quinta-feira, 31 de outubro de 2019

PAT divulga vagas de emprego em São Roque

OPORTUNIDADES 29/10/2019O Candidato deverá trazer: Cartão Cidadão (ou PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho

Horário de Atendimento de Seg. a Sexta-Feira das 8h30 às 16h;
Este serviço não necessita de agendamento
As vagas são atualizadas diariamente e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, consultas e informações pessoalmente no 
PAT

CARGOS
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA
ATENDENTE BALCONISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO
6 MESES
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO INC.
***
ATENDENTE DE LOJA - PCD
ENS. MÉDIO
***
AUXILIAR CONTÁBIL
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO INC.
***
AUXILIAR DE ENFERMAGEM - COREN ATIVO
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE LIMPEZA
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
CASEIRO - CASAL SEM FILHOS
***
6 MESES
ENFERMEIRO
SUPERIOR
6 MESES
FISIOTERAPEUTA
SUPERIOR
6 MESES
FONOAUDIÓLOGO
SUPERIOR
6 MESES
LUBRIFICADOR DE AUTOMÓVEIS
ENS. MÉDIO
6 MESES
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
***
***
SUPERVISOR DE VENDAS
SUPERIOR
6 MESES
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
TÉCNICO
6 MESES
R

Câmara aprova contas da Administração, com parecer favorável do TCE

A Câmara Municipal de São Roque confirmou o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que aprovou as contas da Prefeitura Municipal, referentes ao exercício financeiro 2017, primeiro ano da gestão de Claudio Góes.
O prefeito comenta que a aprovação foi possível graças a uma gestão pautada na eficiência, planejamento e rigor no controle dos gastos públicos.

Ele enfatiza que tanto 2017, quanto 2018 foram anos muito difíceis e que demandaram extremo rigor para estabilizar a situação do Município, encontrado com suas estruturas financeiras e físicas sucateadas. “Aos poucos fomos colocando as finanças, os serviços oferecidos à população, a frota, a zeladoria, em ordem e ainda estamos trabalhando nisso. Paralelamente abrimos caminho para a execução de importante obras, incluindo construção de creches, pavimentações, reformas e ampliações dos prédios e outras. Muito mais está por acontecer, sempre com muito compromisso ao dinheiro público”, diz o prefeito.
Concluindo, afirma ainda que a decisão do TCE é um reflexo do compromisso e honestidade de toda a equipe administrativa, que sempre se manteve firme perante à responsabilidade fiscal.

Divisão de Cultura leva Sessões de Cinema gratuita a bairros, no final de semana

A programação gratuita vai atender na quinta feira o bairro do Saboó, na sexta e sábado o bairro Paisagem Colonial. No Saboó o evento acontece na entrada do Ginásio de Esportes da EMEIF Leônidas Antonio de Morais e começa às 18 horas. Já no Paisagem Colonial o evento será realizado no estacionamento da EMEF Tetsu Chinone e também começa às 18 horas.
O projeto conta com o patrocínio da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProAC – ICMS). Neste ano serão apresentados os longas Dumbo, Pé Pequeno e o Bom Dinossauro, que possuem enredos que abordam experiências de superação, vivências de bullying, a importância da amizade verdadeira, os vínculos familiares e a tolerância às diferenças. “Muitos dos espectadores nunca tiveram a chance de estar em uma sala de cinema e a iniciativa proporciona que eles vivam essa experiência. É muito gratificante ver o sorriso no rosto e os olhos brilhando, atentos à tela. Em seis anos de projeto, colecionamos boas histórias e depoimentos emocionantes do público”, afirma Claudia Perrotta, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça.

Antes de cada sessão são realizadas atividades culturais relacionadas ao eixo temático dos filmes com o intuito de envolver especialmente as crianças e refletir sobre o enredo que será visto em sequência. Os participantes recebem premiações, que em sua maioria são livros também voltados ao tema do filme.

“Para a empresa este projeto é fundamental. Levando cultura, lazer e educação artística às comunidades onde atuamos, estamos agradecendo a essas famílias por nos receber em seus lares todos os dias, escolhendo nossos produtos. É uma das formas que encontramos de dizer ‘muito obrigado por estarem com a gente sempre’”, afirma o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi.

Serviço: Cine Boa Praça – exibição gratuita de filmes em locais públicos
Quando e Onde:
31/10 Bairro do Saboó - Filme: Pé Pequeno
01 e 02/11 Bairro Paisagem Colonial - Filmes: 01/11 O Bom Dinossauro | 02/11 Pé Pequeno

domingo, 27 de outubro de 2019

Câmara Municipal divulga os locais das provas para os inscritos no Concurso Público que será no dia 17 de novembro

Presidente da Câmara Municipal de São Roque, vereador Mauro Salvador Sgueglia de Góes, assinou no último dia 22 de outubro, a lista de convocação dos inscritos e dos locais das provas objetivas do Concurso Público que acontece no próximo dia 17 de novembro.

Nesta oportunidade, o legislativo são-roquense deve preencher 12 vagas, sendo duas de Agentes de Operações II, para candidatos de escolaridade nível médio, e outras dez vagas para candidatos portadores de diploma de curso superior, divididas em quatro para Assistentes de Comissões, três para Oficiais Legislativos, uma para Assistente de Licitações, Compras e Contratos, e duas para Procuradores Jurídicos. Todas com carga horária de 40 horas a cumprir.

