8 - Rua São Paulo
9  - Rua Mal Theodoro da Fonseca à direita
10 - Rua 15 de Novembro
11 - Rua Monsenhor Silvestre Murari
12  - Rua 7 de Setembro à esquerda
13 - AV. Antonino Dias Bastos à direita
14 - AV. Brasil à esquerda
19 - AV. Bernardino de Lucca à esquerda

Futebol de Campo: Sub 11 e Sub 13 do G.U.S sagram-se campeões do Torneio CUP São Roque

As finais foram realizadas no último final de semana, 23 e 24 de novembro, nos campos da Vila Nova e Campininha. Os times gremistas enfrentaram a escolinha do Corinthians de Aricanduva. O Sub 11 venceu por 3x1 e o Sub 13 por 2x1.

Sob o comando do técnico e professor Luiz L. Claro Neto, a molecada se superou e deu um show à parte nas finais. “Além dos troféus de campeões, os jogadores Rodrigo e Gabs levaram o título de goleiros menos vazados na categoria Sub 13, já João Viva da categoria Sub 11 conquistou o troféu de goleiro menos vazado, ainda no Sub 11, o título de artilheiro do campeonato ficou com Lucas Rosa”, informa Luizinho.
A Diretoria do GUS parabeniza aos atletas, técnico e familiares pelas vitórias.

Equipe de Ginástica Rítmica de São Roque conquista 4 medalhas e 1 troféu em Capivari

A equipe de Ginástica Rítmica de São Roque participou, no domingo (24), da Copa Iniciação de Ginástica Rítmica na cidade de Capivari/SP.
As atleta Larissa Rodrigues, Biatriz Proença, Renata Barreiro , Cintia Soares , Giovana Tanzi , Gabriela Oliveira , acompanhadas pela técnica Michelle Carlassara, fizeram bonito e as apresentações renderam 4 medalhas e 1 troféu para a nossa cidade.

A Copa Iniciação de Ginástica Rítmica, contou com atletas de diversas cidades da região: Capivari, Piracicaba, Mogi Guaçu, Holambra, Amparo, São Roque, Hortolândia, Saltinho, Bauru, Serra Negra, Jundiaí, Ribeirão Preto, Santa Cruz das Palmeiras, Sorocaba, entre outras.

1º lugar individual - Beatriz Proença no Arco/mirim
1º lugar individual - Larissa Rodrigues na Fita/adulto
1º lugar conjunto - Larissa, Renata , Cintia, Giovana e Gabriela com 5 bolas/adulto
5º lugar individual - Giovana Tanzi na maça/Infantil
E o conjunto ganhou um troféu destaque com a melhor nota na execução artística

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

27 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer - O que é o câncer, causas, tipos, prevenção e tratamento

No dia 27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada com o objetivo principal de levar informação sobre a doença para todas as parcelas da sociedade. Essa data foi instituída em dezembro de 1988 por meio de uma portaria do Ministério da Saúde .
A importância da criação dessa data está no fato de que o câncer mata milhões de pessoas todos os anos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, apenas em 2018, surgiram quase 600 mil novos casos de câncer.

→ Afinal, o que é o câncer?

O câncer pode ser definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela multiplicação de células de maneira incontrolável e desordenada, formando tumores. Essas células multiplicam-se e invadem órgãos, podendo, inclusive, atingir outras partes que não a sua de origem. Essa última situação é denominada de metástase.

→ Quais são as causas do câncer?

O câncer apresenta causas variadas que envolvem fatores genéticos e também ambientais. Entre os fatores ambientais, que incluem aspectos do meio em que vivemos e nossos hábitos de vida, podemos citar a radiação solar, uso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo, hábitos alimentares pouco saudáveis e comportamento sexual de risco.

→ Quais são os principais tipos de câncer que afetam a população brasileira?

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, mas nem todos ocorrem na população com a mesma frequência. Entre os tipos mais frequentes em nosso país, podemos citar o câncer de próstata, de mama feminino, cólon e reto, de pulmão, de estômago, do colo do útero, da cavidade oral, do esôfago, leucemia, linfoma não Hodgkin, linfoma de Hodgkin, de tireoide, do sistema nervoso central, de bexiga, de laringe, de ovário e de pele.
O câncer mais frequente no Brasil é o de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), esse tipo de câncer representa 25% de todos os tumores malignos registrados em nosso país. Depois do câncer de pele não melanoma, em mulheres, o câncer mais comum é o de mama. O segundo mais comum em homens é o de próstata.

