quarta-feira, 31 de julho de 2019

Hoje: Postos de Saúde estarão abertos até 19h00 para vacinar contra a FEBRE AMARELA e realizar exames de prevenção à HEPATITE

Hoje(31), é último dia das Campanhas de prevenção à FEBRE AMARELA e às HEPATITES B e C, todos os postos de saúde de São Roque funcionarão em horário estendido, até às 19 horas.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Luzia Mirim, a ação pretende atingir o público que não conseguiu participar das Campanhas, principalmente por conta do horário de trabalho.

Contra a Febre Amarela, a prevenção é feita com a vacinação que é aplicada a partir dos 9 meses. Em São Roque a cobertura vacinal para a doença é alta, porém quem não tomou nenhuma dose precisa se imunizar.

Contra a Hepatites B e C, é realizado o teste rápido e gratuito para detecção da doença.

Ambas as Campanhas são realizadas ao longo deste mês, pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, com boa adesão.

Não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação ou um documento pessoal.

Exposição “Trilhando Memórias” será aberta dia 05 de agosto no Núcleo de Música na Brasital

A Divisão de Cultura do Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, irá realizar a partir da próxima sexta-feira, 05 de agosto, a exposição “Trilhando Memórias”

O evento que acontece no Núcleo de Música, no CECT Brasital, acontece até o dia 30 de agosto das 8.00 às 17.00 horas.

A exposição “Trilhando Memórias“, com relatos de 11 trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana, mostra ao público os diversos aspectos que constroem a memória da ferrovia, que foi de grande importância para o desenvolvimento do interior do Brasil e ao longo dos seus trilhos, cidades foram fundadas e povoadas.

A exposição é o resultado final do projeto “Trilhando Memórias – Histórias, Espaços e a Expansão da Estrada de Ferro Sorocabana“, da proponente Larissa Rizzatti Gomes, viabilizado pelo edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, e realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em comemoração aos 20 anos do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana.

Serviço

Exposição: “Trilhando Memórias”
Local: Núcleo de Música – CECT Brasital
De 05 a 30 de agosto
Horário: 8.00 às 17.00 horas
Entrada Franca
Abertura dia 05/08 a 30/08 núcleo de música Brasital Cultural das 08:00 as 17:00

terça-feira, 30 de julho de 2019

Prefeitura de São Roque contrata Vunesp para realizar Concurso com 64 vagas

A Prefeitura Municipal de São Roque confirmou, nesta semana, a contratação da Fundação Vunesp para realizar concurso público destinado ao preenchimento de 64 vagas.

A Ordem de serviço para a contratação da Empresa foi assinada, no último 28. Nos próximos dias, a Comissão de concurso, designada para esse fim, se reunirá com a equipe da Vunesp para tratar os detalhes do certame e elaborar o Edital.

Os cargos são para Diretor de Escola de Educação Básica (04), Vice-Diretor de Escola de Educação Básica (10), Coordenador Pedagógico de Educação Básica (20), Supervisor Escolar de Educação Básica (04), Supervisor Escolar do Atendimento Educacional Especializado (01 vaga), Professor do Atendimento Educacional Especializado (15), Professor Adjunto de Educação Infantil (01), Professor Adjunto de Ensino Fundamental I (01), Secretário de Escola (01), Inspetor de Alunos (01), Motorista (04 ) e Advogado (2).
Os salários variam entre R$1060,82 e R$ 4.570,00 para mensalistas. Já para professores, de R$14,85 a R$17,99 a hora/aula. A Prefeitura de São Roque ainda oferece benefícios como vale alimentação e cesta básica.

Trânsito da Rua Antônio Joaquim de Moraes (Bairro do Buracão) está interrompido, durante todo o dia de hoje (30)

Trânsito da Rua Antônio Joaquim de Moraes (Vila Moraes/Buracão) é interrompido, durante todo o dia, para a continuidade das obras de pavimentação, fase de aplicação da massa asfáltica.
A interdição visa melhor execução dos serviços e à segurança de todos.

Santa Casa de São Roque terá um novo Pronto Atendimento

Em breve, a Santa Casa de São Roque terá um novo Pronto Atendimento totalmente reformado e adequado às normas técnicas atuais com entrada exclusiva para ambulâncias, salas de observação separadas (masculino/feminino/infantil), postos de enfermagem com visão para as salas de observação, consultórios padronizados e nova recepção. 

Essa grande realização que totaliza um investimento na ordem de R$ 1,1 milhão está sendo possível graças ao esforço conjunto da Prefeitura, Câmara Municipal de São Roque, empresários e voluntários da cidade. As obras já estão em andamento e a previsão é de que tudo esteja funcionando em novembro deste ano. Um grande exemplo de que juntos, poder público, setor privado e sociedade, podem transformar a realidade da saúde em São Roque.


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Divisão de Cultura realizará oficina de cinema “Documentários em Vídeo Digital: Como Fazer Um Filme” na Brasital

A Divisão de Cultura de São Roque, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som, irá realizar no dia 08 de agosto, a oficina de cinema “Documentários em Vídeo Digital: Como Fazer Um Filme”, dentro do projeto de cinema “Pontos Mis”

O evento será realizado no Salão de Música, no CECT Brasital, das 14.00 às 18.00 horas, oferece 30 vagas e a idade mínima é de 14 anos.

Ministrada pelo oficineiro Lucas Gervilla, com vasta experiência profissional, inclusive internacional, DSLR” é uma oficina teórico-prática, na qual os participantes entrarão em contato com técnicas de produção audiovisual voltadas para o cinema documentário produzido com câmeras DSLR. Através explicações seguidas de exercícios, o oficineiro irá mostrar aos participantes como conseguir uma qualidade profissional de som e imagem utilizando esse tipo de câmera. Serão abordadas diversas etapas de produção, desde a escolha do equipamento e suas configurações, até a preparação dos arquivos para a edição e montagem.

As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: cultura@sãoroque.sp.gov.br , com nome e telefone para contato.

