quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Aulas na rede municipal de ensino começam dia 04 de fevereiro


O Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura da Estância Turística de São Roque já está com tudo pronto para o início das aulas do ano letivo de 2019 na rede municipal de ensino. O início será no dia 04 de fevereiro, sendo que no dia 1º do mesmo mês, as unidades escolares da rede municipal estarão abertas para atividades internas e acolhimento de pais e alunos.

O planejamento prevê 200 dias de aulas letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 prevê.
De acordo com o calendário, as aulas terminarão no dia 12 de dezembro.

O calendário serve como orientador para as unidades educacionais do município e estabelece 200 dias de aulas, sem sábados letivos.

O calendário prevê que o 1º semestre comece no dia 4 de fevereiro e siga até o dia 28 de junho, já o 2º semestre começará no dia 22 de julho e seguirá até o dia 12 de dezembro. As férias serão de 02 de julho até 21 de julho.

Ao todo retornam as aulas mais de 13000 alunos distribuídos entre as 58 Emeis, Emeifs e Emefs do município que serão recebidos pelos mais de 1000 funcionários entre professores, pessoal administrativo, auxiliares, merendeiras e serviçais.

Creches

As aulas nas 15 creches da cidade tiveram foram retomadas no dia 21 de janeiro para os alunos em continuidade, já os alunos que fizeram novas matrículas as aulas terão início na próxima segunda-feira 28 de janeiro.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Prefeitura de São Roque abre inscrições de bolsas de estudo para a Escola Cooperativa, na segunda-feira


O Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de São Roque, comunica que estarão abertas, de 14 a 18 de janeiro, as inscrições do processo seletivo de concessão de bolsas de estudo para a Escola Cooperativa, ano letivo 2019. O desconto será de 50%, baseado nos valores das mensalidades.

Os interessados devem comparecer ao setor de protocolo da Prefeitura de São Roque, das 10 às 16horas, munidos do formulário disponível no site da prefeitura (www.saoroque.sp.gov.br), na área “Bolsas de Estudo Escola Cooperativa”, devidamente preenchido.

Junto ao formulário, o candidato deve levar cópia de toda documentação exigida nos termos do Decreto nº 5600 de 11 de janeiro de 2002, alterado pelo decreto 6024 de 24 de janeiro de 2005, também disponível na página oficial.

Só podem concorrer a bolsa de estudos os alunos que residem em São Roque, tenham preenchido corretamente o formulário com toda a documentação necessária anexada e que entreguem os mesmos dentro do prazo.

O critério de escolha para a concessão das bolsas é socioeconômico e as informações concedidas pelos candidatos serão analisadas pela comissão responsável, formada por representantes da Prefeitura, da Escola e dos pais de alunos.

A Prefeitura de São Roque está localizada na rua São Paulo, 966, Bairro do Taboão. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Confira as vagas disponíveis no PAT São Roque

Candidato deverá trazer: Cartão Cidadão (ou PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho;
Horário de Atendimento de Seg. a Sexta-Feira das 8h30 às 16h,
Distribuição de senhas até às 14h;
Rua Rui Barbosa nº 693 - Centro - São Roque

Prefeito encaminha à Câmara Projeto de Lei concedendo reajuste salarial aos servidores


O prefeito Claudio Góes, acompanhado da Diretora de Administração, Sandra Scopel e do líder de Governo, vereador Marquinho Arruda, recebeu representantes do e SINDIROQUE- Sindicato dos Servidores Públicos da Estância Turística de São Roque, Ibiúna e Região - e do SINPRO – Sindicato dos Professores de São Roque e Região, para tratar a questão da reposição salarial dos servidores públicos municipais.

O prefeito informou que, preocupada em iniciar o ano dando adevida atenção à questão, a Administração está elaborando, e deve enviar à Câmara, no começo da semana que vem, Projeto de Lei que dispõe sobre o reajuste. O projeto contempla a inflação apurada no ano de 2018.

A reposição deve vir já no pagamento deste mês de janeiro.

O prefeito Claudio Góes destaca o compromisso com a valorização do servidor. “O Projeto da reposição foi uma das nossas primeiras preocupações neste começo de ano, para não deixar o servidor esperando. Apesar da crise nacional, que tem prejudicadoos municípios, estamos com nossos compromissos em dia.Esta semana também avançamos na licitação referente à elaboração da reestruturação administrativa e plano de carreira do funcionalismo. Aos poucos vamos fazendo, de forma coerente, honesta e sem atropelos as melhorias tão esperadas para essa categoria que trabalha pelo progresso e desenvolvimento da Cidade”, diz.