→ É possível prevenir-se do câncer?

Por possuir causas variadas, não existe uma forma verdadeiramente eficaz para prevenir o câncer. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis pode diminuir significativamente os riscos de desenvolver essa doença.
O Inca criou um folheto informativo com algumas dicas preciosas que podem diminuir a incidência do câncer. Entre os pontos importantes apontados pelo Instituto, podemos citar o fim do tabagismo e uma alimentação saudável. Além disso, é importante fazer exercícios, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, não se expor ao sol sem proteção, fazer higiene dos dentes e da língua e fazer os exames preventivos regularmente.

→ Existe tratamento para o câncer?

O câncer possui tratamento e, quanto mais precocemente descoberto, maiores são as chances de cura. Entre as medidas adotadas após a descoberta dessa doença, destacam-se:
Radioterapia: Técnica em que se utiliza radiação para destruir o tumor ou controlar o aumento das células cancerígenas. Ela pode ser feita isoladamente ou em combinação com outro tipo de tratamento.
Quimioterapia: Técnica em que medicamentos são usados para combater o desenvolvimento do tumor. Esses medicamentos, infelizmente, também afetam células saudáveis, o que desencadeia alguns efeitos colaterais desagradáveis, como perda de cabelo, náusea, vômitos e dores.
Cirurgia: Tratamento baseado na retirada parcial ou total do tumor cirurgicamente.
Transplante de medula óssea: Técnica realizada em pessoas em que o câncer atinge células do sangue. O tratamento consiste na transferência de células normais de medula óssea de um doador para o doente.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/27-novembrodia-nacional-combate-ao-cancer.htm

PAT divulga vagas de empregos disponíveis em São Roque - 26/11/2019


O Candidato deverá trazer: Cartão Cidadão (ou PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho;
Horário de Atendimento de Seg. a Sexta-Feira das 8h30 às 16h;
Este serviço não necessita de agendamento

As vagas são atualizadas diariamente e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, consultas e informações pessoalmente no PAT

CARGOS
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA
AÇOUGUEIRO
ENS.MÉDIO
6 MESES
AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA
ENS.MÉDIO
6 MESES
ASSISTENTE DE VENDAS
ENS. MÉDIO
6 MESES
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO INC.
***
AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO INC.
***
AUXILIAR CONTÁBIL
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE PESSOAL(ESTÁGIO)
ENS. MÉDIO
6 MESES
BALCONISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
CASEIRO
***
6 MESES
CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA
ENS. MÉDIO
6 MESES
CONTROLADOR DE TRÁFEGO(LOGISTICA)
ENS. MÉDIO
6 MESES
CUIDADOR DE IDOSOS
ENS. FUNDAMENTAL
***
FARMACÊUTICO
SUPERIOR
***
FARMACÊUTICO
SUPERIOR
6 MESES
GERENTE DE RESTAURANTE
ENS. MÉDIO
6 MESES
INSTRUTOR DE INFORMÁTICA
SUPERIOR
***
MOTORISTA AUXILIAR (CARRO)
ENS. FUNDAMENTAL
***
OPERADOR DE EMPILHADEIRA
ENS. MÉDIO
6 MESES
VENDEDOR COMÉRCIO VAREJISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
SUBGERENTE DE RESTAURANTE
ENS. MÉDIO
6 MESES

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Encontro de viticultura e enologia em Jundiaí voltado à produtores e entusiastas de um bom vinho com inscrições gratuitas

Estão abertas as inscdiaírições gratuitas para o 2º Encontro Técnico de Viticultura e Enologia do Sudeste, que será realizado em uma adega de Jundiaí (SP) nos dias 29 e 30 de novembro.

A programação dos dois dias é gratuita e aberta a todos os públicos, mas quer mobilizar, principalmente, produtores e entusiastas de um bom vinho.

São esperados mais de 300 participantes de todo o sudeste. Na edição de 2018 participaram mais de 200 produtores de uva e vinho.

Ao longo do encontro serão abordadas soluções diferenciadas do plantio da uva e de novas visões de mercado, apresentadas pelo agrônomo e enólogo chileno Cristian Sepúlveda, considerando as atuais colheitas de inverno em solo brasileiro.