Com início às 13h, as provas acontecem em 14 escolas municipais e estaduais localizadas nas cidades de São Roque e Mairinque, cujos endereços, assim como os nomes dos candidatos regularmente inscritos e seus respectivos locais de provas, estão disponíveis clicando aqui e também no site da Vunesp (www.vunesp.com.br), empresa responsável pela realização do concurso.

É importante que os inscritos leiam as recomendações contidas na convocação para evitarem imprevistos que lhes impeçam de realizarem as provas.

Reunião discute planejamento do processo seletivo para contratação de 85 agentes para o Censo 2020 em São Roque

No ano que vem haverá processo seletivo para contratação de 77 recenseadores (Ens. Fundamental), 7 agentes censitários supervisores (Ens. Médio) e 1 agente censitário municipal (Ens. Médio).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, na manhã desta quinta-feira (24), o primeiro encontro de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, em São Roque.

Os coordenadores foram recebidos pelo prefeito Claudio Góes e, na sequência ocorreu uma reunião com representantes dos Departamentos da Prefeitura, áreas de Segurança, Comércio e Poder Judiciário, para discutir a metodologia do trabalho na Cidade.

O período regular do Censo 2020 começará em agosto e terminará em outubro do mesmo ano. Em São Roque haverá processo seletivo para contratação de 77 recenseadores (Ensino Fundamental), 7 agentes censitários supervisores (Ensino Médio) e 1 agente censitário municipal (Ensino Médio). A seleção ocorrerá entre os meses de fevereiro e março.

“Nos dispomos a auxiliar em todo o possível, considerando que o Censo é fundamental para identificar o perfil socioeconômico do Município e um importante instrumento de planejamento e implementação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento da Cidade”, comenta o prefeito Claudio Góes.

O Censo é realizado a cada 10 anos, produzindo informações atualizadas e precisas sobre o número de habitantes, condições de vida, nível de escolaridade e outros dados sobre a população de cada município, estado e país.

sábado, 26 de outubro de 2019

Prefeitura de São Roque instala desfibriladores automáticos em todas as Unidades Básicas de Saúde

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal está equipando todas as Unidades Básicas do Município com Desfibriladores Externos Automáticos (DÉA), aparelhos que são utilizados nos primeiros socorros, em situações de parada cardiorrespiratória.
O DÉA é responsável por identificar o ritmo cardíaco e indicar procedimentos para a retomada dos movimentos do coração, como massagem e até choques elétricos. Por ser auto didático, pode ser manuseado por qualquer pessoa. Mesmo assim, profissionais das UBSs foram treinado, pelo enfermeiro do 192, Léo Rodrigues, para utilizarem o equipamento.

Os aparelhos estão sendo instalados na UBSs Villágio Emília, São João Novo, Maylasky, Vila Nova, Saboó, Canguera, Goianã e Bairro do Carmo, Unidade Central (Av. Marginal) e Centro de Saúde II (prox. Rodoviária).

Os 12 DÉAs foram comprados por meio de emendas parlamentares destinadas por deputados, por intermédio de vereadores da base do prefeito Claudio Góes.

A diretora Daniela Groke comenta que muitas vezes, é nos postos de saúde que os moradores procuram os primeiros atendimentos até a chegada do serviço especializado. “Por isso, equipar as UBSs com o aparelho é fundamental, dada sua agilidade, segurança e eficiência no atendimento à pessoa em parada”, diz.

Prefeitura inaugura novo CRAS, no Centro, para atender 2500 famílias

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Bem-Estar Social inaugurou o novo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Centro de São Roque, tendo como foco a proteção à família.
O serviço foi instalado na rua Pedro Vaz, 75, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Atenderá, aproximadamente, 2500 famílias de 64 bairros. Somente o atendimento do Cadastro Único permanecerá no Paço Municipal.

A nova Unidade complementa a rede de proteção social no Município, junto aos CRAS Maylasky, S. João Novo, Paisagem Colonial e atendimento volante na região do Bairro do Carmo.

Para o diretor do Bem Estar, Laudemir Nunes, as instalações irão proporcionar mais comodidade e comportar, de forma adequada, as atividades em grupos, trabalhos e reuniões dos programas.

O prefeito Claudio Góes destaca a importância dos CRAS no sentido de oferecer melhores condições de vida às famílias e, consequentemente, ao desenvolvimento da Cidade como um todo.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PAT São Roque divulga vagas de empregos disponíveis - OPORTUNIDADES 22/10/2019

O Candidato deverá trazer: Cartão Cidadão (ou PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho;
Horário de Atendimento de Seg. a Sexta-Feira das 8h30 às 16h;
Este serviço não necessita de agendamento
As vagas são atualizadas diariamente e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, consultas e informações pessoalmente no
PAT

CARGOS
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA
ATENDENTE BALCONISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO INC.
***
ATENDENTE DE LOJA - PCD
ENS. MÉDIO
***
AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO INC.
***
AUXILIAR DE ESCRITURAÇÃO FISCAL
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR DE LIMPEZA
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
AUXILIAR DE PESSOAL - ESTÁGIO
CURSANDO RH
***
CASEIRO - CASAL SEM FILHOS
***
6 MESES
COSTUREIRA EM GERAL
***
6 MESES
LUBRIFICADOR DE AUTOMÓVEIS
ENS. MÉDIO
6 MESES
MARCENEIRO
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
MOTORISTA DE CAMINHÃO - CNH E MORAR FORA
ENS. MÉDIO
3 MESES
RECEPCIONISTA EM GERAL
ENS. MÉDIO
3 MESES

sábado, 19 de outubro de 2019

Abertas matrículas para o EJA – Educação de Jovens e Adultos

O Departamento de Educação e Cultura, da Prefeitura de São Roque, informa que as matrículas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão abertas até o dia 31 de outubro, das 8h às 16h, nas Unidades Escolares Barão de Piratininga (José Henrique da Costa, 252, Jd. Bela Vista, Cambará) e Tibério Justo da Silva (Profa. Célia Asse Jacob, 03, Maylasky).