Na reunião estiveram presentes as representantes do SINDIROQUE: Dalva Domingues, Ronaldo Silva, Patrícia Bueno e Maicon Prearo. Do SINPRO: Maria Aída Queiróz e Ariana Fernandes.

Em dois anos São Roque avança 451 posições no ranking do Programa Município Verde Azul


Os 645 municípios paulistas conheceram suas posições no ranking que avalia ações de preservação ambiental. São Roque ficou com a 137ºª colocação, com 54,32 pontos. Nos últimos dois anos o Município teve um avanço significativo: em 2017 ficou na 285ª posição, com 27.21 pontos; em 2016 ficou na 588 colocação, com -0.79ponto e em 2015, na 595 colocação, com 1.46ponto.

O programa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais. A pontuação vai de zero a 100.

Dez diretivas são avaliadas pelo programa: esgoto tratado, resíduos sólidos,biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

De acordo com o Diretor do Departamento de Planejamento, Claudinei Rosa, entre 2017 e 2018, a Prefeitura de São Roque implantou diversas ações que resultaram na evolução, entre elas: programas e Educação Ambiental, instalação de biodecompositores, medidas de proteção de nascentes, lâmpadas Led na iluminação pública, melhoria na arborização urbana, atuação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, além do início da operação da ETE, coleta e tratamento de mais de 60% do esgoto do Município.

“Estamos trabalhando com muita dedicação e responsabilidade para melhorar ainda mais o desempenho. Nossa meta é a certificação de Município Sustentável e para isso precisamos de mais 80 pontos”, conclui a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Juliana Caldevilla.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Atribuição para estagiários na próxima terça (08/01)


O Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de São Roque realiza atribuição para preenchimento das vagas de estágio remunerado aos candidatos aprovados no Processo Seletivo nº 3/2018.
As convocações seguirão a ordem de classificação.
Data: 08/01/2019
Horário: 9:00
Local: Núcleo de Música (Brasital)
No ato da atribuição é obrigatório a entrega dos seguintes documentos:
  • Xerox do RG e CPF  (2  cópias)
  • Xerox Comprovante de Endereço (2 cópias)
  • Declaração atualizada emitida pela Instituição de Ensino, comprovando o ano/semestre que está cursando e previsão de término do curso ( 2 cópias).

No dia da atribuição o estagiário deverá informar o telefone e o nome do responsável pela assinatura do Contrato de Estágio na Instituição de Ensino.

Departamentos da Prefeitura continuam mobilizados no atendimento às famílias atingidas pela enchente


Os Departamentos da Prefeitura de São Roque continuam mobilizados para atender as famílias que tiveram as casas atingidas pelas fortes chuvas da tarde de terça-feira (01), bem como para efetivar a limpeza e reparar os pontos afetados.

As enchentes atingiram regiões de Maylasky, São João Novo e São João Velho, onde várias casas foram alagadas. Duas pontes ficaram danificadas e parte do muro de um condomínio também cedeu.

Desde a primeira hora do incidente a Defesa Civil se dirigiu aos locais, assim como representantes dos Departamentos de Bem-Estar Social, Obras e do Fundo Social de Solidariedade (FSS). O prefeito Claudio Góes também acompanhou os trabalhos.

Na quarta-feira (02) e na quinta-feira (03), as ações prosseguiram. A Defesa Civil interditou duas residências e as famílias serão abrigadas por meio do Programa Aluguel Social do Departamento de Bem-Estar Social. As duas pontes foram interditadas. Neste primeiro momento a de São João Novo deve sofrer uma intervenção, no entanto Defesa Civil, Departamentos de Obras e Planejamento ainda analisam as medidas que vão ser tomadas em ambos os casos.

As ações para suprir as necessidades, principalmente de colchões, móveis e utensílioscontinuam. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com o FSS pelo fone 4784-8526. “Nesses dias tivemos um trabalho intenso, estamos passando os dias inteiros nesses bairros, principalmente em São João Velho, abastecendo as casas com alimentos, produtos de higiene e limpeza, móveis, colchões, mas graças a Deus, aos poucos vamos auxiliando para que possam retomar suas vidas”, diz a primeira-dama e presidente do FSS, Mazé Barros. Em torno de25 famílias estão sendo assistidas.