Fonte: 

Projeto Guri abre 50 vagas com inscrições até 06/12/2019


O Projeto Guri, Polo São Roque, estará com as matrículas abertas para o primeiro semestre de 2020. As inscrições serão de 25/11/2019 à 06/12/2019, no Polo São Roque, localizado na Av. Araçaí, 250, Centro, São Roque – SP (Brasital – Divisão de Cultura), de segunda a sexta-feira das 9 horas às 17 horas, na secretaria da Divisão de Cultura ou com a coordenadora do Polo.
As aulas são GRATUITAS para crianças e adolescentes entre 8 a 18 anos e acontecem toda Segunda e Quarta-feira, no período da tarde.

Vagas:
Eufônio: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1

Trombone: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1

Trompa: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1 em cada horário

Trompete: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 1 18 anos – vagas 2

Tuba: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1 em cada horário

Clarinete: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 9 a 18 anos – vagas 1 no primeiro horário e 2 no segundo

Saxosofone Tenor: horário 13.30 às 14.30 – idade 12 a 18 anos – vagas 1

Viola: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 4 no primeiro horário e 2 no segundo

Violino: 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 14 no primeiro horário e 4 no segundo

Contrabaixo Acústico: horário 13.30 às 14.30 – idade 12 a 18 anos – vagas 1

Violoncelo: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 6

Percussão: horário 13.30 às 14.30 – idade 8 a 18 anos – vagas 8

No ato da matrícula é necessário estar com os seguintes documentos:
• Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do/a aluno/a;
• Declaração de Matrícula escolar 2019;
• 1 Fotos 3x4 atuais do/a aluno/a;
• Cópia do comprovante de endereço atual;
• Cópia do RG, CPF ou CNH do/a familiar ou responsável.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Clube Atlético Paulistano (CAP) é o campeão da 1ª divisão no Campeonato Municipal de Futebol Amador 2019

Na tarde do último domingo (24) aconteceu no Estádio Quintino de Lima em São Roque (SP) a grande final do Campeonato municipal de futebol amador da 1ª divisão de São Roque entre as equipes do Clube Atlético Paulistano e União Borussia E.C.

Em um jogo emocionante onde o Paulistano marcou primeiro e levou a vantagem de um gol até os instantes finais da partida quando o União Borussia conseguiu o empate levando a disputa para as cobranças de penaltis.
Nos pênaltis o Paulistano venceu por 3 x 1 e levantou a taça de Campeão!

Feira Agroecológica acontece todas as quintas das 8h00 as 12h00 na Estação Experimental

A feira acontece na UPDAE (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica), mais conhecida como Estação Experimental, na Avenida Três de Maio n° 900, bairro Cambará, todas as quintas feiras entre 8h e 12h. 

A diferença básica entre a feira convencional e a feira agroecológica está no fato dos produtores envolvidos firmarem um acordo em desenvolver sua produção agrícola sem o uso do adubo químico ou agrotóxico. Afinal o uso destes produtos traz o mal não só para os consumidores, como também para o produtor que acaba fazendo o uso indiscriminado.

Vamos entender o que é a agroecologia. Segundo o primeiro termo da lei estadual n°16.684, define a agroecologia como o campo do conhecimento transdisciplinar que estuda os agro ecossistemas, visando ao desenvolvimento equilibrado das relações entre capacidade produtiva, equilíbrio ecológico, eficiência econômica, equidade social e uso e conservação da biodiversidade e dos demais bens naturais, por meio da articulação entre conhecimento técnico-científico, práticas sociais diversas e saberes e culturas populares e tradicionais.

A feira tem o propósito de reunir os produtores agroecológicos, sendo composta por produtores em algumas modalidades: em transição agroecológica, que participam de uma OCS (Organização de controle Social) ou que já possuem certificação orgânica.

Para os produtores convencionais que desejam fazer a transição para a agroecologia, existe o protocolo criado pelo governo do estado de São Paulo em parceria com organizações da sociedade civil que passou a ser ofertado aos municípios, que proporciona acompanhamento técnico aos que desejam migrar pra agroecologia.