A EJA atende o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Para se inscrever é necessário ter, no mínimo, 15 anos.

A inscrição é gratuita.

Outubro Rosa: Unidades de Saúde de São Roque têm programação especial sobre prevenção ao Câncer de Mama

Durante este mês, Unidades Básicas de Saúde de São Roque contarão com programação especial de orientação à prevenção do câncer de mama. As ações integram a Campanha “Outubro Rosa” e pretendem chamar a atenção do maior número de mulheres.

O ciclo conta com palestras nos postos de Saúde do Saboó e Maylasky, além de São João Novo e Villágio Emília que terão coleta de papanicolau com livre demanda. No dia 30 acontece o Seminário de Orientação Multiprofissional aberto à população. A atividade será das 8 às 13 horas, na Brasital.
Neste domingo (13) também acontece no Município, a Caminhada “Outubro Rosa”, realizada pela Unimed e Radmed com apoio do Fundo Social de São Roque. A concentração será às 9 horas na Praça da Matriz, seguindo até a sede da Comitiva “Brasil Poeira”.

+ de 5 mil mamografias

A Diretora do Departamento de Saúde, Daniela Groke, destaca o papel dos serviços municipais de Saúde tanto na orientação e prevenção, quanto no diagnóstico precoce da doença. “Que, geralmente, é obtido pela mamografia. De 2017 para cá, já realizamos mais de 5 mil exames. Não temos demanda reprimida e, após o agendamento o procedimento é feito em, aproximadamente 30 dias, ou imediatamente em caso de urgência”, diz.

São Roque concorre ao “Top Destinos Turísticos 2019”, de melhor Roteiro Gastronômico do Estado

Já está acontecendo a votação para o prêmio “Top Destinos 2019”, com o objetivo de identificar e selecionar as melhores opções de passeios e viagens do Estado. São Roque foi indicada para a categoria Roteiro Gastronômico e concorrerá com Analândia, Campos do Jordão, Lindóia e Pardinho.
Para votar, é simples: basta acessar o site www.topdestinosturisticos.com.br, clicar em “Vote agora”, escolher São Roque e preencher o formulário com seu nome e e-mail. Se preferir, acesse www.saoroque.sp.gov.br e clique no banner principal para ser direcionado à página.

A eleição segue até o dia 15/11. Ajude a Cidade a ganhar mais esse importante troféu, de reconhecimento e divulgação do que temos de melhor.

Prêmio

O Prêmio “Top Destinos” é organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e SKÅL Internacional São Paulo.

No ano passado, São Roque foi indicada à categoria Turismo Rural, consagrando-se campeã.

Para o Diretor de Turismo, Márcio Feltrin, “o prestígio do Prêmio implica na atração de visitantes para prestigiar não só a gastronomia, mas os encantos históricos, culturais e naturais que nossa Estância oferece”, diz.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Alcachofra, uma iguaria que também é remédio

A alcachofra (Cynara scolymus L.) é uma hortaliça herbácea , perene, pertencente à família Compositae ou modernamente Asteraceae. A espécie surgiu na região central do Mediterrâneo. Adaptada a clima ameno,  não tolera frio intenso e encharcamento do solo. É cultivada, principalmente, em regiões serranas ( altitude superior a 700 metros), com verão ameno e inverno com geadas fracas. Em local quente e seco, ocorre a abertura precoce do botão, que prejudica a qualidade da porção comestível.
Importância 

As partes comerciáveis são as inflorescências, vulgarmente chamadas botões, utilizadas para consumo in natura. A parte interna do talo pode ser consumida como palmito, sendo muito apreciada pelas cozinhas italiana e francesa. A alcachofra é considerada planta medicinal, tendo efeitos benéficos nas atividades gastrointestinais e do coração, auxiliando ainda o fígado na sua ação neutralizante de toxinas presentes no organismo. Também pode ser usada na extração da cinarina das folhas, um diurético.  Além de apresentar baixas calorias, é rica em vitaminas e minerais. Na Itália é também usada na fabricação de um licor, popular e bastante amargo. 

Segundo dados da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), citados por GRAIFENBERG (1987), a cultura ocupa, no mundo, uma área de 114000 ha, com produção de 1070000 t. Cerca de 90% desta área se encontram na região do Mediterrâneo e o restante nos Estados Unidos (6000 ha). Neste último continente, a maior área está na Argentina (4000 ha). A Itália, com 52000 ha, é o país onde a espécie é mais amplamente cultivada, seguida da Espanha com 23000 ha, França com 15000 ha e Marrocos com 5000 ha. 

No Brasil, seu cultivo é ainda recente, ocupando pequenas áreas nos Estados de São Paulo ( em municípios próximos à capital), do Paraná e do Rio Grande do Sul (na região norte). 

Cultivo 


Existem várias cultivares tais como Roxa Comprida, Roxa Romana, Verde Redonda, mas no Brasil a cultivar mais plantada é a Roxa de São Roque

Expo São Roque: Sempre em Outubro
A primavera espanta o frio e faz florescer alcachofras na região de São Roque. Segundo a Associação Brasileira de Horticultura, a cidade, juntamente com os municípios de Piedade  e Ibiúna, é responsável por 85% da produção nacional desta iguaria.