Serviço
Oficina “Documentários em Vídeo Digital: Como Fazer Um Filme”
Data: 08/08
Horário: 14.00 às 18.00 horas
Local: Salão de Música – CECT Brasital
Inscrições: e-mail: cultura@saoroque.sp.gov.br
Gratuito

Agora é a vez dos empreendedores locais contarem com o serviço de agendamento no Sebrae Aqui e na Sala do Empreendedor de São Roque


O atendimento nesses setores poderão ser agendados pela internet ou celular a partir do próximo dia 1º de agosto de 2019. Serviços como o licenciamento municipal, abertura, alteração e o encerramento de empresas (MEI) contarão com a comodidade do agendamento com data e hora marcadas
A partir do dia 01/08/2019, os MEIs Microempreendedores Individuais que precisarem dar entrada no Licenciamento Municipal na Sala do Empreendedor ou Abrirem, alterarem ou encerrarem suas empresas no Sebrae Aqui precisarão fazer o agendamento eletrônico de data e horário.

A medida visa favorecer a prestação de serviços aos empreendedores que passarão a ser atendidos presencialmente com dia e hora marcada previamente, sem burocracias e sem perda de tempo, este serviço assemelha-se aos serviços ofertados pelo Governo do Estado de São Paulo, com objetivo de proporcionar mais eficiência e agilizar o atendimento.

O sistema de agendamento já informará toda a documentação que o munícipe precisará trazer para a emissão dos documentos , além de fornecer o protocolo com data, hora do serviço solicitado de forma impressa ou virtual. Uma inovação para garantir a comodidade do empreendedor, comenta a chefe da Divisão de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de São Roque, Nádia Botter.

O link de acesso para agendamento poderá ser acessado na página da Prefeitura Municipal de São Roque ( https://www.saoroque.sp.gov.br/portal/servicos_online) o agendamento poderá ser feito por computador ou celular. Essa ferramenta foi desenvolvida conjuntamente entre a Divisão de Indústria, Comércio e Serviços, o Departamento de Informática e a equipe do sistema integrado de gestão em uso pela Prefeitura. “Essa é mais uma entrega que estamos fazendo, que poderá ser também utilizada por outros setores da Prefeitura que fazem atendimento ao público, beneficiando a toda a população saoroquense”, comentou o diretor do Departamento de Informática, Isaías Gomes.

Quem não tiver acesso à internet, pode comparecer pessoalmente, no ACESSA SP que oferece serviço gratuito de internet para fazer o agendamento (Rua Mal. Deodoro da Fonseca 193 Centro).

Reunião entre prefeito, vereadores, Mirage e Sindicato descarta possibilidade de greve e define acordo coletivo

Uma reunião realizada nesta tarde (29), com o prefeito Claudio Góes, vereadores Marquinho Arruda, Cabo Jean, Etelvino Nogueira e Niltinho Bastos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e da Empresa Mirage, pôs fim a qualquer possibilidade de greve no transporte coletivo municipal, assim como direcionou ações relativas ao acordo coletivo pleiteado pelos motoristas.

A reunião foi convocada pelo prefeito após receber do Sindicato, notificação de greve em prazo de 72 horas, no último dia 24. Imediatamente a Prefeitura acionou a concessionária Mirage para tomar as medidas cabíveis, a fim de evitar o movimento paredista.

No dia 25, a Mirage apresentou a contranotificação ao Sindicato, demonstrando as justificativas e comprovações do cumprimento das suas responsabilidades, solicitando ainda, a suspensão do estado de greve.
No dia 26, a Prefeitura conseguiu perante o Tribunal Regional do Trabalho decisão judicial garantindo o funcionamento do serviço.

Diante de tudo isso, o prefeito Claudio Góes agendou reunião de urgência com todas as partes envolvidas, para a tarde de hoje. Na oportunidade Sindicato e Empresa chegaram num consenso, eliminando a possibilidade de nova greve e estabelecendo que até o próximo dia 15, seja firmado o acordo coletivo, em prol da garantia dos direitos trabalhistas dos funcionários. 

“Agradeço o empenho de todos, principalmente do prefeito, nessa tão importante negociação. Com certeza ganharam os funcionários e a população que depende do transporte”, comentou o presidente do Sindicato, Paulo João Eutásia.

“Tivemos uma reunião muito produtiva onde os presentes entenderam e deram suas contribuições para resolver os problemas, tendo como foco principal a continuidade da prestação dos serviços tão essenciais à população”, concluiu o prefeito.

domingo, 28 de julho de 2019

PAT divulga vagas de emprego em São Roque


O Candidato deverá trazer: Cartão Cidadão (ou PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho;
Horário de Atendimento de Seg. a Sexta-Feira das 8h30 às 16h; Este serviço não necessita de agendamento
As vagas são atualizadas diariamente e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, consultas e informações pessoalmente no
PAT


CARGOS
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA
 AJUDANTE DE COZINHA
 ENS. MÉDIO
 6 meses
 ATENDENTE DE LANCHONETE
 ENS. MÉDIO INC.
***
 AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO INC.
***
 AUXILIAR DE PESSOAL
ENS. MÉDIO
6 MESES
 CHAPISTA DE LANCHONETE
***
6 MESES
 COORDENADOR ADMINISTRATIVO
SUPERIOR
6 MESES
 ENFERMEIRO
SUPERIOR
6 MESES
 ESTOQUISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
 LIMPADOR DE PISCINA
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
 MOTORISTA DE CAMINHÃO
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
 TÉCNICO DE ENFERMAGEM
ENS. MÉDIO
6 MESES
 VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA
ENS. MÉDIO
6 MESES
 VENDEDOR PRACISTA
ENS. MÉDIO
***

Divisão de Cultura participa de reunião do Projeto Pontos Mis em Holambra

A Divisão de Cultura do Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, participou no dia 25 de julho, na cidade de Holambra, da reunião semestral do Projeto Pontos Mis, realizado pelo Museu da Imagem e do Som e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Na reunião foram discutidas as ações realizadas no primeiro semestre de 2019 e as atividades que serão desenvolvidas no segundo semestre dentro do programa.