Para quem deseja mais informações, entrar em contato direto com a divisão de desenvolvimento rural através do telefone: 4712-4083 ou e-mail: desenvolvimentorural@saoroque.sp.gov.br

Prefeitura anuncia a demolição do pontilhão da Rodovia Quintino de Lima

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã (25), no Gabinete Municipal, o prefeito Claudio Góes, juntamente aos vereadores da base do Governo, anunciou mais uma importante obra: a demolição do pontilhão férreo, com alargamento de via, no Km 1 da Rod. Quintino de Lima
A liberação para a abertura foi dada na última sexta-feira (22), por meio de ofício/resposta enviado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com aval da Rumo Logística e do DER (Departamento de Estrada e Rodagem), indicando o acolhimento à solicitação da Prefeitura de São Roque.

O alargamento é uma antiga reivindicação da população já que o trecho é bastante perigoso. Além disso, a estrutura do pontilhão também se encontra comprometida, com laudos de risco, emitidos pela Defesa Civil e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado).

Na coletiva, Góes destacou o impacto na segurança de pedestres e fluxo de veículos. Também apresentou o processo iniciado em 2017, com as documentações protocoladas e reuniões nas diversas áreas técnicas do Governo Estadual, CPTM e Rumo. “Foi um trabalho técnico e político, incansável, para vencermos a burocracia. Agradeço aos auxílios dos vereadores da base e dos colaboradores como o ex-prefeito Efaneu N.Godinho, o presidente da CPTM, Pedro Moro e o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi”, ressaltou.

As obras devem começar nos próximos dias.

Acesso à Castelo e Rod. Raposo Tavares

Assim como foi com a demolição do pontilhão, a Administração Municipal também dá continuidade aos processos e cobranças ao Estado para duplicação da Rod. Lívio Tagliassachi (acesso à castelo Branco) e abertura de alças de retorno ao longo da Raposo Tavares, em nome da segurança de ambas as rodovias,

Administração inicia implantação do Canil da GCM com 3 cães Pastores

A Prefeitura de São Roque cumpre mais uma etapa do processo de aparelhamento e fortalecimento da GCM, com o início da implantação do canil municipal.
Três cães Pastores Belga Malinois foram doados para reforçar a corporação: Dino, de 6 anos; Scoth, de 9 meses e Trovão, de 7 meses.

Os cães ficaram abrigados em um hotel para pet que, gentilmente, cedeu o espaço e os serviços até que se finalize os trâmites para a instalação do canil.

Acompanhados por GCMs, Dino, Scoth e Trovão passam por treinamento e adestramento para atuarem no combate ao uso e tráfico de drogas. Recentemente, Dino identificou presença de drogas, confirmada após revista nos suspeitos, que foram encaminhados à Delegacia de Polícia. “Com faro aguçado e agilidade, os cães são essenciais para atuarem com precisão nesse tipo de ocorrência”, comenta o comandante Reginaldo Barros.

Os GCMs envolvidos na ação para trabalharem com os cães são o Subinspetor Domingues, Classe Especial Vaz e Soldado 1ª classe, Lopes.

Investimentos GCM
O Prefeito Claudio Góes destaca o investimento que está sendo feito na Guarda. “Convocamos 11 novos GCMs aprovados no concurso e, no início do ano que vem, chamaremos mais 9, totalizando 20. Estamos investindo em equipamentos, estrutura, viaturas, no canil e, em breve, também implantaremos o Grupamento Especializado de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU). Com tudo isso, temos certeza que haverá um impacto muito positivo na segurança municipal”, conclui.

Projetos da Prefeitura de São Roque incentivam instalações de novas empresas no Município

O prefeito Claudio Góes encaminhou à Câmara, na última semana, Projeto de Lei visando a concessão de direito de uso de duas áreas para implantação de empresas em São Roque. A Lei também autoriza a isenção do IPTU e de taxas referentes aos imóveis, no primeiro prazo de vigência da concessão.
O prefeito explica que a iniciativa pretende fomentar o desenvolvimento econômico, arrecadação de tributos e a geração de emprego e renda.

Ambos os imóveis se localizam no Marmeleiro tendo áreas respectivas de 4.299,48 m² e 2.889,46 m². São terrenos da Prefeitura, que se encontram ociosos, cujos zoneamentos permitem as instalações de indústria/comércio.

A concessão dos imóveis deve ser feita por licitação, obedecendo à Legislação e critérios específicos como geração de emprego em 12 meses, contratação preferencial de moradores da Cidade e incumbência das benfeitorias na área. Também são previstas diversas obrigações, estando sujeito à devolução do imóvel, em caso de descumprimento.

Os imóveis serão concedidos por período determinado e prorrogável.