Não é à toa, portanto, que a alcachofra é a estrela da tradicional Expo São Roque, que no ano passado apresentou sua última edição.

A Expo São Roque sempre acontece na época da colheita da alcachofra e abre espaço para a flor comestível, iguaria especialmente apreciada na Europa e hoje presente na mesa dos brasileiros. O evento, que acontece no Recanto da Cascata - reduto da Mata Altântica -, também destaca a produção de vinho da região.

Os visitantes podem conhecer e apreciar as tentações à base da alcachofra, degustar vinhos, doces típicos e participar de atrações como a tradicional Pisa da Uva, além de realizar passeios por trilhas com cachoeira e se descontrair no parque de diversões. 

Entre as atrações, a que mais agrada ao público é a degustação da alcachofra. De paladar suave e requintado, a flor, bastante apreciada pelos europeus, tem hoje lugar garantido também no cardápio do brasileiro. Então, que tal aprender algumas receitas? Para isso, a organização do evento montou uma cozinha muito bem equipada, onde os chefs apresentaram várias receitas com essa iguaria. Os visitantes puderam aprender desde o reconhecimento para compra (como escolher bem a flor, como armazená-la e como conservá-la), os cuidados na manipulação, o preparo e apresentação de pratos. Para complementar, alguns estandes venderam fundos em conserva e alcachofra in natura. 

Sabe-se que a alcachofra faz parte da mesa dos brasileiros há, pelo menos, cem anos, quando alguns europeus que vieram morar no Brasil trouxeram esta flor de características bem peculiares para fazê-la vingar em nossas terras. Nativa do Sul da Europa e da África, a alcachofra ganhou o mercado brasileiro e hoje, pode ser considerada um ingrediente essencial no preparo dos mais variados pratos. Por ser uma planta de clima temperado a frio e de fácil adaptação em áreas úmidas, ela é cultivada em solos específicos do Estado de São Paulo e no sul do país. Em regiões quentes, ela vegeta bem, mas não forma botões florais comestíveis.

Um bom vinho para acompanhar
Valorizar a produção de vinho na região é outro objetivo da Expo São Roque. Portanto, além de promover o turismo da cidade e região, o evento também serve de incentivo para os produtores locais investirem na qualidade e divulgação de seus vinhos. 

Um rústico e charmoso galpão apresentou 12 estandes das principais vinícolas locais (Bella Aurora, Canguera, Góes, Palmares, Palmeiras, Sabbatini, Quinta Di Olivardo, Quinta do Jubair, Quinta dos Guimarães, Real D´Ouro, Santa Cecília e XV de Novembro), apresentando os vinhos de mesa, sucos e licores, todos liberados para a degustação.

Em homenagem à tradição da cultura do vinho, um dos pontos altos da festa é a Pisa da Uva, atividade que durante todos os dias de realização da Expo São Roque, com a participação dos visitantes pisando em cerca de 300 quilos de uva em duas grandes tinas, de 2 metros cada uma, ao som da “tarantella”, o turista pôde adquirir, como lembrança, os vinhos produzidos a partir da pisa dos anos anteriores.


Projeto que institui o Plano Diretor Ambiental tramita na Câmara Municipal de São Roque

Encontra-se disponível para consulta na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque o Projeto de Lei Complementar nº 001-E, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Diretor Ambiental. Os interessados também podem ter acesso ao conteúdo clicando aqui

No próximo dia 24 de outubro, às 14h, na Casa de Leis, será realizada Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Diretor Ambiental. A Audiência ocorrerá no Plenário Dr. Júlio Arantes de Freitas, é aberta à participação popular e será transmitida ao vivo no site www.camarasaoroque.sp.gov.br e do canal Câmara São Roque, no YouTube. Compareça, exerça sua cidadania!

Campanha nacional contra o sarampo começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa hoje (7) em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.
O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.
“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro.
Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”.
Desde o início do ano, a pasta distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Dados 

No levantemtno divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.
Fonte:

Banda Musical Conselheiro Mayrink estará se apresentando nos meses de Outubro e Novembro na Expo São Roque/2019.


A banda, que se consagrou no último dia 22/09 o título de Octacampeão do Estado de São Paulo, terá presença garantida nos dias 05, 06, 13, 19, 27 de Outubro e 09 de Novembro.

Todas as apresentações ocorrerão as 13h30 no palco principal da Expo São Roque.

São Roque elege os 5 Conselheiros Tutelares para a gestão 2020/2024


Foram eleitos neste domingo (06/07), os 5 conselheiros tutelares de São Roque para a gestão 2020/2024. 
A eleição registrou 1812 votos
 Os 5 candidatos eleitos são:
1 - MARQUINHO DA FANFARRA: 280 votos
2- RENATA KARINE: 257 votos
3- ANDRÉA AMADIO: 242 votos
4- LIDIANE VIANA: 141 votos
5 - CHRISTINA MARA: 109 votos
 Os 16 demais, serão suplentes.
Os membros do Conselho Tutelar exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva.
Ao Conselho cabe a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
A diplomação deve ocorrer no dia 08/01/2020 e a posse no dia 10/01/2020.

sábado, 5 de outubro de 2019

Prefeitura de São Roque inicia obras de revestimento do rio em trecho da Avenida Marginal

O Departamento de Planejamento da Prefeitura Municipal de São Roque iniciou, na manhã desta sexta-feira (04), as obras de estrutura de revestimento do canal, em trecho na Avenida Antonino Dias Bastos (Marginal), altura do número 975, onde há alguns dias foram identificadas rachaduras.