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo.

Com filmes, oficinas práticas e palestras, visamos formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial.

O Projeto atende 120 cidades do estado de São Paulo, divididas em coordenadorias regionais.

Participaram do evento as cidades de Americana, Cosmópolis, Cotia, Holambra, Hortolândia, São João da Boa Vista, Socorro e Várzea Paulista.

Divisão de Trânsito da Prefeitura orienta para as mudanças durante a Festa de Agosto

A Divisão de Trânsito da Prefeitura de São Roque orienta para as alterações nas vias durante a Festa de Agosto, que vai de 02 a 16/08.

O primeiro trecho a ser fechado será a Rua João Pessoa entre a Lojas Pernambucanas e o Banco Itaú para montagens das barracas, a partir do dia 24/07 às 20h.

A Avenida Tiradentes será interditada em duas etapas, a partir do dia 30/07 o trecho entre a Farmácia até a Loja Marabras será interditado, já o restante que vai da esquina com a Rui Barbosa até o Largo dos Mendes será totalmente interditado a partir do dia 04/08 com a tradicional entrada dos Carros de Lenha, ficando livres as travessas, como: Rui Barbosa, Henrico Dell ‘Acqua e Pedro Vaz.

A XV de Novembro permanecerá aberta e será fechada às noites, por conta dos Shows, a partir do dia 02/08. Somente nos últimos dias da Festa, 15 e 16 haverá obstrução das ruas por onde passam as procissões.

Vale lembrar que é proibido estacionar na Rua Rui Barbosa no dia 04/08 devido a Entrada do Carro de Lenha, e no trecho da Av. Tiradentes até a Rua Alfredo Salvetti nos dias 15 e 16/08.

No dia 17 as barracas começam a ser desmontadas.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Nova resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária altera regras para estabelecimentos veterinários

Depois de 18 meses de debates, estudos e pesquisas sobre a legislação, inclusive de outros países, a Comissão Nacional dos Estabelecimentos Veterinários (CNEV), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cria e aprova a Resolução 1275/2019, que define de forma mais clara e objetiva os tipos de estabelecimentos, desde os requisitos necessários e atividades que cada local pode oferecer aos pets e aos seus tutores. Consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários passam a seguir a nova resolução do CFMV, que deve ser publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (23/7/19), revogando a Resolução CFMV 1015/2012.

Segundo o Conselho, a nova legislação moderniza a atividade veterinária, dando maior ênfase às boas práticas sanitárias e respeito ao fluxo das áreas nos estabelecimentos veterinários, ao mesmo tempo em que dá mais autonomia ao profissional em definir os espaços e equipamentos utilizados na sua rotina. Os equipamentos de anestesia, por exemplo, serão exigidos conforme o tipo de protocolo que o profissional aplica. Os procedimentos cirúrgicos continuam permitidos apenas nos hospitais e clínicas, mas os ambulatoriais, que necessitam de sedação do paciente, poderão ser realizados em consultório.

Um dos pontos polêmicos a serem resolvidos é a questão das entradas separadas para clínicas que têm petshop no mesmo ambiente. A nova resolução acaba com a obrigatoriedade de ter duas entradas, podendo compartilhar a mesma estrutura para comercializar produtos para uso animal, bem como prestar serviços de estética para animais, sem necessidade de acesso independente, desde que respeitadas as boas práticas de higiene.

De forma geral, a nova resolução dá mais segurança aos tutores, pois criou definições do que são clínicas e hospitais, e o que precisam ter para assegurar essa condição de estabelecimento. Na prática, quando se fala dos hospitais veterinários, por exemplo, foram acrescentadas a exigência de serviço de radiologia, ultrassonografia e eletrocardiografia. Os equipamentos laboratoriais básicos, para atendimento de emergências, também se tornaram obrigatórios.

“Com a nova resolução ganham os médicos-veterinários que terão bases sólidas para constituírem seus estabelecimentos, mas, sobretudo, a sociedade, com a clareza sobre os serviços que podem ser realizados em cada estabelecimento”, garante o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti.

O destaque dessa atualização é a definição das boas práticas voltadas ao bom exercício profissional. “São orientações gerais que visam elevar as exigências sobre higienização, conservação de instalações e equipamentos, e Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, por exemplo, para garantir padrão sanitário e de qualidade nos procedimentos”, explica Cavalcanti.

Os estabelecimentos já registrados terão o prazo de 180 dias para se adequar à nova Resolução. Confira os esclarecimentos técnicos sobre a resolução elaborados pela Comissão Nacional dos Estabelecimentos Veterinários (CNEV/CFMV).

Abaixo, veja o texto aprovado da nova resolução:

MINUTA DE RESOLUÇÃO CFMV Nº 1275 DE 2019.
Conceitua e estabelece condições para o funcionamento de Estabelecimentos Médico-Veterinários de atendimento a animais de estimação de pequeno porte e dá outras providências.



O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA – CFMV -, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 8º e a alínea “f” do artigo 16, ambos da Lei n° 5.517, de 23 de outubro de 1968, regulamentada pelo Decreto n° 64.704, de 17 de junho de 1969, RESOLVE:



TITULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. O funcionamento de estabelecimentos médico-veterinários, as instalações e os equipamentos necessários aos atendimentos realizados ficam subordinados às condições e especificações da presente Resolução e dos demais dispositivos legais pertinentes.

Art. 2º. Para os fins desta Resolução, considera-se:

I – animais de estimação de pequeno porte: todas as raças de cães e gatos, pequenos mamíferos, aves e répteis considerados como animais de companhia.

II- procedimentos ambulatoriais: intervenções de baixa complexidade, que não necessitam de anestesia geral, podendo ser realizados sob contenção ou sedação. Por exemplo: curativos, aplicação de medicação, suturas superficiais de pele, coleta de material biológico, anestesia loca, fluidoterapia.

III – estabelecimentos médico-veterinários: unidades onde são realizados quaisquer tipos de intervenção médico-veterinária.