Galpões em Maylasky

Também se encontra em processo a licitação para concessão de uma área de 20.991,86 m², com construção de 3.960,00 m², na Zona Industrial do distrito de Maylasky, visando a instalação de mais uma nova empresa.

domingo, 24 de novembro de 2019

NOVEMBRO AZUL e o câncer de próstata: A importância de se cuidar!

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O que é a próstata
A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.
O que é câncer de próstata?
Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.
Sintomas
A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Quando procurar o médico?
  • Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).
  • Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).
Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?
O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
 Como posso prevenir?
Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar.
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

sábado, 23 de novembro de 2019

2ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo continua até 30 de Novembro

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.
De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Finais do Campeonato Municipal de Futebol serão disputadas neste domingo

O principal campeonato de futebol de São Roque, “Municipal 2019”, chega à reta final nas três divisões disputadas. E neste domingo, 24, no Estádio do Quintinão serão conhecidos os campeões.
A primeira final será da terceira divisão, às 9 horas, entre as equipes do Acadêmicos e Jovens Talentos/Beer One. Logo em seguida, às 11h, será a vez da final da segunda divisão entre a equipe 7 de Setembro de São João Novo e Atlético Goianã.

A principal divisão, a primeira, conhecerá o grande campeão, às 15 horas, onde a tradicional equipe do Paulistano enfrentará o Borússia, que chega em sua primeira final municipal após deixar para trás alguns favoritos ao título.


O Campeonato Municipal de Futebol de São Roque 2019 tem a realização da Divisão de Esportes e Lazer da Prefeitura, em parceria com a LIDESA – Liga Desportiva Sanroquense. Prestigie a final do principal campeonato da nossa Cidade.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

PAT divulga vagas de empregos em São Roque


O Candidato deverá trazer: Cartão Cidadão (ou PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho;
Horário de Atendimento de Seg. a Sexta-Feira das 8h30 às 16h;
Este serviço não necessita de agendamento
As vagas são atualizadas diariamente e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, consultas e informações pessoalmente no PAT

\
CARGOS
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA
AÇOUGUEIRO
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
AÇOUGUEIRO
ENS.MÉDIO
6 MESES
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO
6 MESES
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO INC.
***
AUXILIAR CONTÁBIL
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO INC.
***
AUXILIAR DE ALMOXARIFADO
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE LIMPEZA
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO
ENS. MÉDIO
6 MESES
BALCONISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
BALCONISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
CASEIRO
***
6 MESES
CONTROLADOR DE TRÁFEGO
ENS. MÉDIO
6 MESES
COZINHEIRO GERAL
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
GERENTE DE RESTAURANTE
ENS. MÉDIO
6 MESES
OPERADOR DE CAIXA
ENS. MÉDIO
6 MESES
OPERADOR DE EMPILHADEIRA
ENS. MÉDIO
6 MESES
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
SUBGERENTE DE RESTAURANTE
ENS. MÉDIO
6 MESES

Segurança e mobilidade: Prefeitura de São Roque anuncia construção de rotatória na entrada da Cidade

A Prefeitura Municipal de São Roque, por meio do Departamento de Planejamento, deve dar início, nos próximos dias, à requalificação do sistema viário, com construção de uma rotatória na região do Colégio Horácio Manley Lane.
A medida visa melhorar a circulação, fluidez, segurança e mobilidade urbana.

A obra vai envolver, além da rotatória, a organização do fluxo com separação das pistas, melhoramento no sistema de drenagem e pavimentação, calçadas, paisagismo, sinalização e iluminação, numa área total de 10.060,70 m².

Ainda haverá a construção de passeio público, implantação de 2 pontos de ônibus, instalação de um relógio digital com horário e temperatura, no centro da rotatória e um totem de 8 metros sinalizando a entrada da Cidade.

O prefeito Claudio Góes deve dar a ordem de início dos serviços ainda esta semana. A empresa responsável é a CG Engenharia. A obra terá custo de R$1.694.613,16, recurso advindo do DADETUR ((Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo do Estado.

“Além de oferecermos mais segurança aos motoristas e pedestres, a requalificação também vai embelezar essa importante porta de entrada da nossa Cidade”, comenta o prefeito.

O prazo para execução da obra é de 360 dias.

Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni acontece de 20 a 24/11 na Brasital

A 10ª Edição do Festival De Teatro Estudantil Vasco Barioni acontece em São Roque de 20 a 24 de novembro de 2019 no Centro Cultural Brasital e promete fomentar a cultura teatral no município. Serão cinco (5) dias de mostra teatral nos períodos manhã, tarde e noite, com peças que discorrerão sobre os mais variados temas, quer reais contemporâneos, quer fictícios e de vieses: infantil, infanto-juvenil e adulto.
O evento tem Direção de Wesley Furquim e a comissão organizadora formada por: Anaisa, Lana, Raquel, Vinicius, Ctrl Zé, Gabriel, Nicole, Messi, Mari, Pedro e Judith.

O Festival Vasco Barioni foi instituído pela Lei Municipal 3.729 de 8 de dezembro de
 2011, mas desde 2010 – ano do seu nascimento foram mais de 70 espetáculos apresentados por grupos estudantis de São Roque e de cidades circunvizinhas.

O evento leva o nome de uma pessoa ilustre da cidade – Vasquinho como era conhecido o Vasco Barioni – nascido em 1910 e falecido em 2009 aos 98 anos. Vasco é são-roquense mesmo : nasceu, cresceu e viveu até os seus últimos dias  em São Roque. E durante toda sua vida participou de tudo – tudo o que pode ser chamado de arte. Foi pintor, músico, diretor teatral além de construir o Cine Teatro São José que foi inaugurado em 19 de março de 1951. VASQUINHO também foi o introdutor dos tapetes de rua nas procissões de São Roque desde 1975. E mais, organizou as primeiras Festas do Vinho nas décadas de 40 e 50. Foi vice-prefeito na primeira gestão do prefeito Mário Luiz. Vasco por muito tempo preservou os cenários das peças que montava e produzia. Homem solícito – sempre disposto a ajudar as demais pessoas que também produziam arte na cidade. Tornou-se PERSONA GRATA por onde passava e chegava – sim, muito conhecido, querido e respeitado por todos são-roquenses.

Todas as apresentações ocorrerão na Brasital. A programação segue anexa e a entrada será franca para todos os cinco dias. Prestigie o teatro. Lembrar é Viver !

Cine Boa Praça - Projeto traz cinema gratuito ao ar livre a São Roque, a partir de quinta-feira

De 21 a 23 de novembro, a turnê 2019 da iniciativa apresenta os filmes Dumbo, Pé Pequeno e O Bom Dinossauro. 

O primeiro encontro acontece no bairro do Saboó, a partir das 18h, com o filme Dumbo. Na sexta-feira (22/11) será exibido o filme O Bom Dinossauro, no Bairro do Carmo, enquanto no sábado (23/11), na EMEF Profª Sonia Maria Abreu Ghilardi, na Rua José Benedito Rodrigues, no bairro São João Novo, o projeto finaliza com o filme Pé Pequeno.

O projeto conta com o patrocínio da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProAC – ICMS). Neste ano os longas escolhidos possuem enredos que abordam experiências de superação, vivências de bullying, a importância da amizade verdadeira, os vínculos familiares e a tolerância às diferenças. “Muitos dos espectadores nunca tiveram a chance de estar em uma sala de cinema e a iniciativa proporciona que eles vivam essa experiência. É muito gratificante ver o sorriso no rosto e os olhos brilhando, atentos à tela. Em seis anos de projeto, colecionamos boas histórias e depoimentos emocionantes do público”, afirma Claudia Perrotta, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça.


Oficinas de cinema
À parte das exibições dos filmes e das rodas de discussão, algumas cidades recebem oficinas de cinema – nas quais é possível conhecer um pouco mais sobre o universo da sétima arte e, claro, colocar a mão na massa. Os participantes vão a ter a oportunidade de produzir um minidocumentário, que tem como pano de fundo a valorização da identidade local das comunidades de que fazem parte. O material será exibido em algumas sessões e nas redes sociais do projeto. “Nosso objetivo é inspirar o sentimento de pertencimento, estimulando as expressões culturais e seu registro pelas técnicas cinematográficas”, acrescenta Claudia.

Antes de cada sessão são realizadas atividades culturais relacionadas ao eixo temático dos filmes com o intuito de envolver especialmente as crianças e refletir sobre o enredo que será visto em sequência. Os participantes recebem premiações, que em sua maioria são livros também voltados ao tema do filme.