Desde que detectado o problema, engenheiros do Departamento de Planejamento, assim como o pessoal de obras vistoriaram o local e concluíram a necessidade de reparos estruturais, a fim de proteger e estabilizar o canal, corrigindo o problema e evitando novas deformações.

Como fica o Trânsito?
Na manhã de ontem, o tráfego da pista sentido centro-bairro precisou ser interditado, com desvio para a Rua Pedro Vaz e será liberado por volta das 12 horas.
Durante as obras novas interdições precisarão ser realizadas para facilitar o trabalho das máquinas.
A Prefeitura Municipal de São Roque, por meio da Divisão de Trânsito, orienta os motoristas que, sendo possível, evitem a região. Também agradece a compreensão e colaboração de todos, a fim de que as obras sejam executadas no menor tempo e com menor impacto possível ao cotidiano da população.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Prefeitura de São Roque ministra curso de primeiros socorros a profissionais da Saúde, Educação e serviços públicos

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque está promovendo treinamento de noções de primeiros socorros aos profissionais que atuam nas Redes de Saúde, Educação e em serviços públicos municipais.

A dinâmica envolve manobras e técnicas de desengasgo em bebês e adultos e atendimentos às vítimas de traumas, acidentados e com paradas cardiorrespiratórias.

A ação teve início pelos enfermeiros e técnicos de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com procedimentos mais específicos. Depois foi estendida à Educação para cuidadores das creches e inspetores de alunos. Agora, levada aos servidores que atuam nos serviços públicos como agentes de Trânsito, Serviço Social, Administração e outros.

A capacitação é facilitada pelo enfermeiro Léo Rodrigues, da equipe de resgate 192, graduado em enfermagem, com pós em urgência e emergência e diversas atualizações na área.

“É um programa essencial, considerando que numa situação de emergência os primeiros socorros, realizados até a chegada do atendimento especializado, fazem toda a diferença. Já atingimos em torno de 400 profissionais que atendem os serviços públicos municipais e daremos continuidade”, conclui a diretora de Saúde, Daniela Groke.

Eleição para o Conselho Tutelar será neste domingo no Colégio Anglo São Roque

A eleição para a escolha dos representantes do Conselho Municipal de São Roque, gestão 2020/2024, será no próximo domingo (06), das 8h às 17h, no Colégio Anglo (R. Padre Marçal, 20, Centro - em frente ao Banco Itaú).

A votação é presencial, sendo obrigatória a apresentação de título de eleitor e um documento com foto.

Estão concorrendo 21 candidatos. Serão eleitos 5 titulares, os demais suplentes. É permitida a votação em um candidato apenas.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque, por meio do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), convida a todos para participar dessa importante ação, a fim de alcançarmos um processo de escolha amplo, democrático, participativo, de forma que sejam eleitos Conselheiros Tutelares atuantes e engajados na garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Município.

Neste mês, a alcachofra entra no cardápio das crianças servidas pelo Programa de Merenda Escolar em São Roque

A Prefeitura Municipal de São Roque, por meio do Departamento de Educação e Divisão de Merenda Escolar, iniciou nesta quinta-feira (03) o “Dia da Alcachofra” no cardápio das creches, EMEIs e EMEFs.

Durante o mês de outubro, a flor que é um dos carros chefes da gastronomia da Cidade, chegará aos pratos das quase 15 mil crianças e adolescentes que são servidos pelo Programa de Merenda Escolar da Rede Pública Municipal, diariamente.

A iniciativa pretende propiciar a todos a experimentação do produto. Apesar de muito presente nos eventos turísticos, como a Expo São Roque – Exposição de Vinhos e Alcachofras, para muitos o prato é novidade.

Para cada faixa etária há um acompanhamento especial conforme orientação nutricional e rigoroso padrão de qualidade.

Na semana, que antecede a degustação, várias escolas realizam projetos pedagógicos envolvendo pesquisas relativas à alcachofra, seu valor nutricional, cultivo, relação com a história de São Roque e outras.

“É com satisfação que conduzimos esse projeto de fortalecimento de todo o trabalho que desencadeamos para, cada vez mais, agregar qualidade aos pratos das milhares de crianças servidas todos os dias. De 2017 para cá demos um salto na merenda escolar, reformulando o programa, incluindo novos alimentos; substituindo vários industrializados por funcionais e naturais e implementamos outras ações em prol do desenvolvimento saudável das nossas crianças e jovens”, conclui o prefeito Claudio Góes.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Divisão de Cultura realiza Oficina de Cinema em parceria com o Cine Boa Praça

Divisão de Cultura do Departamento de Educação da Prefeitura de São Roque, em parceria com o Cine Boa Praça, irá realizar de 28/10 a 01/11 e de 04 a 06/11, uma oficina de cinema com aulas teórico práticas.

O evento acontece no Auditório do Núcleo de Música, CECT Brasital, das 10 às 11.30 horas.

O objetivo da oficina é recriar com os jovens participantes a atmosfera de um set de filmagem, fornecendo orientações básicas sobre: posicionamento da câmera, enquadramento, direção, luz, roteiro, dentre outros.

Como produto desse processo de aprendizagem, será produzido um vídeo experimental cuja temática envolva ações que fazem a diferença nas comunidades dos participantes, contribuindo para o bem-comum.