TITULO II

DOS ESTABELECIMENTOS MÉDICO-VETERINÁRIOS

CAPITULO I

DOS AMBULATÓRIOS VETERINÁRIOS

Art. 3º. Ambulatórios Veterinários são as dependências de estabelecimentos comerciais, industriais, de recreação, de ensino, de pesquisa ou de órgãos públicos onde são atendidos os animais pertencentes exclusivamente ao respectivo estabelecimento para exame clínico, realização de procedimentos ambulatoriais e vacinação, sendo vedada a realização de anestesia geral e/ou de procedimentos cirúrgicos e a internação.

Parágrafo único. É permitida a utilização de sedativos e tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais, para contenção e realização de procedimentos ambulatoriais, sob a supervisão e presença permanente do médico-veterinário.

Art. 4º. Os Ambulatórios Veterinários precisam conter, obrigatoriamente:

I – arquivo médico físico e/ou informatizado;

II – sala de atendimento com unidade de refrigeração exclusiva de vacinas, antígenos, medicamentos de uso veterinário e outros materiais biológicos;

III – mesa impermeável para atendimento;

IV – pia de higienização;

V – armário próprio para equipamentos e medicamentos;

VI – balança para pesagem dos animais.

CAPÍTULO II

DOS CONSULTÓRIOS VETERINÁRIOS

Art. 5º. Consultórios Veterinários são estabelecimentos de propriedade de médico-veterinário ou de pessoa jurídica destinados ao ato básico de consulta clínica, de realização de procedimentos ambulatoriais e de vacinação de animais, sendo vedada a realização de anestesia geral, de procedimentos cirúrgicos e a internação.

Parágrafo único. É permitida a utilização de sedativos e tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais, para contenção e realização de procedimentos ambulatoriais, sob a supervisão e presença permanente do médico-veterinário.

Art. 6º. Os consultórios de propriedade de médico-veterinário, quando caracterizados como pessoa física, não estão sujeitos ao pagamento de taxa de inscrição e anuidade, embora estejam obrigados ao registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Art. 7º. São condições obrigatórias para o funcionamento dos Consultórios Veterinários que esses possuam:

I -ambiente de recepção e espera;

II – arquivo médico físico e/ou informatizado;

III – recinto sanitário para uso do público, podendo ser considerados aqueles que integram um Condomínio ou Centro Comercial onde já existam banheiros públicos compartilhados, ou, ainda, quando integrar uma mesma estrutura física compartilhada com estabelecimentos médico-veterinários;

IV – balança para pesagem dos animais;

V – sala de atendimento contendo:

a) mesa impermeável para atendimento;

b) pia de higienização;

c) unidade de refrigeração exclusiva de vacinas, antígenos, medicamentos e outros materiais biológicos;

d) armário próprio para equipamentos e medicamentos.



CAPÍTULO III

DAS CLÍNICAS VETERINÁRIAS

Art. 8º. Clínicas Veterinárias são estabelecimentos destinados ao atendimento de animais para consultas, tratamentos clínico-ambulatoriais, podendo ou não realizar cirurgia e internação, sob a responsabilidade técnica, supervisão e presença de médico-veterinário durante todo o período previsto para o atendimento ao público e/ou internação.

§1º O serviço do setor cirúrgico e de internação pode ou não estar disponível durante 24 horas por dia, devendo a informação estar expressa nas placas indicativas do estabelecimento, nos anúncios e nos materiais impressos.

§2º As opções de internação em período diurno ou integral e de atendimento cirúrgico, ou não, deverão ser expressamente declaradas por ocasião de seu registro no Sistema CFMV/CRMVs.

Art. 9º. São condições obrigatórias para funcionamento das Clínicas Veterinárias que essas possuam:

I – ambiente de recepção e espera;

II – arquivo médico físico ou informatizado;

III – recinto sanitário para uso do público, podendo ser considerados aqueles que integram um Condomínio ou Centro Comercial onde já existam banheiros públicos compartilhados, ou, ainda, quando integrar uma mesma estrutura física compartilhada com estabelecimentos médico-veterinários;

IV – balança para pesagem dos animais;

V – sala de atendimento contendo:

a) mesa impermeável para atendimento;

b) pia de higienização;

c) unidade de refrigeração exclusiva de vacinas, antígenos, medicamentos e outros materiais biológicos;

d) armário próprio para equipamentos e medicamentos.

VI – setor de sustentação contendo:

a) lavanderia, que pode ser suprimida quando o estabelecimento terceirizar este serviço, o que deve ser comprovado por meio de contrato/convênio com empresa prestadora do serviço;

b) depósito de material de limpeza ou almoxarifado;

c) ambiente para descanso e alimentação do médico-veterinário e dos funcionários, caso o estabelecimento opte por internação ou atendimento 24 horas;

d) sanitários/vestiários compatíveis com o número dos usuários;

e) local de estocagem de medicamentos e materiais de consumo;

f) unidade refrigerada exclusiva para conservação de animais mortos e resíduos biológicos, quando o estabelecimento optar por internação ou atendimento 24 horas.

VII – no caso de o estabelecimento optar pelo atendimento cirúrgico, deverá dispor de:

a) ambiente para preparo do paciente contendo mesa impermeável;

b) ambiente de recuperação do paciente contendo:
provisão de oxigênio;
sistema de aquecimento para o paciente.

c) ambiente de antissepsia e paramentação imediatamente adjacente à sala de cirurgia, com pia e dispositivo dispensador de detergente e torneira ,acionáveis por foto sensor, ou através do cotovelo, joelho ou pé;

d) sala de lavagem e esterilização de materiais contendo equipamentos para lavagem, secagem e esterilização de materiais por autoclavagem, com as devidas barreiras físicas;

e) sala de cirurgia contendo:
mesa cirúrgica impermeável;
equipamentos para anestesia;
sistema de iluminação emergencial própria;
foco cirúrgico;
instrumental para cirurgia em qualidade e quantidade adequadas à rotina;
mesa auxiliar;
paredes e pisos de fácil higienização, observada a legislação sanitária pertinente;
provisão de oxigênio;
sistema de aquecimento para o paciente;
equipamentos para intubação e suporte ventilatório;
equipamentos de monitoração que forneçam, no mínimo, os seguintes parâmetros: temperatura, oximetria, pressão arterial e frequência cardíaca;

VIII – no caso de o estabelecimento optar por serviço de internação, a sala deverá dispor de:

a) mesa impermeável;

b) pia de higienização;

c) ambiente para higienização do paciente com disponibilização de água corrente;

d) baias, boxes ou outras acomodações individuais compatíveis com os pacientes a serem internados e de fácil higienização, obedecidas as normas sanitárias vigentes;

e) armário para guarda de medicamentos e materiais descartáveis necessários ao seu funcionamento;

f) sistema de aquecimento para o paciente.