Apesar de a Prefeitura ter realizado, recentemente, limpeza e desassoreamento dos rios e córregos dessas regiões, a intensidade da chuva em apenas duas horas provocou as cheias, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de São Roque, José Abílio dos Santos. Segundo ele o índice pluviométrico, que calcula a quantidade de precipitação de água, atingiu77 mm, quando o esperado seria até 60 mm. A Defesa Civil, juntamente à Divisão de Meio Ambiente, Fiscalização averiguam se houve outras situações que possam ter contribuído para o fato.

Confira as vagas de emprego do PAT - São Roque



O Posto de Atendimento ao Trabalhador, da Prefeitura Municipal de São Roque, divulga as vagas de emprego em diferentes segmentos. A decisão das contratações é responsabilidade dos empregadores.

O preenchimento das vagas depende dos requisitos exigidos e os encaminhamentos são realizados de acordo com os perfis e níveis de escolaridade dos candidatos. As vagas podem ser preenchidas, canceladas ou alteradas diariamente.

Estão disponíveis vagas para: ajudante de carga e descarga, assistente de segurança, auxiliar de limpeza, auxiliar de manutenção elétrica e hidráulica, separador de material e serralheiro.

Candidatos deverão levar: Cartão Cidadão (ou número do PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os interessados devem comparecer na sede do PAT, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 693, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, com distribuição de senha de atendimento até às 14h.

São Roque recebe mais um ônibus para o transporte escolar



O prefeito Claudio Góes e o diretor do Departamento de Educação, José Weber, receberam na última semana, mais um ônibus que vai compor a frota do transporte escolar dos alunos da Rede Básica Municipal de Ensino.

O ônibus tem capacidade para 32 crianças. É equipado com dispositivo para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Foi adquirido por meio do Plano de Ação Articulada (PAR) disponibilizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Governo Federal. “Mais uma conquista fruto das boas parcerias e do trabalho que temos feito na busca de investimentos no nosso Município”, afirma o professor Weber.

O prefeito Claudio Góes comenta a renovação da frota Municipal.“Começamos em 2017. Em 2018 fizemos novas aquisições. Somente no último mês recebemos 2 ônibus para o transporte escolar, 3 viaturas para a PM, compramos 19 carros para o transporte de pacientes da Saúde, estamos para receber mais duas ambulâncias. Em breve faremos novas aquisições, entre eles tratores e caminhões para fazer manutenções de estradas e outras conservações na cidade”, diz.


Fundo Social forma novas turmas em costura, padaria artesanal e barbearia


Na última semana do ano, o Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal de São Roque realizou mais uma animada formatura, capacitando três turmas nos cursos de costura de máquina reta e overloque, barbearia e padaria artesanal.

A entrega dos certificados ocorreu com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mazé Barros, de servidores, professores e familiares dos formandos.

Na ocasião, as alunas do curso de costura desfilaram modelos, orgulhosamente confeccionado por elas. Mazé Barros comentou a beleza do desfile e a importância da qualificação profissional como forma de ampliar conhecimentos e facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Informações sobre novos cursos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4784-8526.

Telefone fixo da Santa Casa volta a funcionar



(11) 4719-9360
O telefone fixo da Santa Casa que ficou indisponível por um dia, por decorrência de problemas gerados pela forte chuva da tarde do dia 01, voltou a funcionar. No período em que ficou indisponível foram colocados dois celulares à disposição da população. O número de atendimento do Hospital é o (11)4719-9360.



Prefeitura adquire mais de mil jogos de carteiras para as escolas da Rede Municipal



A Prefeitura da Estância Turística de São Roque recebeu, na manhã desta quinta-feira (03), 1.216 conjuntos de carteiras escolares (mesas e cadeiras), para atender as escolas de Ensino Fundamental do Município.

O mobiliário deve ser levado às unidades escolares nos próximos dias, para que seja utilizado já no começo do ano letivo 2019. Assim será possível complementar o número de carteiras disponíveis e substituir aquelas degradadas pelo uso.

O recurso para a aquisição, no valor de R$ 300.352,00, foi conquistado junto ao
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O repasse foi possível graças à elaboração do Plano de Ações Articuladas-PAR, pelo Departamento de Educação e Cultura.

O Diretor de Educação, prof. José Webber destaca que essa é mais uma das melhorias que estão sendo feitas nas escolas da rede. Comentou ainda sobre a recente chegada de mais dois ônibus novos para atender o transporte escolar, e destacou a previsão de uma série de investimentos nas escolas e creches do Município, em 2019.
“É uma satisfação irmos, aos poucos, colocando as coisas em ordem, com muita seriedade e respeito ao dinheiro público e com o compromisso de proporcionar o melhor para a nossa população”, conclui o prefeito Claudio Góes.