Com isso, buscamos valorizar aspectos identitários do grupo, proporcionar a experiência de protagonismo, sinalizar caminhos profissionais, ampliando possibilidades de realização pessoal futura.

Serão aulas práticas e teóricas contemplando as características da faixa etária dos participantes e o tema de interesse a ser explorado. Cada conceito, após uma breve explicação teórica, é executado em externa, de modo a sedimentar o aprendizado, tornando-o significativo. O grupo é dividido por equipes que se responsabilizam pelas funções do set, numa ação realizada coletivamente.

A idade mínima para participação é de 18 anos e serão oferecidas 15 vagas.

As inscrições poderão ser feitas até 20 de outubro pelo e-mail: cultura@saoroque.sp.gov.br , com nome completo, rg, telefone e endereço.

Só serão efetivadas as matrículas que contemplarem os dados acima descritos.

Serviço
Oficina de Cinema
Local: Auditório de Música – Brasital
Data: De 28/10 a 01/11 (aulas teórico-práticas)
De 04 a 06/11 (gravação/edição/avaliação)
Horário: 10 às 11.30 horas
Idade Mínima: 18 anos
Vagas: 15
Gratuito

Transporte Público: Alexandre Pierroni promove mais segurança à população

Foi aprovado na Câmara Municipal na última segunda-feira, o Projeto de Lei n°76/2019, que permite o desembarque de usuários de transporte público coletivo em pontos mais próximos de suas residências ou destinos, beneficiando gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, deficientes físicos e mulheres em qualquer condição e idade, oferecendo mais segurança a todos.
O vereador Alexandre Pierroni comemora a aprovação do texto legal, que é de sua autoria em parceria com o vereador Julio Mariano, por se tratar de uma luta antiga que atende à reivindicação dos usuários do transporte coletivo que, diariamente, passam por situações de insegurança, medo e desgaste desnecessários por causa da limitação do desembarque somente nos pontos anteriormente estipulados para o trajeto de cada itinerário nos horários entre às 20h e às 6h de segunda à domingo, inclusive feriados.

O texto legal diz, ainda, que o usuário deve solicitar com antecedência o desembarque no ponto de ônibus mais próximo à sua residência ou destino desde que o veículo não saia de seu itinerário ou que a parada do veículo não prejudique o trânsito, já o embarque continua a ser realizado somente nos pontos de ônibus do trajeto.

“Promover mais segurança à população é uma obrigação do Poder Público, devemos pensar e criar políticas públicas e meios legais de viabilizar isso e espero que o Prefeito sancione este Projeto de Lei que fará diferença na vida de muitas pessoas”, encerra o vereador Alexandre Pierroni.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Inscrição para Vestibular das Fatecs 2020 começa em outubro

O Centro Paula Souza divulgou o calendário oficial do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Vestibular das Fatecs) para o primeiro semestre de 2020.


O candidato pode solicitar isenção e redução da taxa de inscrição do Vestibular a partir da próxima quarta-feira (9), exclusivamente pela internet. Em breve, o Centro Paula Souza vai divulgar o calendário do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2020.

Atualmente, existem 73 Fatecs, distribuídas em 67 municípios de São Paulo. São oferecidos 77 cursos de graduação tecnológica, que têm uma carga horária de 2.400 horas, com três anos de duração. Para ver a relação completa dos cursos, acesse o site do Centro Paula Souza.

As datas do processo seletivo:
9 a 11 de outubro: Inscrição para pedido de isenção e redução da taxa de inscrição do Vestibular das Fatecs e envio da documentação por meio digital (upload). No último dia, o prazo termina às 15 horas.

15 de outubro a 11 de novembro: Inscrição para o Vestibular das Fatecs. No último dia a inscrição termina às 15 horas.

25 de outubro: Divulgação do resultado dos pedidos de isenção/redução da taxa de inscrição do Vestibular exclusivamente pela internet.

3 de dezembro: Divulgação dos locais de exame do Vestibular das Fatecs.

8 de dezembro: Exame do Vestibular das Fatecs às 13 horas. O gabarito oficial será divulgado às 18h30.

14 de janeiro de 2020: Divulgação da primeira lista de convocação e da lista de classificação geral do Vestibular.

15 e 16 de janeiro de 2020: Matrícula da primeira lista de convocação do Vestibular.

17 de janeiro de 2020: Divulgação da segunda lista de convocação do Vestibular.

20 de janeiro de 2020: Matrícula da segunda lista de convocação do Vestibular.

São Roque é contemplada com residencial para Idosos “Vida Longa”

O Município será um dos seis primeiros contemplados com o Programa “Vida Longa” anunciado, hoje, pelo Governador João Dória, juntamente à Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes e o Secretário da Habitação, Flávio Amary.

O Programa é um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade, totalmente remodelado e com novo conceito. “É motivo de muita alegria trazer mais esse importante investimento para o nosso Município, em prol da qualidade de vida da melhor idade”, comenta o prefeito.
A previsão é que as obras sejam iniciadas em torno de 60 dias.


Estrutura
Os residenciais, totalmente adaptados, acessíveis e mobiliados, terão imóveis de 28 m2 privativos com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os espaços comuns para convivência e lazer contarão com refeitório, bancos de jardim, churrasqueira, horta elevada além de espaços de tv, atividades físicas, jogos e outros. O morador não pagará taxa de ocupação, nem contas de água e luz.
Agentes da Assistência Social farão visitas domiciliares aos idosos para fortalecer e ampliar a rede de proteção social no Estado.