§1º A recuperação dos pacientes pode ocorrer, também, no ambiente cirúrgico ou na sala de internação.

§2º A sala de lavagem e esterilização de materiais pode ser suprimida quando o estabelecimento terceirizar estes serviços, comprovada pela apresentação de contrato/convênio com a empresa prestadora dos serviços terceirizados;

§3º No caso de o estabelecimento optar por internação de pacientes com doenças infectocontagiosas, será obrigado a dispor de sala exclusiva para isolamento.

CAPÍTULO IV

DOS HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Art. 10. Hospitais Veterinários são estabelecimentos destinados ao atendimento de animais para consultas, tratamentos clínico-ambulatoriais, exames diagnósticos, cirurgias e internações, com atendimento ao público em período integral (24 horas), sob a responsabilidade técnica, supervisão e a presença permanente de médico-veterinário.

Art. 11. São condições obrigatórias para o funcionamento de Hospitais Veterinários que esses possuam:

I – ambiente de recepção e espera;

II – arquivo médico físico ou informatizado;

III – recinto sanitário para uso do público, podendo ser considerados aqueles que integram um Condomínio ou Centro Comercial, onde já existam banheiros públicos compartilhados, ou, ainda, quando integrar uma mesma estrutura física compartilhada com estabelecimentos médico-veterinários;

IV – balança para pesagem dos animais;

V – sala de atendimento contendo:

a) mesa impermeável para atendimento;

b) pia de higienização;

c) unidade de refrigeração exclusiva de vacinas, antígenos, medicamentos e outros materiais biológicos;

d) armário próprio para equipamentos e medicamentos.

VI – setor de diagnóstico contendo, no mínimo:

a) sala e serviço de radiologia veterinária de acordo com a legislação vigente, sob a responsabilidade técnica de médico-veterinário;

b) equipamentos e serviços de ultrassonografia veterinária;

c) equipamentos e serviços de eletrocardiografia veterinária;

d) equipamentos laboratoriais básicos para atendimento de emergência que compreendam, no mínimo, centrífuga de micro-hematócrito, refratômetro, glicosímetro, lactímetro, microscópio e fitas de urinálise.

VII – setor cirúrgico dispondo de:

a) ambiente para preparo do paciente contendo mesa impermeável;

b) ambiente de recuperação do paciente contendo:

provisão de oxigênio;

sistema de aquecimento para o paciente.

c) ambiente de antissepsia e paramentação, imediatamente adjacente à sala de cirurgia, com pia, dispositivo dispensador de detergente e torneira acionáveis por foto sensor, ou através do cotovelo, joelho ou pé;

d) sala de lavagem e esterilização de materiais, contendo equipamentos para lavagem, secagem e esterilização de materiais por autoclavagem, com as devidas barreiras físicas;



e) sala de Cirurgia contendo:
mesa cirúrgica impermeável;
equipamentos para anestesia;
sistema de iluminação emergencial própria;
foco cirúrgico;
instrumental para cirurgia em qualidade e quantidade adequadas à rotina;
mesa auxiliar;
paredes e pisos de fácil higienização, observada a legislação sanitária pertinente;
provisão de oxigênio;
sistema de aquecimento para o paciente;
equipamentos para intubação e suporte ventilatório;
equipamentos de monitoração que forneçam, no mínimo, os seguintes parâmetros: temperatura, oximetria, pressão arterial e frequência cardíaca.

VIII – setor de internação contendo:

a) mesa impermeável;

b) pia de higienização;

c) ambiente para higienização do paciente com disponibilização de água corrente;

d) baias, boxes ou outras acomodações individuais compatíveis com os pacientes a serem internados, de fácil higienização, obedecidas as normas sanitárias vigentes;

e) armário para guarda de medicamentos e materiais descartáveis necessários ao seu funcionamento;

f) sistema de aquecimento para o paciente;

h) sala de isolamento exclusiva para internação de doenças infectocontagiosas;

VIX – setor de sustentação contendo:

a) lavanderia, que pode ser suprimida quando o estabelecimento utilizar a terceirização deste serviço, que deve ser comprovado através de contrato/convênio com empresa executora;

b) depósito de material de limpeza/almoxarifado;

c) ambiente para descanso e de alimentação do médico-veterinário e funcionários;

d) sanitários/vestiários compatíveis com o número de usuários;

e) local de estocagem de medicamentos e materiais de consumo;

f) unidade refrigerada exclusiva para conservação de animais mortos e resíduos biológicos.

§1º A recuperação dos pacientes poderá ocorrer em ambiente próprio, no ambiente cirúrgico ou na sala de internação.

§2º A sala de lavagem e esterilização de materiais pode ser suprimida quando o estabelecimento terceirizar estes serviços, comprovada pela apresentação de contrato/convênio com a empresa prestadora dos serviços terceirizados.



TÍTULO III

DAS PENALIDADES

Art. 12. Os estabelecimentos médico-veterinários e os profissionais médico-veterinários que não cumprirem as exigências definidas nesta Resolução incorrerão em infração punível com a aplicação de multa, conforme Resolução CFMV n° 682, de 16 de março de 2001, e outras que a complementem ou alterem.

Parágrafo único. Sem prejuízo das sanções pecuniárias previstas no caput deste artigo, os médicos-veterinários atuantes e os responsáveis técnicos que infringirem as disposições desta Resolução estarão sujeitos às penas disciplinares , aplicáveis mediante a instauração do devido processo ético-profissional.

TÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 13. O deferimento do registro dos estabelecimentos médico-veterinários está condicionado à apresentação de termo de responsabilidade, assinado pelo responsável técnico médico-veterinário, em conformidade com o estabelecido nesta Resolução.

Art. 14. Hospitais Veterinários, Clínicas Veterinárias e Consultórios Veterinários podem comercializar produtos para uso animal, bem como prestar serviços de estética para animais, sem necessidade de acesso independente.

Art. 15. Todos os estabelecimentos médicos-veterinários elencados nesta Resolução devem cumprir as seguintes normas de boas práticas:

I – o armazenamento de medicamentos, vacinas, antígenos e outros materiais biológicos somente poderá ser feito em geladeiras ou unidades de refrigeração exclusivas, contendo termômetro de máxima e mínima, com registro diário de temperatura;

II – o armazenamento de alimentos deverá ser feito em geladeiras ou unidades de refrigeração de uso exclusivo de alimentos de animais e de humanos em separado;

III – dispor do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS;

IV – os fluxos de área limpa e suja, crítica e não crítica, devem ser respeitados;

V – os medicamentos controlados, de uso humano ou veterinário, devem estar armazenados em armários providos de fechadura, sob controle e registro do médico-veterinário responsável técnico;

VI – todas as pias de higienização devem ser providas de material para higiene, como papel toalha e dispensador de detergente;

VII – manter as instalações físicas dos ambientes externos e internos em boas condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza;

VIII – garantir a qualidade e disponibilidade dos equipamentos, materiais, insumos e medicamentos de acordo com a complexidade do serviço e necessários ao atendimento da demanda;

IX – garantir que os materiais e equipamentos sejam utilizados exclusivamente para os fins a que se destinam;

X – garantir que os mobiliários sejam revestidos de material lavável e impermeável, não apresentando furos, rasgos, sulcos e reentrâncias;

XI – garantir a qualidade dos processos de desinfecção e esterilização de equipamentos e materiais;

XII – garantir ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas;

XIII – os produtos violados, vencidos, sob suspeita de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração devem ser segregados em ambiente seguro e diverso da área de dispensação e das áreas de uso e identificados quanto a sua condição e destino, de modo a evitar sua utilização ou entrega ao consumo.

Art. 16. Os estabelecimentos já registrados e aqueles cujos pedidos ainda estejam sob análise até a data de publicação desta Resolução terão o prazo de 180 dias para se adequarem às novas exigências.

Parágrafo único: Sem prejuízo do disposto no caput deste artigo, os pedidos de registro que ainda estejam sob análise serão decididos conforme exigências contidas na Resolução CFMV n° 1015/2012, excetuadas aquelas que deixaram de ser contempladas nesta Resolução.

Art. 17. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições em contrário, em especial a Resolução CFMV n° 1015, de 9 de novembro de 2012.


Méd. Vet. Francisco Cavalcanti de Almeida
Presidente do CFMV
CRMV-SP nº 1012 

Méd. Vet. Helio Blume
Secretário Geral
CRMV-DF nº 1551

Fonte:
 Creative Commons

Seleção Brasileira de Futebol Social se prepara para a Homeless World Cup em São Roque

O grupo está reunido em São Roque/SP para etapa final de treinamentos antes da Homeless World Cup Cardiff 2019. Futebol Social: ganhar é virar o jogo!
Comunidades de todo o país reunidas em uma grande celebração do esporte social...futebol de rua e transformação social. 
Confira a lista dos convocados para a seleção:
Com muito orgulho e satisfação, anunciamos os representantes de nosso país na Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup), em Cardiff (Reino Unido), entre 27 de Julho e 3 Agosto.
Agradecemos a todos que estiveram conosco até aqui nesta super jornada: foram mais de 1000 jovens em diversos eventos e etapas Brasil afora. A luta é de todos nós, vamos juntos!
Futebol Social: ganhar é virar o jogo!
Alex Castro Lira da Silva (Aldeia Guarani Tenondé Porã)
Deiverson Pinheiro Pereira (RJ – Realengo)
Elias Dos Santos Júnior (SP – Jaguaré)
Jerfeson Gomes da Silva (GO – Luziânia)
João Lucas Do Amaral (SP – São Vicente)
Marcelo dos Santos Martins (MA – Guimarães)
Nicolee Cristina dos Santos Campos (RJ – Pereirão)
Victória Evelyn Pires Ramos (SP – Brasilândia)

Atitude: Costureira faz roupas para cachorros de morador de rua em São Roque

Mariana Oliveira é costureira e resolveu fazer as roupinhas quando viu os quatro animais encolhidos de frio. Ela também tem 19 bichinhos de estimação na casa dela.


Nesta época de frio, todo mundo quer encontrar uma maneira de ficar bem aquecido. E isso vale também para os animais. Pensando nisso, uma costureira de São Roque (SP) resolveu ajudar alguns cachorros da cidade costurando roupinhas para os animais de um morador de rua.

Em entrevista ao G1, Mariana Oliveira, de 37 anos, contou que o morador de rua, que fica no Centro da cidade, é conhecido por todos, assim como os quatro cãezinhos que o acompanham.

"Eu estava passando e vi os cachorros encolhidos de frio. Perguntei para ele se aceitaria as roupinhas e ele ficou muito feliz", comenta

Como tem um ateliê de costura, Mariana já começou a produzir as roupas para os animais. Ela disse que sempre deixa ração e água na porta do ateliê para os animais de rua. Além disso, ela e outros vizinhos constantemente entregam comida e ração para o morador de rua e seus animais.

A costureira explicou que essa não é a primeira vez que ela faz isso, mas que, quando faz, não costuma divulgar. Desta vez, um amigo que estava com ela no momento da entrega das roupinhas resolveu registrar o momento e publicar nas redes sociais.

Segundo Mariana, o morador de rua cuida muito bem dos cachorros, que estão sempre limpos e bem alimentados. A costureira entregou as roupinhas no início da semana e, na quinta-feira (18), o homem foi até o ateliê dela para mostrar como os animais ficaram vestidos.

"Foi uma coisa que me tocou e eu fiz. Eu ajudo quando posso, mas não divulgo. Os cachorros ficaram muito felizes e foi gratificante. Tomara que essa corrente sirva de exemplo para outras pessoas ajudarem também.

O amor de Mariana pelos animais vai muito além de costurar as roupinhas. A costureira, que é formada em um curso técnico de veterinária, tem 19 animais de estimação na chácara onde mora.

São oito cachorros e cinco gatos, além de coelhos e jabutis. Todos adotados por ela, que os acolheu para cuidar.

Mariana confessa que os animais demandam bastante cuidado e atenção e que até já deixou de sair para alguns lugares para ficar com eles.

Para dar conta de tantos animais, o marido de Mariana, Dineu Moraes, ajuda na hora de costurar as roupinhas. Ela admite que tantos animais geram um gasto, mas garante que vale muito a pena.

"Tem que gostar, é uma alegria ter todos esses animais em casa. Se vale a pena? Não tem preço vê-los bem. Só não tenho mais porque não tenho condições", finaliza.

Por Caroline Andrade, G1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte:

domingo, 21 de julho de 2019

Vereador Alexandre Pierroni faz balanço de seu trabalho no primeiro semestre


Na área de educação, Pierroni foi autor da Lei que instituiu o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca nas escolas municipais, da Lei que instituiu o Programa de Sustentabilidade Ambiental nas Escolas, conquistou melhorias e reformas estruturais para a EMEF Barão de Piratininga e EMEI Bandeirantes e acompanha de perto as obras da nova creche do bairro Santo Antônio.

Para a saúde, o parlamentar, que também é veterinário, defende o conceito de saúde total que inclui cuidados com os seres humanos e com os animais, participou em abril do Congresso que debateu as ações para melhorias no SUS. É co-autor da Lei que instituiu o Dia da Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, criou a Semana Municipal de Combate ao abandono de Animais, autor da Lei que permite doulas juntos a gestante na sala de parto, e da Lei que obriga estabelecimentos que atendem e cuidam de animais a denunciarem casos de maus-tratos à polícia, todas criadas neste semestre.

Na área de infraestrutura, Pierroni conseguiu melhorias em ruas dos bairros Planalto Verde, Santo Antonio, Darcy Penteado, Cambará, Bandeirantes e Jardim Maria Trindade, onde conseguiu a recuperação do asfalto de ruas deterioradas e tapa-buracos, acompanha e aguarda a conclusão das obras de asfaltamento da Rua Antonio Joaquim de Moraes, na Vila Moraes, e conquistou a reforma da ponte de pedestres da Rua Vereador Rodolfo Arthur Salvetti. Também pediu apoio junto a Deputada Maria Lucia Amary para mais obras, foi até os órgãos competentes em busca da regularização do trecho antigo da Rodovia Raposo Tavares, no bairro Taboão, para que residentes e empreendedores da região tenham um endereço.

Outra Lei importante de autoria do parlamentar é a que obriga parques infantis públicos e privados a instalarem brinquedos adaptados para crianças deficientes, também aprovada neste primeiro semestre, e é de sua autoria o Projeto de Lei em tramitação na Câmara que prevê a vacinação domiciliar de idosos e pessoas com deficiência.


“Acredito que o papel de vereador deve se somar ao papel de cidadão, legislando e enfrentando as dificuldades, resolvendo problemas, encontrando soluções e buscando recursos para as melhorias que a população tanto precisa. Sigo trabalhando fiel aos meus princípios de servir sempre e oferecer o melhor de mim pela cidade que tanto amo”, finaliza o vereador Alexandre Pierroni.


sábado, 20 de julho de 2019

Atletas de São Roque fazem bonito nos Jogos Regionais em Sorocaba

A delegação de São Roque fez história na 63ª edição dos Jogos Regionais, em Sorocaba.
Formada por aproximadamente 250 atletas, São Roque disputou 20 modalidades entre elas: Atletismo, Bocha, Futsal Masculino e Feminino, Ginastica Rítmica, Ginástica Artística masculino e feminino, Karatê, Taekwondo Masculino e Feminino, Malha, Natação Masculino e Feminino, Vôlei masculino e feminino, Basquete masculino, Vôlei de Praia feminino, Futebol feminino.

Com um ótimo desempenho, a cidade de São Roque ficou na 7ª colocação no geral, em um total de 56 cidades participantes.

Algumas modalidades foram destaques como futsal feminino (campeão), futsal masculino (vice), futebol de campo feminino (campeão), Ginástica Artística, (2º lugar na categoria, masculino até 16 anos e o 3º lugar na categoria, feminina até 14 anos), Ginastica Rítmica (2ª colocação no geral), Taekwondo (1°lugar Poomsae Dupla, 1° lugar Poomsae individual masculino e 2° lugar Poomsae individual feminino, sendo que no geral ambas categorias ficaram na 8ª colocação), Karate Masculino (4º lugar), Karate Feminino (5º lugar) e Natação (2º colocação no geral masculino e feminino), sendo que 70% das modalidades pontuaram na competição.

Prefeitura disponibilizou grande estrutura para os atletas que participaram dos Jogos Regionais. Para o responsável chefe da Divisão de Esportes e Lazer, Ricardo Barbosa, todas as solicitações para o alojamento dos atletas durante a competição foram atendidas pelo prefeito Claudio Góes. “Essa edição dos Jogos Regionais nos deixou muito contentes, além do empenho dos nossos atletas que deixou o município em excelente classificação nos jogos, a estrutura fornecida pela prefeitura pode trazer muito conforto para o descanso de nossos atletas, que nesse tipo de competição não tem muito espaço de tempo entre um jogo e outro”, ressaltou.

Para que os atletas pudessem permanecer durante os 10 dias de competição, a prefeitura forneceu transporte, buffet para o preparo de uma alimentação balanceada e de boa qualidade, uniformes novos e colchões para a pernoite das 250 pessoas que compuseram a delegação. Tudo isso auxiliou no grande desempenho que o município apresentou durante os jogos.

É com muito orgulho que parabenizo todos os atletas, que não mediram esforços para representar nossa cidade. Parabenizo a todos os funcionários da prefeitura, equipes técnicas, merendeiras, pessoal da limpeza, motoristas, seguranças e o pessoal da Divisão de Esportes e Lazer, que fizeram de tudo para nossos atletas se destacarem na competição, parabéns a todos”, comentou o prefeito Claudio Góes.

Depto. de Educação e Cultura e Dpto. de Saúde realizaram capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros a funcionários e professores

Em atendimento à Lei Federal nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, o Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de São Roque, em parceria com o Departamento de Saúde realizou no decorrer desta semana, capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

A formação tem por objetivo capacitar professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgências médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.

Os conteúdos dos cursos de primeiros socorros básicos ministrados são condizentes com a natureza e a faixa etária do público atendido nos estabelecimentos de ensino ou de recreação.

Nesta primeira etapa, estão sendo capacitados funcionários das Unidades Escolares e Brinquedoteca Municipal em quatro turmas durante a semana, com previsão de capacitação aos professores no decorrer do 2º Semestre de 2019.

O curso de Primeiros Socorros está sendo ministrado pelo Enfermeiro e Socorrista Leo Silveira Gouvêa, Chefe de Serviço de Enfermagem, com a participação do Socorrista Eli Carriço Rodrigues e do Técnico de Enfermagem Fabrício Eduardo Berton, profissionais especializados em práticas de auxílio imediato e emergencial.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Projeto Pontos Mis da Brasital apresenta o filme “"Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha” nesta sexta-feira (19)

A Divisão de Cultura de São Roque em parceria com o Museu da Imagem e do Som, exibirá nesta sexta-feira, 19 de julho, dentro do Projeto de Cinema Pontos Mis, o filme “"Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha”.
O evento será às 19.30 horas, no Núcleo de Música, na sala Pontos Mis, no CECT Brasital e a entrada é franca.

PAT São Roque divulga vagas de emprego - OPORTUNIDADES 17/07/2019


CARGOS
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO INC.
***
ATENDENTE DE LANCHONETE
ENS. MÉDIO
6 MESES
AUXILIAR ADMINISTRATIVO - ESTÁGIO
CURSANDO SUPERIOR
***
AUXILIAR DE COZINHA
ENS. MÉDIO INC.
***
AUXILIAR FINANCEIRO
ENS. MÉDIO
6 MESES
COORDENADOR ADMINISTRATIVO
SUPERIOR
6 MESES
LIMPADOR DE PISCINA
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
MOTORISTA DE CAMINHÃO
ENS. FUNDAMENTAL
6 MESES
VENDEDOR PRACISTA
ENS. MÉDIO
***


O Candidato deverá trazer: Cartão Cidadão (ou PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho;

Horário de Atendimento de Seg. a Sexta-Feira das 8h30 às 16h; Distribuição de senhas até às 14h;
As vagas são atualizadas diariamente e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, consultas e informações pessoalmente no
PAT

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Curso de Certificação das Escalas em TDAH - neste sábado (20) na Espaço Plural - Estudos Dirigidos


Acontece neste sábado, o Curso de Certificação das Escalas de TDAH, na Escola Espaço Plural em São Roque, com lançamento do livro "Como conviver com o TDAH na família e na escola", da Profa. Dra. Edyleine Bellini Peroni Benczik 


✅ Você aprenderá com a própria autora: ▪A administrar as novas ferramentas
▪Instruções para aplicação
▪Correção
▪Interpretação dos Resultados
▪Elaboração do Relatório
▪Exercícios Práticos
▪Tudo isso com... material de Apoio, pasta e 2 coffees break☕
▪Lançamento do livro: "Como conviver com o TDAH na família e na escola"


🗓 *Data:*
20/07/2019 (sábado)

⏰ *Horário:*
▪Curso: 9h às 17:30h

📍 *Local:*
São Roque - SP

👥 *Público:*
Profissionais e Estudantes da Saúde e da Educação (Psicólogos, Neuropsicólogos, Fonoaudiólogos, Médicos, Terapeutas Ocupacionais e Psicopedagogos)

Maiores Informações pelos tels.: 
(11) 97142 2207 , 
(11) 999564826 , 
(11) 4712 6062  
com Márcia Webber 


Personagens vivos continuam fazendo a alegria da garotada nos sábados de julho na Brinquedoteca da Brasital

A Brinquedoteca Municipal Oswaldo Perino organizou uma programação especial para os sábados do mês de julho, quando as crianças estão de férias.
Nos dias 06 e 13 de julho a Brinquedoteca recebeu mais de 550 pessoas entre crianças e adultos que vieram prestigiar os personagens vivos que estão participando das manhãs de sábado, na programação de férias realizada pela Divisão de Cultura de São Roque.

O evento visa uma maior interatividade deste importante espaço cultural, além de proporcionar algo diferente para os frequentadores mirins.

Ainda restam 2 sábados para a gurizada aproveitar essa promoção que no dia 27 estará sorteando entre os presentes um capacete do Homem de Ferro.
Outro ponto alto desta realização é a apresentação da premiada Fanfarra Municipal Schoenacker que participa do evento.

A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer o brincar, onde a criança pode escolher livremente seus brinquedos e expressar espontaneamente suas fantasias. Lugar onde suas necessidades lúdicas e afetivas são respeitadas e a criança não é obrigada a aprender, mas certamente aprende com prazer porque não é possível separar a brincadeira do aprendizado.

Serviço
Evento: Personagens Vivos - (Cosplay)
Local: Brinquedoteca Municipal Oswaldo Perino/Brasital
Datas: 20 e 27 de julho
Horário: 9.00 às 12.00 horas
Entrada Franca