“Para a empresa este projeto é fundamental. Levando cultura, lazer e educação artística às comunidades onde atuamos, estamos agradecendo a essas famílias por nos receber em seus lares todos os dias, escolhendo nossos produtos. É uma das formas que encontramos de dizer ‘muito obrigado por estarem com a gente sempre’”, afirma o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi.

Depois de São Roque, o projeto segue para Votorantim e Itapetininga. O evento também já passou por Tatuí, Sorocaba, Salto, Itu e Araçariguama. A programação completa pode ser conferida no site www.cineboapraca.com.br ou no Facebook https://www.facebook.com/CineBoaPraca.

Lista dos convocados para o Programa Frente Emergencial de Trabalho Temporário

Lista dos convocados para o Programa Frente Emergencial de Trabalho Temporário – FETT - : Edital 003/2019

Thaymara Cristina A. Chang Reginaldo
Fernando Aparecido Vieira
Mauricio de Oliveira Resende
Rogerio do Nascimento
Roselia Vieira Barbosa
Sonia Regina Cabral Siminara
Viviane Lima dos Santos
Fabiana Jesus do Nascimento
Rafaela Aparecida Justo
Rosana Ferreira Campos Moreira
Ariane Aparecida Pejome Semo
Bruno Luis da Silva Soares
Ezequiel Pereira de Souza
Iraci de Fatima Suntaqui
Ana Paula Costa Rezende
Arnaldo Falcão
João Pedro Gonçalves Barbosa
Michael Ferreira dos Santos
Thierry Ferreira dos Santos
Joyce Caroline Bueno
Maria das Graças dos Santos

CCI conquista bronze no 1º Torneio Aberto de Minibol de Sorocaba e Região

O Centro de Convivência do Idoso, do Departamento de Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal de São Roque, conquistou medalha de bronze no 1º Torneio Aberto de Minibol de Sorocaba e Região. 
A competição foi realizada em Votorantim, na última segunda-feira (11).
A equipe disputou na Categoria Feminino, acima de 60 anos, com 19 participantes que praticam o a modalidade esportiva, dentro das atividades promovidas pelo CCI.

“Parabéns às nossas vitoriosas atletas e parabéns a toda a equipe do CCI pelo trabalho desenvolvido tanto na parte de convivência, social, cultural e esportiva, permitindo um envelhecer saudável aos frequentadores”, diz o prefeito Claudio Góes.
Em dezembro, a meninas também representarão São Roque nos Jogos Abertos do Interior.

Projeto Guri oferece 50 vagas em São Roque

O Projeto Guri, Polo São Roque, estará com as matrículas abertas para o primeiro semestre de 2020. As inscrições serão de 25/11/2019 à 06/12/2019, no Polo São Roque, localizado na Av. Araçaí, 250, Centro, São Roque – SP (Brasital – Divisão de Cultura), de segunda a sexta-feira das 9 horas às 17 horas, na secretaria da Divisão de Cultura ou com a coordenadora do Polo.
As aulas são GRATUITAS para crianças e adolescentes entre 8 a 18 anos e acontecem toda Segunda e Quarta-feira, no período da tarde.

Vagas:
Eufônio: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1

Trombone: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1

Trompa: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1 em cada horário

Trompete: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 1 18 anos – vagas 2

Tuba: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 1 em cada horário

Clarinete: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 9 a 18 anos – vagas 1 no primeiro horário e 2 no segundo

Saxosofone Tenor: horário 13.30 às 14.30 – idade 12 a 18 anos – vagas 1

Viola: horário 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 4 no primeiro horário e 2 no segundo

Violino: 13.30 às 14.30 e 14.30 às 15.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 14 no primeiro horário e 4 no segundo

Contrabaixo Acústico: horário 13.30 às 14.30 – idade 12 a 18 anos – vagas 1

Violoncelo: horário 13.30 às 14.30 – idade 10 a 18 anos – vagas 6

Percussão: horário 13.30 às 14.30 – idade 8 a 18 anos – vagas 8

No ato da matrícula é necessário estar com os seguintes documentos:
• Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do/a aluno/a;
• Declaração de Matrícula escolar 2019;
• 1 Fotos 3x4 atuais do/a aluno/a;
• Cópia do comprovante de endereço atual;
• Cópia do RG, CPF ou CNH do/a familiar ou responsável.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Começou hoje (18) a segunda fase da vacinação contra o sarampo em todo o país

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.
De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.