Público-alvo
A destinação dos imóveis será feita apenas na fase final das obras. Alguns dos critérios do Programa é ter 60 anos ou mais; ser preferencialmente, sozinhas, expostas à situação de vulnerabilidade em razão de vínculos e sem moradia.

Trânsito da Av. Zito Garcia é liberado após conclusão das obras de reconstituição do aterro

A Prefeitura Municipal de São Roque, por meio do Departamento de Obras, liberou nesta tarde (02), o acesso à Avenida Zito Garcia, na região do Taboão.
O trecho estava interditado desde o último dia 11, para execução das obras de reconstituição do aterro, que teve parte cedida. A obra visou a correção do problema e evitar desgaste ou abalos na estrutura da ponte, que não foi afetada.
No local foi executado muro de contenção, substituição de terra da cabeceira, compactação de solo, aplicação de rachão, bica corrida e massa asfáltica.
“Desde que identificado o problema, de imediato os engenheiros do Departamento de Planejamento estiveram lá e iniciamos os serviços. O acompanhamento e rápida intervenção têm sido prática que adotamos, a qual vem dando resultados positivos, pois atuamos na prevenção”, conclui o diretor de Obras, Claudinei Rosa.

Equipe do GUS representa São Roque no 11º Circuito Netuno de Travessias

No último domingo, dia 29 de setembro, foi realizada mais uma etapa do 11º Circuito Netuno de Travessias, realizado na Praia dos Milionários, em São Vicente. 
A equipe do Grêmio União Sanroquense foi muito bem representada por doze atletas, acompanhados do Professor e técnico Antonio Carlos de Campos (Carlinhos) que também nadou na categoria 45 a 49 anos, 1500 metros, chegando em 12º lugar com o tempo de 00:41:19.

As nadadoras Valeria A. Belton Sgro e Egle Humphreys competiram na categoria feminino de 30 até 59 anos, 750 metros. Valeria chegou em 5º lugar com o tempo 00:21:50 e Egle atingiu a 8ª colocação, com o tempo de 00:23:45.
Murilo Barbosa Santos disputou a prova na categoria masculino de 25 até 29 anos, 3 mil metros, chegando em 1º lugar com o tempo de 00:47:20.

Na categoria masculino de 55 a 59 anos, 3 mil metros, o nadador Carlos Alberto Di Cicco conquistou o 2º lugar com o tempo de 01:03:10. Marco Antonio Cruz Ferreira ficou em 3º lugar na categoria masculino de 35 até 39 anos, 3 mil metros, com o tempo de 01:01:38.

Antonio Barbosa Santos nadou na categoria masculino 60 a 69 anos, 750 metros, chegando em 1º lugar, com o tempo de 00:17:34. Já Willian Arias Mendes nadou na categoria masculino iniciantes até 29 anos, 750 metros, atingindo a 9ª colocação com o tempo de 00:26:33.

Na categoria masculino iniciantes acima de 30 anos, 750 metros, nadaram 
Alexandre Romão da Silva, Vagner Sanches da Silva Santos e Décio Domingues Andreolli. Alexandre ficou em 10º lugar com o tempo de 00:18:50, Vagner conquistou a 12ª posição com o tempo de 00:18:55e Décio chegou em 18º com o tempo de 00:22:24.

Destaque para o nadador gremista Guilherme Gabriel de T. Teixeira que em sua primeira competição levou o título de campeão na categoria masculino iniciantes até 29 anos, com o tempo de 00:14:20.

A Diretoria do clube parabeniza aos atletas pelo desempenho.

Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Diretor Ambiental - dia 24/10, às 14h00 na Câmara Municipal

Encontra-se disponível para consulta na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque o Projeto de Lei Complementar nº 001-E, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Diretor Ambiental. Confira o edital, na íntegra, clique aqui:

No próximo dia 24 de outubro, às 14h, na Câmara Municipal, será realizada Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Diretor Ambiental. Confira o edital clicando aqui


A Audiência ocorre no Plenário Dr. Júlio Arantes de Freitas, é aberta à participação popular e será transmitida ao vivo através do site www.camarasaoroque.sp.gov.br e do canal Câmara São Roque, no YouTube. 

Compareça, exerça sua cidadania!

terça-feira, 1 de outubro de 2019

São Paulo lança Programa Vida Longa e anuncia 45 novos centros para idosos

  • O programa prevê a construção de empreendimentos projetados para atender idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social
  • Na primeira etapa, serão viabilizadas 152 unidades habitacionais em seis municípios
  • Até o final de 2021, serão entregues 36 novos Centros de Convivência do Idoso e 9 Centros Dia do Idoso
Nesta terça-feira (1º), dia em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso, o Governador João Doria lançou, ao lado da Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e do Secretário da Habitação, Flavio Amary, o Vida Longa. O programa prevê a construção de empreendimentos especialmente projetados para atender às necessidades habitacionais de idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social. Nessa primeira etapa, serão viabilizadas 152 unidades habitacionais em seis municípios, cujos convênios serão celebrados ainda em 2019.
“Hoje nós comemoramos 16 anos do Estatuto do Idoso, que desde 2003 regulamenta os direitos dos idosos no Brasil. O país tem mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos. São Paulo é o estado com o maior número de pessoas com senioridade, são 12 milhões. É um orgulho para mim, como governador, poder inaugurar dois Centros de Convivência do Idoso por mês durante esses nove meses de governo. Vamos seguir neste ritmo”, declarou João Doria.
Também foram anunciados 45 novos Centros de Convivência do Idoso e Centros Dia do Idoso e a implantação do Serviço de Busca Ativa em Domicílio, a fim de prevenir a fragilização de vínculos, o isolamento social e as situações de violência das pessoas acima de 60 anos, especialmente as mulheres. Para completar o conjunto de ações, foram entregues o Selo Amigo do Idoso para os municípios que se destacaram em ações voltadas ao bem-estar das pessoas com mais de 60 anos.
Com essas novas medidas, o Governo de São Paulo, que já tem outros programas e ações voltados para o público acima de 60 anos, amplia a política de atendimento e proteção à população idosa, permitindo que ela tenha um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade.
“As ações anunciadas demonstram que o tema do idoso está entre as prioridades da gestão do Governador João Doria, que enxerga essa clara tendência na demografia do Estado. O Governo de São Paulo está investindo na ampliação da rede de proteção social destinada ao atendimento da população idosa e suas famílias, com foco nos mais vulneráveis. E uma de nossas principais ações é propiciar a esse público condições para um envelhecimento ativo e saudável e a ampliação das oportunidades para que as pessoas idosas continuem participando das suas comunidades e tendo garantido o seu direito a uma vida digna e de autonomia”, afirmou Célia Parnes.
Programa Vida Longa
O programa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. Está previsto para a primeira fase do Vida Longa um investimento de R$ 18,7 milhões. Os empreendimentos serão construídos em:
– Barretos (28 casas)
– Bauru (22 casas)
– Bragança Paulista (28 casas)
– Santa Bárbara d’Oeste (28 casas)
– São José do Rio Pardo (26 casas)
– São Roque (20 casas)
“A implantação do Programa Vida Longa contempla um dos compromissos do Governador João Doria, que previa o atendimento a públicos específicos, como o de idosos em situação de carência. Vamos iniciar com esses seis primeiros municípios, mas temos como implantar outros conjuntos do Vida Longa em vários pontos do Estado. Os municípios interessados nesse modelo de empreendimento devem procurar a Secretaria da Habitação para oferecerem terrenos adequados ao projeto”, disse Flavio Amary.
Os imóveis do programa são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.
Com até 28 unidades, os conjuntos habitacionais terão imóveis de 28 metros quadrados de área privativa cada, distribuídos em cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Constam no projeto itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.
O Programa Vida Longa traz um conceito que busca agregar expressivo valor a todo o processo de socialização dos moradores. Os residenciais possuirão espaços comuns para convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.
São público-alvo do programa as pessoas com 60 anos ou mais, que preferencialmente sejam sozinhas, expostas à situação de vulnerabilidade em razão de vínculos fragilizados e risco social e sem acesso à moradia. Como requisito, os idosos beneficiários não podem ter renda que ultrapasse dois salários mínimos, devem residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias.
O Vida Longa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados. As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pelas gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido e o morador não pagará taxa de ocupação, nem contas de água e luz.
O programa é um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade, totalmente remodelado e com novo conceito. Mediante determinadas inovações e adequações, um novo projeto arquitetônico foi concebido a fim de permitir maior compatibilidade com a Política de Assistência Social, bem como com as diretrizes do Programa São Paulo Amigo do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social, que visa a criação de territórios mais amigáveis às pessoas idosas. O novo conceito pretende proporcionar mais conforto e promover maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de convivência.
Serviço de Busca Ativa em Domicílio
Agentes da Assistência Social farão visitas domiciliares aos idosos para fortalecer e ampliar a rede de proteção social no Estado. As ações serão realizadas nas residências para apoiar os cuidadores, as famílias e as pessoas idosas em vulnerabilidade, priorizando as situações de dependência.
O serviço tem como objetivo prevenir fragilização de vínculos familiares, o isolamento social, as situações de violência, sobretudo com as mulheres, e a institucionalização de idosos. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social realizou a capacitação de 1.200 técnicos municipais para a implantação deste serviço com foco na população acima de 60 anos.
Selo Amigo do Idoso
O Selo Amigo do Idoso foi criado com o objetivo de estimular os municípios a implantarem diversas ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. A premiação é dividida em 3 categorias: Selo Inicial; Intermediário e Pleno. Os municípios contemplados foram:
– Selos Iniciais: Alfredo Marcondes, Artur Nogueira, Caieiras, Colina, Glicério, Iracemápolis, Itapeva, Marinópolis, Olímpia, Pardinho, Pirassununga, Ribeirão Corrente, Santa Clara D’Oeste, São Bernardo do Campo, São Paulo e Serrana.
– Selos Intermediários: Atibaia, Campinas, Capão Bonito, Itatiba, Jaboticabal, Jundiaí, Pedreira, Santa Cruz do Rio Pardo e Sertãozinho.
– Selo Pleno: Pedreira
Novos Equipamentos
Até o final de 2021, serão entregues 45 novos equipamentos: 36 novos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e 9 Centros Dia do Idoso (CDIs), com um investimento total de R$ 13,5 milhões do Governo de São Paulo e uma ampliação de 32% em relação aos atuais 142 equipamentos em funcionamento hoje, que atendem o público dentro do Programa São Paulo Amigo do Idoso, da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Outros 13 CCIs e CDIs serão entregues até 2020, totalizando 200 equipamentos para idosos no Estado. Os CCIs são espaços de socialização, lazer e convivência para idosos independentes.
Já os CDIs destinam-se ao acolhimento para idosos dependentes. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar e estudar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria. Ambas as modalidades são destinadas a pessoas com 60 anos ou mais.
Abaixo, a relação dos 45 novos equipamentos:

Fonte: